quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Mundo Off Road... Rally Dakar 2012 - Estágio 5 - Carros

Rally Dakar 2012 – 5ª etapa 

Carros – Vitória do Mini de Holowczyc por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br).


Holowiczyc/Fortin (Mini)
Foto: Divulgação


Numa etapa considerada a mais dura do rally, o Mini da dupla Krzysztof Holowczyc (Pol)/Jean-marc Fortin (Bel) foi a mais rápida. Esta foi a primeira vitória de especial da dupla que venceu o Silk Rally.

Para esta quinta etapa, entre Chilecito e Fiambalá, na Argentina, a organização do rally se viu obrigada a fazer algumas modificações no percurso devido às chuvas da noite anterior na região da província de Catamarca.

A especial dos carros e dos caminhões, que era quase 100% diferente da especial para motos e quadriciclos, foi inicialmente reduzida em 24 km, já que a largada foi deslocada para o quilômetro 24. Assim ela ficou com 153 km, além do deslocamento inicial de 270 km. O Mini da dupla Peterhansel/Cottret foi o primeiro dos 138 carros que continuam na prova.

Mesmo utilizando sua habilidade em areia, Peterhansel logo foi pressionado nos tempos por Holowczyc e pelos Hummer de Nasser e Gordon. Gordon foi o segundo na especial, mas Nasser novamente sofreu com problemas mecânicos. Ele era o mais rápido quando faltavam apenas 40 km, mas uma ruptura no duto de água para o radiador causou um belo prejuízo no tempo perdido para reparos.

Peterhansel foi o terceiro, seguido dos Mini do espanhol Roma e do russo Novitskiy.

Uma discussão interna entre o argentino Orlando Terranova e seu copiloto americano Andy Grider, resultou numa decisão inesperada. O navegador decidiu abandonar a prova e voltar para casa, justamente após conquistarem a segunda colocação na etapa anterior. Pelo regulamento, o Toyota Hillux 308 da dupla foi impedido de largar e desclassificado.

Para os brasileiros o dia foi difícil. O Navarro de Jean Azevedo/Emerson Cavassin foi o 22º. Já o Lancer de Guilherme Spinelli/Youssef Haddad ocupava a 10ª posição até o CP2, mas até a publicação desta reportagem não havia completado a etapa.

Após cinco etapas Peterhansel lidera, seguido de Holowczyc, Roma, Gordon e De Villiers. Jean é o 17ª.

Veja a classificação dos carros após quatro etapas:
1º Peterhansel/Cottret (Mini): 11:58:03
2º Holowiczyc/Fortin (Mini): + 04:18
3º Roma/Périn (Mini): + 10:39
4º Gordon/Campbell (Hummer): + 13:32
5º De Villiers/Von Ziztewtiz (Toyota): + 21:01

17º Azevedo/Cavassin (Navarro): + 02:04:59

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br