sábado, 6 de agosto de 2011

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2011 - Opinião dos que irão competir

Rally dos Sertões 2011

Edição 2011 do principal rali brasileiro tem opinião praticamente unânime entre os participantes: apesar de mais curto, trajeto é muito mais difícil para todos os envolvidos - em especial os veículos

Conheça o Sertões 2011Maior rali do mundo disputado dentro de apenas um país, o Rally dos Sertões 2011 tem um perfil diferente do que foi realizado no ano passado. Apesar de possuir os mesmos pontos de partida e chegada (de Goiânia a Fortaleza), o trajeto deste ano é mais curto - tem 4.096 quilômetros contra 4.486 de 2010. E, apesar disso, será mais difícil para pilotos, navegadores, equipes e, em especial, para as motos, carros, quadriciclos e caminhões que serão colocados à prova. Serão dez dias de competição em um piso muito exigente, de 9 a 19 de agosto.

Para o piloto Klever Kolberg, que tem como navegador o potiguar Flávio Marinho de França, "o grau de dificuldade está no tipo de piso e estado das estradas e trilhas escolhidas para o roteiro. Por exemplo, o grau de dificuldade do Dakar que acontece na América do Sul tem sido maior do que era na África, justamente porque são escolhidos locais de difícil transposição, com muitas pedras e erosões, que danificam os veículos", analisou o piloto do Valtra Dakar Eco Team, que utiliza o Protom Etanol de 260 cv, preparado pela ProMacchina.

Já na opinião do navegador Kleber Cincea, que faz parceria com Marcos Baumgart no Triton Evo apoiado por Vedacit/Mitsubishi/Cidade Center Norte, tais características trarão mais equilíbrio entre os competidores. "O Sertões deste ano vai ser bem travado, e isso ajuda a nivelar a diferença entre os carros importados e os de fabricação nacional. Todo mundo subiu um degrau no desenvolvimento, e ainda teremos uma prova extremamente técnica", disse. Seu parceiro Marcos contou o que espera desta edição do rali. "Haverá umas especiais bem características de Sertões, como nos outros anos. No entanto, o diferencial é que teremos muita ‘quebradeira’ - trechos difíceis para os veículos, no jargão dos ralizeiros. Em termos de quilometragem, cinco especiais corresponderão a 68% do trajeto do rali. São a segunda, terceira, quinta, sexta e sétima etapas, e é nestas que temos de ir bem - a sexta e a sétima são as provas de entrada e saída do Jalapão. É uma região que conhecemos e sempre andamos bem por lá", lembrou o piloto.

Prova disso é o fato de seu irmão, o também piloto Cristian Baumgart - que também integra a equipe Mitsubishi Brasil -, ter vencido a especial do Jalapão em 2010 (de Palmas a São Félix do Tocantins). "A estratégia será ser cuidadoso e aproveitar muito bem os momentos em que poderemos acelerar mais. O percurso deste ano está mais severo - uma característica que particularmente não me agrada, porque se é travado e com muita quebradeira fica mais parecido com raid do que com rali. Ano passado foi bem rápido, mas teve um dia que foi perigosíssimo. Mas é algo que a organização trabalha ano após ano: em promover uma mistura entre estas duas características", comentou o piloto, que tem Beco Andreotti como navegador no Mitsubishi Triton Evo.

"Quando o tipo de terreno desgasta muito o equipamento, o trajeto favorece os veículos mais resistentes. Teremos muitos adversários fortes neste ano, então teremos de estabelecer e implementar uma estratégia, reforçando nossos pontos fortes e a adaptação às adversidades. Só assim teremos chance de estabelecer uma competitividade", destacou Kolberg, vice-campeão na classificação geral e campeão na categoria Pro Etanol.

Confira o roteiro desta edição do Sertões:

1ª etapa - 10/08
Goiânia (GO) a Pirenópolis (GO)
Deslocamento Inicial: 143 km
Trecho especial: 83 km
Deslocamento final: 10 km
Total do dia: 236 km

2ª etapa - 11/08
Pirenópolis (GO) a Porangatu (GO)
Deslocamento inicial: 37 km
Trecho especial: 290 km
Deslocamento final: 257 km
Total do dia: 584 km

3ª etapa - 12/08
Porangatu (GO) a Gurupi (TO)
Deslocamento inicial: 66 km
Trecho especial: 285 km
Deslocamento final: 104 km
Total do dia: 455 km

4ª etapa - 13/08
Gurupi (TO) a Porto Nacional (TO)
Deslocamento inicial: 16 km
Trecho especial: 140 km
Deslocamento final: 50 km
Total do dia: 206 km

5ª etapa - 14/08
Porto Nacional (TO) a Lizarda (TO)
Deslocamento inicial: 140 km
Trecho especial: 330 km
Deslocamento final: 1 km
Total do dia: 471 km

6ª etapa (Maratona) - 15/08
Lizarda (TO) a Balsas (MA)
Deslocamento inicial: 1 km
Trecho especial: 428 km
Deslocamento final: 7 km
Total do dia: 436 km

7ª etapa - 16/08
Balsas (MA) a Barra do Corda (MA)
Deslocamento inicial: 10 km
Trecho especial: 306 km
Deslocamento final: 6 km
Total do dia: 322 km

8ª etapa - 17/08
Barra do Corda (MA) a Teresina (PI)
Deslocamento inicial: 9 km
Trecho especial: 210 km
Deslocamento final: 321 km
Total do dia: 540 km

9ª etapa - 18/08
Teresina (PI) a Sobral (CE)
Deslocamento inicial: 71 km
Trecho especial: 253 km
Deslocamento final: 181 km
Total do dia: 505 km

10ª etapa - 19/08
Sobral (CE) a Fortaleza (CE)
Deslocamento inicial: 15 km
Trecho especial: 86 km
Deslocamento final: 170 km
Total do dia: 271 km
Chegada a partir das 13h30 - Praia do Cumbuco

Foto: José Mario Dias

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