terça-feira, 13 de setembro de 2011

Novidades 4x4... Infiniti com plataforma Mercedes

Acordo entre as duas marcas será concretizado amanhã; o modelo deve ser vendido a partir de 2014


A alemã Mercedes-Benz e a japonesa Infiniti anunciaram novos parâmetros de cooperação dentro do acordo de compartilhamento de motores e componentes que assinaram no ano passado. A marca nipônica, divisão de luxo da Nissan, poderá utilizar a plataforma MFA – Modular Front Architecture ou Arquitetura Dianteira Modulável – em um veículo crossover que deve começar a ser vendido em 2014. Trata-se da mesma plataforma utilizada pelo novo Mercedes Classe B.

O complemento do acordo será oficializado amanhã (14/9), durante uma conferência de imprensa no Salão de Frankfurt, na Alemanha. O novo crossover japonês deve ser baseado no conceito Etherea (nas fotos), apresentado no último Salão de Genebra, em março. O projeto deve ter como foco principal o mercado europeu, mas a marca não descarta a comercialização do novo modelo também nos Estados Unidos.


Inicialmente, a Infiniti tinha previsto construir o novo modelo compartilhando a mesma plataforma da segunda geração do Nissan Qashqai, mas decidiu aproveitar as possibilidades que o acordo com a marca alemã poderia oferecer. Daí a opção pela utilização da MFA, que é referência em termos de ruído, vibração e rigidez, e estará presente nos futuros modelos da Mercedes-Benz.

O acordo original previa o compartilhamento de propulsores V6 diesel, desenvolvidos pela Mercedes-Benz, para o sedã Infiniti M. O novo crossover japonês deve utilizar uma série de motores a gasolina e diesel projetada conjuntamente pela Mercedes-Benz e pelo grupo Renault/Nissan, proprietário da marca Infiniti. O modelo deve ser fabricado na Europa.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br