domingo, 30 de novembro de 2014

Mitsubishi Pajero TR4 e o fim de sua produção.

Adeus Pajeto TR4



A Mitsubishi começa a fabricar no Brasil a Pajero TR4 em junho de 2002, antes o modelo chegou a ser importado da matriz, porém no mesmo ano a Mitsubishi parava de fabricar o modelo IO (iô), como era denominado lá fora para o restante do mercado mundial. Com o inicio da fabricação o modelo começou a ganhar espaço, incialmente, embora fosse um legitimo Off Road, era bem vendido para o uso urbano e em pouco tempo ganha notoriedade entre os utilizadores de veículos fora de estrada, desde o usuário comum, pilotos de rally e empresas como veículo de frota.  Até 2007 todas possuíam o motor 2.0 a gasolina e tração nas quatro rodas, no mesmo ano foi lançado a Pajero TR4 flex-fuel também com motor 2.0 e 4x4, foi o primeiro SUV 4x4 a receber esse tipo de motorização no Brasil e no mundo. Em 2011, a Mitsubishi lança o sedan Lancer GT, previa do que viria a acontecer mais a frente, e no fim do mesmo ano lança a Pajero TR4 com opção 4x2, tração apenas nas rodas traseiras. A TR4 possuía dois tamanhos de tanques, um para o modelo de câmbio mecânico e outro posteriormente maior para o modelo automático. A Mitsubishi também disponibilizava os modelos TR4R e TR4ER para competição, com modificações que transformavam o pequeno SUV em um veículo de alta performance no uso para Rally de velocidade.  

Ao longo dos anos a TR4 ganhou milhares de fãs, centenas de fóruns, dezenas de pages, Instagrans dedicados e por ai vai, porém hoje, 30 de novembro de 2014 é um dia triste para os fãs da TR4 e para muitos concessionários da marca, uma vez que a Mitsubishi finaliza sua produção de TR4 após 12 anos na sua linha de produção com um segmento bem formado, deixando assim órfãos milhares de fãs e os revendedores com uma lacuna no seguimento, dando abertura direta para o Suzuki Jimny.

É uma triste noticia e extra oficial, até porque a Mitsubishi ainda irá oficialmente dar essa informação, mas já sabendo disso a um bom tempo resolvi hoje, em homenagem as ultimas unidades fabricadas passar essa triste informação, a Pajerinho TR4 não será mais fabricada e em seu lugar a linha será reativada para a produção do Lancer, para os órfãos da marca e do seguimento a Mitsubishi tentará agradar com alguma versão mais Off Road do ASX. 

Particularmente acho que vai perder um bom seguimento, embora a Mitsubishi deva ter estudado bastante todas as diretrizes de mercado para tomar uma resolução como essa de deixar de fabricar a TR4, aliás não só eu, mas tenho certeza que nas dezenas de reuniões com os lojistas, estes se viram preocupados com a perda do seguimento, mas evolução do mercado e novas tecnologias automotivas e futuros lançamentos estão ai pra mexer com o mercado e aos poucos isso se tornará mais comum do que se pensa. Mas quem sabe a Mitsubishi volta atrás em sua decisão? Acho difícil, mas pelo menos vai ser uma série especial do modelo para comemorar sua partida definitiva do mercado automotivo.   

Sérgio Holanda

3 comentários:

Carvalho disse...

Sérgio será que essa informação confere? estava seriamente pensando em comprar uma tr4, pois além da proposta que o carro oferece de performance, acho ela visualmente linda! não queria comprar um carro desse porte, que irá sair de linha. Onde você ouviu esses rumores?

Unknown disse...

Carvalho, não é rumor, é fato... a TR4 não está mais sendo produzida, mas isso não impede que você compre, afinal é um mito na sua categoria e vai demorar muito a sair do mercado.

Unknown disse...

Carvalho, boa tarde!
Existem Veiculos mesmo fora de linha, jamais perderá admiradores: A TR4 é uma delas.
Comprei a minha em 2014 (usada ano 2008). Mesmo com essa noticia, não consigo me ver sem ela.
Se pretende ter um carro robusto e ao mesmo tempoagradavel, com certeza fará uma ótima aquisição.
De um modo geral, todos os veículos desvalorizam com o decorrer dos anos e isso é fato mas se você não se importa com "dinheiro", compre uma TR4 e com certeza será feliz!!!!
Jefferson Silva Imóveis & Construções
Cabo Frio - RJ

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br