quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mundo Off Road... Rally da Selva 2012

Rally da Selva passa por 35 mil hectares de manejo florestal



O 12º Rally da Selva, que abre o Campeonato Matogrossense de Rally entre os dias 01 e 04 de março, em Sinop (MT), reserva a seus participantes diversos encontros com a natureza em locais aonde ela vem sendo preservada há anos e lugares nos quais a consciência ambiental tem levado os homens ao uso racional da madeira.
O manejo florestal é uma dessas formas, o método é um conjunto de técnicas utilizadas para “colher” cuidadosamente parte das árvores grandes, de tal maneira que as árvores menores fiquem protegidas.

Os ralizeiros poderão conferir os resultados da técnica, observando 35 mil hectares de manejo florestal, durante a quarta etapa do rally, no segundo dia de competição, no trecho entre o município de Itaúba e Sinop.

“As equipes voltam por uma área de floresta, com um terreno mais liso, com mais barro e água. Os competidores devem percorrer nesta etapa, dentro da floresta, em torno de 100 quilômetros”, informou o diretor geral do Rally da Selva, Miro Teodoro.

Para Miro, a passagem pelo local reforça a importância da preservação ambiental.

“Durante o levantamento final da quarta etapa, realizado no último final de semana, nos deparamos no caminho com várias espécies de animais selvagens, como Catetos, Araras e Macacos. Animais que possivelmente serão avistados pelas equipes durante a competição. O contato direto com a natureza e com métodos que têm mantido a floresta em pé deve fortalecer junto aos competidores a importância de se preservar o meio ambiente”, afirmou.

Além do fator ambiental, o Rally da Selva promove o resgate cultural de municípios que integram a trilha do evento, como é o caso de Peixoto de Azevedo e Matupá, onde os competidores irão conhecer mais sobre o passado garimpeiro da região, na passagem pelo Garimpo do Pé Quente e passar por terras que já foram território dos índios Panarás, conhecidos também como Krenakore ou índios “gigantes”.

INSCRIÇÕES - Os aventureiros podem se inscrever no Rally da Selva pelo site www.rallydaselva.com.br. As disputas serão nas categorias Super Máster, Graduado, Júnior, Turismo e Expedição.

Foto: Luís Ohira

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br