domingo, 18 de setembro de 2011

Mundo Off Road... Rali Centro de Portugal

Ricardo Moura vence e abre as portas do título

Ricardo Moura e António Costa venceram o Rali Centro de Portugal e desbravaram quase por completo o caminho que os deverá levar à conquista do seu primeiro título nacional.

Depois de quatro campeonatos açorianos e um de Produção, o ano passado, o piloto açoriano prepara-se para juntar o seu nome ao de Pedro Matos Chaves, Adruzilo Lopes, Miguel Campos, Armindo Araújo, Bruno Magalhães e Bernardo Sousa, só para referir os campeões nacionais de ralis do Séc. XXI. Ricardo Moura aproveitou bem os problemas de Bernardo Sousa e o abandono de Pedro Peres, na fase inicial da prova, para chegar à liderança, que já não viria a largar. Nessa fase do arranque da prova, Vítor Lopes, outro dos candidatos ao título, atrasou-se, e assim Moura ficou com o caminho completamente aberto para chegar à vitória, que conseguiu sem grandes problemas, controlando sistematicamente o andamento dos seus principais adversários, colocando-se a cobro das armadilhas do percurso.

Segunda posição para Vitor Lopes e Hugo Magalhães, cujo tempo perdido na fase inicial da prova foi decisiva para o desfecho final, terminando a 24,5s do vencedor. Terceiro posto para Bernardo Sousa e Paulo Babo, que "treinaram" o Rali de França no asfalto da zona Centro. Muitos problemas de transmissão no Fiesta S2000 na parte da manhã e de tarde, depois de corrigida a avaria um andamento forte, consentâneo com o que sabem e podem fazer. No quarto lugar terminou a dupla João Silva e José Janela, que venceram entre os duas rodas motrizes, batendo Ivo Nogueira e Vitor Oliveira.

Filme do Rali

Rali Centro de Portugal: Após PE 10: Ricardo Moura perto da vitória

Ricardo Moura prepara-se para vencer o Rali Centro de Portugal, já que a duas curtas especiais do final do rali, lidera com uma vantagem de 22.6s para Vítor Lopes, que há muito já percebeu nada poder fazer para bater o piloto açoriano. Nestes dois últimos troços não existiram quaisquer alterações no top 10, pelo que as posições estão praticamente delineadas, sendo que os pilotos apenas têm de levar os seus carros até ao controlo final. De qualquer modo, como isto são ralis, o melhor é mesmo esperar. Depois dos problemas de transmissão na parte da manhã, Bernardo Sousa ainda recuperou até quarto posto, mas daí para a frente, com especiais tão curtas, já não lhe será possível chegar-se mais à frente.

Rali Centro de Portugal - Após PEC 8: Ricardo Moura mais perto do triunfo, Bernardo Sousa a subir de ritmo

Ricardo Moura está cada vez mais perto do triunfo no Rali Centro de Portugal. Após a realização de mais duas especiais, com a repetição das passagens por Carnide e Mata Mourisca, o piloto açoriano do Mitsubishi Lancer Evo IX mantém uma confortável vantagem de 22,1 segundos sobre Vitor Lopes, deixando entender que Moura está a controlar a situação e o ritmo dos seus rivais.
João Silva mantém-se na terceira posição, a 1m23,1s do líder mas tem agora Bernardo Sousa cada vez mais perto de si, com o piloto do Ford Fiesta S2000 a demonstrar-se novamente bastante competitivo, com dois triunfos nas especiais. Com isso, Ivo Nogueira desceu para quinto, enquanto Pedro Meireles mantém o sexto posto depois dos problemas na direção que o afetaram na terceira secção.

Rali Centro de Portugal - Após PEC 6: Ricardo Moura continua destacado na frente

Ricardo Moura mantém-se no comando do Rali Centro de Portugal, com o açoriano a dispor de uma confortável vantagem sobre Vitor Lopes após a disputa de mais duas especiais, Carnide e Mata Mourisca.
O líder do CPR detém, após seis especiais, de 25,3 segundos de vantagem sobre os seus rivais, parecendo estar também já a controlar o seu ritmo e a permitir, até, a ténue aproximação de Lopes, que é agora o segundo depois de Pedro Meireles ter perdido muito tempo nas duas classificativas. O terceiro lugar pertence agora a João Silva, que paulatinamente tem vindo a subir na classificação, passando para a frente de Ivo Nogueira e, simultaneamente, para a liderança da classe das 2 Rodas Motrizes. Quem também tem recuperado tempo e posições é Bernardo Sousa, que com o seu Ford Fiesta S2000 já em condições venceu a primeira especial da tarde e foi segundo na outra, subindo até ao quinto posto. A sorte continua a estar longe de Pedro Meireles, que era o segundo à entrada desta secção, mas problemas com a direção do seu carro fizeram-no perder bastante tempo e, com isso, ocupa agora o sexto posto da Geral, à frente de Vitor Pascoal, longe dos lugares da frente, e de Miguel Barbosa.

Rali Centro de Portugal - Após PEC 4: Desistência de Pedro Peres deixa Ricardo Moura na liderança

A luta pelo triunfo no Rali Centro de Portugal perdeu um dos seus protagonistas devido a problemas com o Mitsubishi Lancer Evo IX de Pedro Peres, que assim perdeu o comando da prova. Ricardo Moura, em carro idêntico, é assim o novo líder da competição, dispondo de uma larga vantagem sobre Pedro Meireles. Moura dispõe, ao cabo das quatro primeiras especiais, de 27,5 segundos de vantagem sobre o Lancer Evo X de Pedro Meireles, podendo controlar a sua vantagem nas classificativas que faltam disputar. Vitor Lopes (Subaru Impreza) está, no entanto, no encalço de Meireles, existindo apenas 0,3 segundos de diferença entre estes dois pilotos.

Outra alteração teve lugar no que diz respeito à categoria das 2 Rodas Motrizes, na qual Paulo Antunes (Opel Corsa S1600) foi obrigado a desistir devido a problemas mecânicos, perdendo o seu quarto posto e o comando da classe, ambos entregues agora a Ivo Nogueira, em Citroën DS3 R3T. No quinto posto está João Silva (Renault Clio R3 Maxi), sendo seguido por Miguel Barbosa (Lancer Evo IX) e por Vitor Pascoal (Lancer Evo X). Ricardo Marques (Citroën C2) está no oitavo lugar da geral, enquanto Bernardo Sousa prossegue a sua 'sessão de testes', encontrando-se agora no nono posto depois de ter começado a prova logo com problemas no seu Fiesta S2000 após a quebra da transmissão logo na primeira especial. Na Taça de Portugal de Ralis, Renato Pita lidera, enquanto no CRRC é Armindo Neves que ocupa a primeira posição, cabendo a Carlos Neves a liderança entre os Clássicos.

Rali Centro de Portugal - Após PEC 2: Pedro Peres lidera

Partindo ao ataque, Pedro Peres e Tiago Ferreira lideram o Rali Centro de Portugal ao cabo de duas classificativas, Caranguejeira e Matas/Espite, com o piloto do Mitsubishi Lancer Evo IX a dispor de uma ligeira vantagem de 3,9 segundos sobre Ricardo Moura, também em Mitsubishi Lancer Evo IX. Pedro Meireles ocupa a terceira posição aos comandos de um Lancer Evo X, mas encontra-se já a 19,5 segundos da liderança, enquanto Vitor Lopes é o quarto, com o seu Subaru Impreza, encontrando-se a apenas dois segundos do terceiro posto. Paulo Antunes, com um Opel Corsa S1600, ocupa a quinta posição da geral, a mais de meio minuto da frente (liderando a classificação na categoria de 2 Rodas Motrizes), enquanto Ivo Nogueira, com o Citroën DS3 R3T, está na posição a seguir. Bernardo Sousa, aos comandos do único S2000 em prova, o Ford Fiesta S2000, ocupa apenas o sétimo posto da Geral, a 50 segundos da frente. Na Taça de Portugal de Ralis é Renato Pita que lidera, aos comandos do Mitsubishi Lancer Evo VII.

Por: AS - PT

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br