quinta-feira, 17 de maio de 2012

Novidades 4x4... Nova linha Pajero Dakar 2012

SUV ganha versão de entrada com opção de câmbio automático. 


Um ano atrás, saia da linha de produção de Catalão (GO) o primeiro Pajero Dakar produzido em solo nacional. Era a versão HPE top de linha, de sete lugares, oferecida com motor Flex e Diesel. Paraampliar a gama de produtos, poucos meses depois foi lançada a versão com câmbio manual e cinco lugares, que mantém o mesmo conforto, segurança e robustez.

Agora, completando a linha de produtos e buscando sempre oferecer mais opções ao consumidor, além da consagrada versão HPE, a Mitsubishi Motors do Brasil lança o Pajero Dakar Diesel na versão automática.

Com cinco lugares, o amplo espaço interno, tecnologia embarcada e a segurança fazem o sucesso deste SUV.

O câmbio automático é dotado do moderno sistema INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System) de quatro velocidades. A caixa de transmissão analisa e reúne as informações do modo de dirigir do motorista, e se adapta automaticamente para tornar a experiência de dirigir ainda mais agradável e prazerosa.

O Pajero Dakar também pode ser conduzido pelo modo sequencial Sports Mode, onde o motorista opta pela troca de marchas, proporcionando uma sensação mais esportiva ao dirigir.

Como em toda a linha, o nome "Dakar" foi escolhido para comemorar os 12 títulos da Mitsubishi no maior rali do mundo, confirmando o DNA 4x4 da marca, sinônimo de liberdade, aventura, superação e resistência.

Potência
Com quatro cilindros em linha, o motor diesel de 3,2 litros e 16 válvulas, tem potência de 170 cv a 3.500 rpm e torque de 35 kgf.m a 2.000 rpm. O sistema de alimentação é por injeção eletrônica direta common-rail, turbocompressor e intercooler.

A alta tecnologia dos motores Mitsubishi faz com que o Pajero Dakar tenha baixos índices de vibração e ruído (NVH) e menor emissão de poluentes, já adequados a nova norma Proconve L6 (PL6).

Autêntico 4x4

O Pajero Dakar tem o verdadeiro espírito off-road, e consegue enfrentar as mais difíceis situações 4x4. 

O sistema Easy Select 4WD torna o Pajero Dakar um veículo perfeito para rodar na cidade, estrada e nos mais diversos tipos de terreno, atestando toda a resistência e versatilidade deste SUV.

O sistema de tração tem três modos distintos de atuação: 4x2 - somente tração traseira, recomendado para uso urbano/rodovias e se traduz em economia de combustível e menor nível de ruído, 4x4 - tração nas quatro rodas, ideal para pistas de baixa aderência, como terra, areia, cascalho, lama etc. e a 4x4 com reduzida - indicada para uso em situações em que se faz necessário força total, como a transposição de obstáculos.

Com exceção da reduzida, é possível fazer a troca da tração com o veículo em movimento, rodando em velocidade de até 100 km/h.

A suspensão dianteira é independente, com braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Já a traseira é 3-link, com amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora.

Versatilidade e conforto
O Pajero Dakar tem faróis integrados ao para-choque, luzes de neblina com moldura na cor grafite, além de grade frontal com moldura cromada. Para-barro nos para-lamas dianteiro e traseiro preserva a carroceria e a pintura em situações extremas.

O amplo espaço interno é outro diferencial e acomoda confortavelmente cinco passageiros. A capacidade do porta-malas pode chegar a 1.920 litros com bancos rebatidos.

Com dois amortecedores a gás, a abertura da tampa traseira é feita sem dificuldades. Os espelhos retrovisores são rebatíveis eletronicamente e os estribos estão posicionados estrategicamente para facilitar o acesso ao veículo. As rodas de 17" são de liga leve, com pneus 265/65 R17.

Segurança
Sinônimo de robustez e confiança, o Pajero Dakar vem equipado com diversos itens de segurança para o motorista e passageiros: barras de proteção laterais nas quatro portas, airbag duplo frontal e freios a disco nas quatro rodas, com os sistemas ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem). 

Com um raio de giro de 5,6 metros, o Pajero Dakar é versátil em qualquer situação, permitindo curvas e manobras com facilidade. Para transpor os terrenos mais acidentados, o veículo tem ângulo de entrada de 36º e de saída de 25º, com possibilidade de inclinação lateral que chega a até 45°, além de capacidade máxima de subida de 35º.

O Pajero Dakar mede 4.695 mm de comprimento, 1.815 mm de largura, 1.800 mm de altura e entre-eixos de 2.800 mm, resultando em um excelente espaço interno.

Cores e preços

Os veículos estão disponíveis nas concessionárias Mitsubishi de todo o país, nas cores: Vermelho Bordeaux, Verde Pantanal, Branco Alpino, Cinza Londrino, Prata Rodhium, Prata Técno e Preto Ônix. 

Pajero Dakar HPE Diesel AT - R$ 151.990,00
Pajero Dakar Diesel AT - RS 135.990,00
Pajero Dakar HPE Flex AT - R$ 134.990,00
Pajero Dakar Diesel MT - R$ 129.990,00

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br