sábado, 13 de agosto de 2011

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2011 - Autoliner

Apesar de ter problemas na comunicação interna do caminhão, o trio completou com êxito a especial de hoje

Talento, coragem, experiência e ousadia fizeram o trio do piloto Rafael de Souza Martinez-Conde, navegador José Papacena e co-piloto Leandro Mota, da equipe Autoliner, alcançar a tão disputada 1ª colocação na categoria caminhões leves, com um tempo 03h08m50s, na 3ª etapa do Rally dos Sertões 2011. Com este ótimo resultado Rafael mantém a liderança no Campeonato Brasileiro Rally Cross-country, já que as três primeiras etapas dos Sertões equivalem a 11ª, 12ª e 13ª etapas do Brasileiro.

Foram 216,81 quilômetros de especial com destino a cidade de Gurupi (TO). Iniciado em meio à uma pista estreita de fazendas, passando por trechos com erosões e trial, além de pedras, riachos e serras, o trajeto de hoje (12) trouxe fortes emoções e muito trabalho para os competidores. "Estou pegando o jeito desse tal Rally dos Sertões, cada etapa é uma novidade, um percurso diferente, nestes três primeiros dias foi bem difícil, não deu nenhum alívio. Com a experiência de uma década de ralis, o meu navegador tem me ajudado muito", disse o piloto estreante, Rafael.

Em um percurso de extremo nível técnico, no qual apenas 38 das 53 equipes que largaram, conseguiram concluir a especial, Papacena usou toda a sua experiência como navegador para fazer uma boa corrida. "Mais um dia de quebradeira, foi uma prova muito técnica, complicada, passamos por muitas pedras, tivemos problemas com nossos rádios, a comunicação interna não funcionava e isso atrapalhou um pouco na nossa tocada, mas no final deu tudo certo", contou Papacena.

A especial pediu atenção dos competidores e força dos carros, em certos trechos foi preciso tirar o pé do acelerador para não prejudicar o caminhão e desta forma continuar na disputa. "Agora nossa equipe irá dar alguns retoques nos equipamentos do caminhão e amanhã estaremos zerados para mais uma etapa", revelou o navegador.

Apesar do ótimo desempenho pela categoria caminhões leves, ou outro trio da equipe Autoliner, formado pelo experiente piloto Amable Barrasa, navegador Evandro Bautz e co-piloto Raphael Bettoni, da categoria caminhões pesados, não obteve o mesmo êxito nesta 3ª etapa. No quilômetro 124, o Ford Cargo 1722e apresentou problemas mecânicos que impossibilitaram a conclusão da prova. A equipe da Autoliner esperou terminar a especial de hoje (12) para resgatar o caminhão.

Amanhã mais uma etapa promete trazer muita adrenalina para os competidores. Saindo de manhã da cidade de Gurupi (TO), o trio da Autoliner segue rumo a Porto Nacional (TO), que recebe o rali pela primeira vez. O deslocamento inicial será de 15 quilômetros, a especial de 142 quilômetros, e o final de 49 quilômetros, num total de 206 quilômetros. "Vamos em frente e que venha mais rali", finalizou o piloto Rafael.

O Rally dos Sertões 2011 é composto por um roteiro de 4.041 quilômetros, sendo 2.321 quilômetros de especiais - 57,4 do trajeto total. Teve sua primeira etapa largando na última quarta-feira (10) de Goiânia (GO) e, após passar por Tocantins, Maranhão e Piauí, chegará a Caucaia, no Ceará, no dia 19 de agosto, após 10 etapas disputadas.

Na home do site da equipe estão links de acesso para deixar mensagens e acompanhar onde estarão os caminhões Ford F4000 4x4 do trio Rafael Martinez-Conde /José Papacena/Leandro Mota e do Ford Cargo 1722e do trio Amable Martinez-Conde Barrasa/Evandro Bautz/Raphael Bettoni Mohamed. Os veículos estão sendo rastreado pelo equipamento Pamajhon Sat.

A equipe paulista conta com o patrocínio de Autoliner, Cie Autometal, Ford, Eaton, BioAuto, BorgWarner, Durametal, Platodiesel, Tortuga Câmaras de Ar e apoio de Rastreadores Pamahjon, VJ Parafusos, Zaca Express Transportes, New Lac Ind. de Tintas e Vernizes, VJ Lub, Droga Maris e Farma100.

Resultado Caminhões - Terceira Etapa

Leves - T4-1:

1º Rafael de Souza Martinez-Conde / José Papacena Neto, 03:08:50
2º Edu piano / Solon Mendes / Davi Fonseca, 03:11:00

Pesados - T4-2:

1º Guido Salvini Netto / Flávio Bisi / Fernando Chwaigert, 02:48:01
2º André Azevedo /Sidinei Broering /Ronaldo Pinto, 03:08:30
3º Amable Martinez-Conde Barrasa / Evandro Bautz /Raphael Mohamed, NC

Resultado acumulado Caminhões - Terceira Etapa

Leves - T4-1:

1º Edu piano / Solon Mendes / Davi Fonseca, 07:48:53
2º Rafael de Souza Martinez-Conde / José Papacena Neto, 08:24:55

Pesados - T4-2:

1º Guido Salvini Netto / Flávio Bisi / Fernando Chwaigert, 07:34:23
2º André Azevedo /Sidinei Broering /Ronaldo Pinto, 07:43:51
3º Amable Barrasa / Evandro Bautz / Raphael Mohamed, 12:00:00

Roteiro Rally dos Sertões 2011

4ª etapa - 13/08
Gurupi (TO) a Porto Nacional (TO)
Deslocamento inicial: 15 km
Trecho especial: 142 km
Deslocamento final: 49 km
Total do dia: 206 km

Premiação 19º Rally Sertões - 20/08
Fortaleza (CE) - Praia do Cumbuco
Hotel Vila Galé - a partir das 18h00

Texto: SIG Comunicação
Foto:Renato Cukier

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br