segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mundo Off Road... Rally SC - Jaraguá do Sul


Rally SC - Etapa Jaraguá do Sul


3ª etapa do Campeonato Rally SC quebrou novo recorde de inscritos no sábado, dia 11.

Mais uma vez a SC Racing foi surpreendida pela quantidade de participantes no campeonato regional. A prova em Jaraguá do Sul contou com 92 equipes inscritas nas quatro categorias para veículos de tração 4x4 e mais 26 carros nas duas categorias 4x2. Os motivos de comemoração são do novo recorde e pelo alto nível de competitividade entre todos os participantes.

Foram 85 quilômetros de trechos cronometrados (média de 3h30), percorrendo fazendas próximas à sede da 3ª etapa em terrenos completamente diferentes das provas anteriores. A qualidade técnica foi mantida pela SC Racing e aprovada pelo piloto vencedor da categoria Super Master: “O rally foi puxado, com piso molhado, mas acima de tudo sensacional!”, afirma Marnes Floriani. Seu navegador resolveu adotar uma estratégia arriscada, mas que garantiu o primeiro lugar da dupla de Rio Negrinho/SC: “Fizemos uma aferição diferente, andando um pouco mais adiantado e deu certo”, relata Cristian Müller.

Na Graduados, Alex Camacho e Jean Luis Ropelato (Rio do Sul/SC) subiram ao lugar mais alto do pódio pela segunda vez neste ano e foi em pequenos acertos que conseguiram a vitória: “A gente esperava que fosse mais difícil por causa da chuva que caiu dias antes da prova, mas o terreno secou bastante. Nossa colocação foi decidida nos pequenos detalhes, com pontuações próximas as de nossos adversários”, conta o piloto. Jean também ressalta que o mérito foi do empenho da dupla: “A etapa foi muito boa, com médias justas para a categoria, o piso estava liso, do jeito que gostamos de andar. O resultado foi conseqüência do nosso esforço e não esperávamos este primeiro lugar”.


A quantidade de laços e pegadinhas a cada prova vem deixando pilotos e navegadores afinados. Esse foi o caso dos vencedores da categoria Junior: “Nos surpreendemos, pois nunca tínhamos participado de provas assim. O trecho estava muito bom e a etapa de Laguna nos ensinou a andar nos laços, ajudando no traçado de Jaraguá do Sul, que também foi bastante técnico, principalmente nos bananais”, conta Fabiano de Arruda, navegador do piloto Alessandro Weirich, dupla de Curitiba/PR.

Os iniciantes dos 4x4 da categoria Cidade, ao mesmo tempo em que aprendem as estratégias do meio off road, se divirtem no rally de regularidade. Victor Cristof, piloto vencedor da categoria Cidade, aproveitou bem a prova em Jaraguá: “Foi bem legal! Aproveitamos muito e adquirimos mais experiência para as próximas etapas. O trajeto era interessante, com laços que faziam eu e o navegador agir rapidamente”. Gustavo Pauli aprovou o trecho: “A categoria está bem disputada, boa para os iniciantes. O traçado foi muito bem elaborado”, finaliza o navegador de São Bento do Sul.

Categorias 4x2

A situação não foi nada fácil para os competidores das categorias Graduados e Iniciantes. Aos mais experientes dos veículos 4x2, saíram na frente Sérgio Cercal e Eduilson Rozario, de Joinville/SC. A dupla aproveitou o 3º Rally de Regularidade de Jaraguá do Sul para voltar ao meio off road com o pé direito: “Fomos fazer a prova para desenferrujar um pouco e descontrair. As dificuldades estavam ótimas, dando trabalho aos dois competidores”, diz Sérgio. Seu navegador destacou a atenção da SC Racing com a categoria: “A organização preparou um excelente rally para a nossa categoria, com muita segurança e sem oferecer riscos”.

Já os campeões da 4x2 Iniciantes, Jonatan e Jackson de Oliveira (Guaramirim), estão tomando mais gosto ainda pelos rallyes de regularidade: “Foi uma prova boa de fazer. Essa foi minha terceira prova e aprovei mais ainda a ideia de continuar competindo”, afirma o piloto. Jackson acha que houve ainda outro fator que ajudou no resultado: “Fizemos uma etapa bem regular e tivemos sorte de chegar em primeiro”.

Agora as equipes se concentram para a próxima etapa do Campeonato Rally SC, marcada para o dia 13 de agosto em Guaramirim.


O Campeonato Rally SC tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, Pneus Hankook e KN Placas.

Apoio: Amortecedores Off Shox, Vyp Coberturas e Pisos Industriais, Ensimec, Mineração Veiga, Blumenau Iluminação, Prefeitura de Guaramirim, Caçador Jeep Clube, Jeep Clube de Pomerode, Jeep Clube de Florianópolis, Jeep Clube de Guaramirim, Jeep Clube de Jaraguá do Sul, Jeep Clube de Blumenau, Jeep Clube Rio Negrinho, Jeep Clube de Itajaí, Altermed, Reunidas e Trilha SC Trol¬ler.

Apoio local: Despachante Lima, TPA, Nicoluzzi Auto Mecânica, Rádio 105 FM, Cassius Corretora de Seguros, Folha SC, Rádio Jaraguá AM, Mídia TV, Studio FM E Choperia Borck.

Supervisão: Fauesc. Realização: SC Racing e Jeep Clube de Jaraguá do Sul

Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Valente

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br