sábado, 13 de agosto de 2011

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2011 - O segundo maior rally do mundo e suas ações sociais

Biblioteca e atendimento médico: o rali social a todo vapor
Por Luciana Ricciardi
Via Webventure


Até hoje, terceiro dia de Rally dos Sertões, a equipe do Instituto Brasil Solidário – que faz ações sociais durante o evento, leia na próxima página – já passou pelas cidades de Pirenópolis (GO) e Trindade (GO). Até a semana que vem, entram na lista Novo Acordo (TO), Porto Nacional (TO), Carolina (MA), Balsas (MA) e Caucaia (CE).

Na área da educação, as ações – comandadas por Régia Coelho e Zenaide Campos –estão abrangendo a montagem de bibliotecas, doação de três computadores para cada escola e a capacitação dos professores para o uso das bibliotecas (como funciona o sistema de empréstimos e devoluções de livros). A equipe do Instituto também tem trabalhado a parte lúdica, fazendo leitura de história, apresentação teatral e de marionete.

Na saúde, a equipe está atendendo à população na área de clínica geral, pediatria, cardiologia, ginecologia e odontologia. “Este ano, não teve oftalmologia por causa da falta de um patrocinador. Esta é uma ação muito cara”, lamenta Ana Elisa Salvatore, do instituto e idealizadora das ações.

Há também a farmácia. “A equipe monta uma pequena farmácia no posto de saúde do município e, depois do atendimento médico, a pessoa já pode retirar o remédio gratuitamente”, explica Ana Elisa . “Durante o evento, os remédios ficam guardados na escola, onde acontece também o atendimento. Quando vamos embora, eles são transferidos para o posto de saúde, que continua a distribuição.”

Ana complementa, dizendo que o objetivo da ação é envolver a comunidade, fazendo com que elas deem continuidade às ações. “A gente não dá tudo de mão-beijada. A ideia é que as pessoas locais se envolvam e corram atrás. E hoje, a gente vê que 90% das escolas que a gente trabalha tem essa vontade”, comemora.

As ações sociais no Rally dos Sertões

Faz 11 anos que o Instituto Brasil Solidário realiza ações sociais paralelas ao Rally dos Sertões. Ana Elisa Salvatore, idealizadora do projeto junto com seu irmão Luis Eduardo Salvatore, contou ao Webventure como as ações evoluíram. “Nos dois primeiros anos, era apenas distribuição de livros e de material didático para as crianças, os quais eram entregues de mão em mão”. Atualmente, o projeto abrange as áreas de saúde, educação, meio ambiente e inclusão social.

Hoje, o trabalho do instituto tem “tecnologia social” capaz de abranger até cidades vizinhas às visitadas pelos Sertões. Ana Elisa conta que as escolas atendidas esperam ansiosas as ações, antes mesmo do rali começar. Elas costumam promover tarefas neste período, como, por exemplo, concurso de redação entre as crianças. Professores de escolas não atendidas também são convidados, no intuito de multiplicar a ideia. “Este é o conceito do Instituto Brasil Solidário: não uma ação pontual e sim transformadora, não só da escola, mas da comunidade inteira.”

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br