terça-feira, 31 de julho de 2012

Mundo Off Road... Rally Berohokã 2012


Campinápolis recebe ralizeiros para almoço no primeiro dia de Berohokã
Suzana Machado/Black & White Comunicação


Com origem ligada diretamente à presença de povos indígenas na região, Campinápolis (MT) é o primeiro ponto de parada do 4º Rally Berohokã, que será realizado de 03 a 07 de setembro nos estados de Mato Grosso e Goiás. 

Na cidade, onde será encerrada a primeira etapa da disputa, os ralizeiros serão recepcionados para almoço. Depois de recarregar as baterias das primeiras horas de Rally Berohokã, as equipes dão início à segunda fase da competição, seguindo para Água Boa (MT), município de pernoite. 

A fundação de Campinápolis está ligada à Expedição Roncador-Xingu, realizada em 1940, no período em que Getulio Vargas, idealizador da “Marcha para o Oeste”, governava o país. A campanha levou progresso à região, que até então era sertão bruto. O município foi emancipado oficialmente em 01 de janeiro de 1987.

A população que reside tanto na zona rural quanto na urbana, divide o espaço territorial com índios da nação Xavante. Na cidade está localizada a Reserva Paraburure, que em 1987 abrigava em torno de 2 mil índios. 

Campinápolis está assentada no topo das bacias fluviais do Tocantins e Amazonas.

O nome do município teve origem na junção dos termos Campinas de Goiânia e Anápolis, em homenagem a algumas famílias oriundas destas localidades. Anápolis é um dos municípios mais antigos de Goiás e Campinas de Goiânia é um bairro da capital goiana, ponto inicial da ocupação da cidade.

Rally Berohokã - As inscrições para o 4º Rally Berohokã estão abertas nas categorias Graduados, Turismo e Expedition e podem ser realizadas por meio do site www.rallyberohoka.com.br. 

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br