sexta-feira, 1 de julho de 2011

Mundo Off Road... Rally TransBahia começou!

O 1º Rally Transbahia teve início

O 1º Rally Transbahia teve início na manhã desta quinta-feira com a realização de duas das seis etapas programadas da competição que é comemorativa aos aniversários dos 188 anos da Independência da Bahia e dos 50 anos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A prova, válida pelos campeonatos Baiano e Brasileiro de Regularidade, termina sábado, junto às praias paradisíacas de Porto Seguro, após mil quilômetros de percurso.
Um total de 158 motos, carros e quadriciclos largaram de Salvador e, depois de cerca de 270 quilômetros de estradas e trilhas, chegaram a Santo Antônio de Jesus, já entre o Recôncavo Baiano e o sul do Estado. Nesta sexta-feira, a partir das 6 horas, a caravana do 1º Rally Transbahia parte em direção à histórica Ilhéus, já na região cacaueira da Bahia. "Este segundo dia de prova será mais tranqüilo em relação à esta quinta-feira", garantiu José Carlos Conceição, diretor de prova do rali.
O primeiro dia do 1º Rally Transbahia exigiu muito dos competidores, já que foi neste trecho em especial que os levantadores do trajeto prepararam as maiores dificuldades de toda a prova. O nível técnico cresceu ainda mais, pois choveu com intensidade na madrugada desta quinta-feira e esporadicamente durante toda a prova, o que deixou o terreno bastante escorregadio, obrigando os pilotos a usarem toda a habilidade na condução fora-de-estrada.
"A água que caiu do céu foi o tempero que a gente precisava. Separa quem veio para ganhar de quem está aí só para brincar, se divertir", comentou o experiente piloto paulista Marcelo Carqueijo, que tem como parceira a navegadora Roberlena Moraes na categoria Graduados 1 para carros. Durante o breafing, realizado na noite de quarta-feira, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), supervisora da competição ao lado da Confederação de Motociclismo (CBM), resolveu separar em dois grupos a até então principal categoria em disputa, respeitando o ranking nacional.
O rali teve seus primeiros quilômetros realizados na região de Camaçari, onde está localizado o Pólo Petroquímico e um dos maiores conglomerados industriais da Bahia. De lá, carros, motos e quadriciclos seguiram em direção a Santo Antônio de Jesus, passando por vastas plantações de cana, fumo e de pastos para a criação de gado das mais diferentes raças. "Prometemos que a prova teria lindas paisagens e acredito que todos estão gostando", ressalta Zé do Rádio.
O 1º Rally Transbahia abre espaço para três das mais populares modalidades do off-road. Nas motos são sete categorias: Máster, Sênior, Over 40, Over 50, Júnior, Novatos e Moto Rally. Nos quadriciclos, duas: Graduados e Novatos. Já para os carros são três: Graduados, Turismo, Expedition.
O 1º Rally Transbahia 2011 terá supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é da Volkswagen do Brasil com a pickup Amarok (carro oficial do evento), do Governo do Estado da Bahia - através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) - e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
A competição tem ainda o apoio da Secretaria de Turismo, da Bahiatursa, da Prefeitura Municipal do Salvador e da Saltur, além das Prefeituras Municipais de Ilhéus, de Porto Seguro e de Santo Antônio de Jesus. O evento conta também com a TMAR Transportes de Veículos como transportadora oficial do evento, e com a colaboração da Embasa, DUO Criatividade e do Complexo Toa Toa.
Texto  Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194







Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br