quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mundo Off Road... Campeonato Argentino de Rally de Velocidade

Campeonato Argentino de Rali poderá ter etapa em Erechim, no Brasil


Cidade gaúcha se candidata oficialmente a receber uma das provas do certame do país vizinho.

A Stock Car e a Fórmula Truck já passaram a fronteira e foram ter provas na Argentina.

De lá para cá já veio provas da TC 2000, a Stock Car dos “hermanos”. E agora é o rali de velocidade que pode promover este intercâmbio do automobilismo entre os dois países. O Erechim Auto Esporte Clube (Eaec), entidade que organiza a edição anual do Rally Internacional de Erechim, apresentou no último final de semana a proposta oficial para sediar em 2012 uma etapa do Campeonato Argentino de Rali de Velocidade.


Esta corrida aconteceria junto a etapa do Campeonato Sul-americano, possivelmente em maio de 2012.

A proposta foi entregue por uma comitiva do Eaec em reunião realizada pelos organizadores do Campeonato Argentino, no último final de semana. “Foi um momento importante. Apresentamos a nossa proposta, mostramos a nossa estrutura, o que poderemos oferecer para que o campeonato deles corra em Erechim, aos moldes do que outras categorias dos dois países já fizeram, o que acreditamos será uma ótima oportunidade tanto para brasileiros quanto para argentinos de um intercâmbio dentro do rali de velocidade”, destaca o coordenador do Rally Internacional de Erechim, Claudio Pagliosa.


“O Eaec tem buscado, ao longo dos 14 anos do Rally Internacional de Erechim, o crescimento deste evento. Temos um sonho de um dia sediarmos o Mundial de Rali e para isso temos que continuar o nosso aprendizado e crescimento da parte técnica e da infra-estrutura da nossa região. Agregando esta etapa do Campeonato Argentino, na mesma prova do Sul Americano, acreditamos que estamos dando mais um passo na busca deste objetivo”, ressalta o presidente do Eaec, Roland Koller.


Para o prefeito de Erechim, Paulo Polis, a cidade já tem tradição no esporte. “Já somos conhecidos nacional e internacionalmente pelo que é feito aqui, um rali muito bem organizado e que conhece, quem gosta do esporte, sabe disso. A vinda de uma prova importante como esta para a cidade, só vai consolidar ainda mais o trabalho que aqui é feito pelo Eaec e sua equipe. Nós enquanto prefeitura, fomos parceiros do Rally Internacional de Erechim e assim seguiremos sendo. Este é o momento de nos ajudarmos. Isso transcende o esporte. Faz bem para a economia local, para o social da cidade”, enfatiza Paulo Polis.


A prova em Erechim
Ainda restam alguns detalhes a serem definidos para que uma etapa do Campeonato Argentino aconteça em Erechim, de acordo com Claudio Pagliosa. Segundo ele, o anuncio oficial deve acontecer dentro de 45 a 60 dias. “A proposta agora vai para a Confederação de Automobilismo da Argentina. Nós estamos trabalhando algumas questões pontuais que definirão a vinda da prova para Erechim”, acrescenta Claudio.


“Em nossa ida para Aposteles, na etapa argentina do Sul-americano, em julho deste ano, contatamos Luis Minelli, que é o promotor do Campeonato Argentino. Inicialmente o mesmo não foi muito receptivo, porém ao longo da conversa, foi mudando o seu entendimento. Ao longo deste tempo temos ajustado exigências e alternativas das mais diversas, até sermos convidados a apresentar oficialmente o interesse de Erechim em sediar uma das 11 etapas. Nesta reunião foram apresentadas 17 cidades que tem intenção de sediar uma das etapas. Temos a nosso favor, Erechim ter sido apontada a melhor prova do Sul-americano nos últimos anos”, explica Roland Koller.


Se vier para o Brasil, este será um momento histórico para o Campeonato Argentino, considerado um dos mais importantes do calendário mundial. “Para nós, será a oportunidade de termos correndo em Erechim carros de última geração, com grandes investimentos no rali. Para eles (argentinos) será a oportunidade de também poderem estar apresentando novas tecnologias além de suas fronteiras, a curiosidade dos competidores em correr em outro país. Certamente poderemos ter mais um evento histórico em Erechim”, frisa Claudio Pagliosa.


“Em relação a Erechim, pilotos, equipes e imprensa tem conhecimento de ser uma grande prova e do carinho com que aqui são recebidos, é como se estivessem em seus países. Todos se manifestaram favoráveis da possibilidade de uma das etapas do Argentino ser aqui”, conclui Roland Koller.


Foto: Edson Castro

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br