sábado, 12 de novembro de 2011

Mundo Off Road... WRC - Grã-Bretanha

WRC - Rally da Grã Bretanha - Loeb lidera e coloca mão na taça
por Klever Kolberg

Após uma sexta-feira dramática, o francês Sébastien Loeb continua como líder do Rally da Grã Bretanha, 13ª e última etapa da temporada 2011 do WRC – Campeonato Mundial de Rally. O finlandês Jari-Matti Latvala é o segundo colocado, seguido do norueguês Mas Ostberg.

O grande rival de Loeb ao título, o finlandês Mikko Hirvonen começou o dia na segunda colocação, menos de um segundo atrás de Loeb. Hirvonen forçou o ritmo e chegou a assumir a ponta da prova no final da terceira especial disputada na manhã deste dia 11/11/11, mas no trecho seguinte saiu pista e num momento off-road danificou uma roda e o radiador de seu Ford Fiesta RS WRC. Hirvonen ainda tentou levar seu carro ao parque de serviço, mas após uma inspeção, os mecânicos da equipe inglesa relataram que os danos no motor não permitiam uma relargada no sábado.

Como a confirmação do abandono de Hirvonen aconteceu apenas no final do dia, Loeb se manteve concentrado, evitou comemorar antecipadamente o oitavo título consecutivo, andando forte e garantindo a maior vantagem possível em relação ao finlandês. Loeb declarou que só vai se sentir aliviado da pressão após ver que o carro de Mikko não está alinhado na largada do sábado.

Com a saída de Hirvonen, Latvala assumiu a segunda posição e partiu para cima de Loeb, terminando esta sexta-feira a apenas 1,1 segundos do francês.

Além da batalha pela vitória da prova e pelo título do campeonato, uma disputa particular entre os noruegueses também marcou o dia. Pilotando um Citroën, Petter Solberg largou na quarta colocação. Seu compatriota Mas Ostberg com um Ford era o sétimo, mas com o acidente de Dani Sordo e uma pilotagem impecável, Ostberg também superou o Mini de Kris Meeke e depois ganhou a posição de Petter Solberg, que cometeu vários erros, terminando o dia na terceira posição, a mesma em que encerrou a primeira etapa da temporada.

Petter Solberg é o quarto, seguido de seu irmão Henning Solberg, Ott Tanak, Kimi Raikkonen e Kris Meeke que voltou a prova após resolver os problemas com o alternador de seu MINI.

Na disputa entre os brasileiros, ambos com MINI, as posições se inverteram. Paulo Nobre “Palmeirinha” é o 24º colocado e Daniel Oliveira o 38º.

A prova termina neste domingo.

A ESPN Internacional exibirá um programa especial da etapa do WRC com locução de Luis Carlos Largo e comentários de Klever Kolberg, piloto do Valtra Dakar Eco Team. O programa estréia na segunda-feira, dia 21/11, às 16:00 horas. A reprise será na quarta-feira, dia 23/11, às 05:00 horas.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br