sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Rally Dakar 2013


Rally Dakar larga amanhã de Lima, no Peru


Os brasileiros Bruno Sperancini e Thiago Vargas estão com tudo pronto. Após concluírem os últimos ajustes técnicos e passarem pela vistoria técnica do UTV Polaris RZR XP 900, agora eles contam as horas para a grande largada de suas vidas: a do Rally Dakar


04 de janeiro de 2013- Amanhã, a partir das 8h, motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões darão a largada para mais uma edição do Rally Dakar. O pórtico foi construído na Praia de Chorrillos, distrito de Magdalena, em Lima, Peru. "Estamos muito orgulhosos de nós mesmos. Toda a luta para chegar até aqui valeu a pena. Tenho certeza de que uma grande emoção nos tomará no momento em que passarmos pelo pórtico mais famoso do mundo e nos apresentarem para o grande público", detalhou o piloto Bruno Sperancini. O briefing da organização com os competidores será realizado hoje à noite, às 21h.

O 35º Rally Dakar terá 8.574 quilômetros, com 4.155 de trechos cronometrados - destes, aproximadamente 65% é composto por terrenos arenosos e dunas. As especiais são bem longas, sendo que a maior será no décimo dia de prova - 593 quilômetros, entre San Miguel de Tucuman e Córdoba, na Argentina. O roteiro também adentrará o Chile, com chegada em Santiago.

Para encarar tantos desafios, Sperancini e seu navegador, Thiago Vargas, contam com um UTV muito bem equipado. O motor, os diferenciais e a transmissão CVT são originais da Polaris, já os pneus, rodas, conjunto de suspensão e a parte eletrônica foram especialmente desenvolvidos pela empresa Xtreme Plus, a fim de superar as situações mais extremas do off-road. Eles ainda contam com um arsenal de peças de reposição, a exemplo de 40 pneus que estarão à disposição da equipe.

"O motor é um Polaris de 900 cc com 2 cilindros em linha, perfazendo 95 cavalos de potência. Toda a parte de segurança, como extintor de incêndio canalizado, bancos concha, cinto quatro pontas, entre outros, atende as normas da FIA - Federação Internacional de Automobilismo", explicou Sperancini, citando ainda o Iritrak, um aparelho comunicador que alerta a central do ASO - organizadora do Dakar - na França. "Temos três botões, sendo: o azul - um telefone via satélite. Verde - identifica o veículo de cada competidor ao longo de todo o percurso, ou seja, eles sabem onde todos estão (ninguém fica perdido). Entretanto, se acontecer algo e ficarmos parados no meio do caminho, somente em caso de necessidade é que vamos utilizar este botão. E o vermelho - em situações extremamente graves (com vítimas)", descreveu Vargas.


Programação - Rally Dakar 2013

05 de janeiro - PERU: Lima
06 de janeiro - Pisco / Pisco
07 de janeiro - Pisco / Nazca 
08 de janeiro - Nazca / Arequipa 
09 de janeiro - Arequipa / Arica 
10 de janeiro - Arica / Calama 
11 de janeiro - ARGENTINA: Calama / Salta 
12 de janeiro - Salta / San Miguel de Tucumán
13 de janeiro - Dia de Descanso - San Miguel de Tucumán
14 de janeiro - San Miguel de Tucumán / Córdoba 
15 de janeiro - Córdoba / La Rioja 
16 de janeiro - La Rioja / Fiambalá 
17 de janeiro - CHILE: Fiambalá / Copiapó
18 de janeiro - Copiapó / La Serena
19 de janeiro - La Serena / Santiago
20 de janeiro - Premiação 

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br