sábado, 18 de junho de 2011

Mundo Off Road... Rally de Acropolis - Sétima etapa do WRC

Brasil no Rally de Acropolis na Grécia




"Não foi nada fácil, como prevíamos! Mas acabamos conseguindo passar 'ilesos' pelo primeiro dia de Rally!" comemorou o piloto brasileiro Paulo Nobre, que ao lado do nave-gador Edu Paula está disputando a 7ª etapa do Campeonato Mundial de Rally de 2011 (WRC), o Rally de Acropolis, na Grécia. As atividades da prova tiveram início nesta sexta-feira com a realização de seis das 18 Especiais que irão compor a etapa.



Nobre e Paula seguiram a risca a estratégia traçada durante o levantamento da prova e adotaram um rítmo mais conservador, mas que lhes rendeu a excelente 21ª posição na classificação geral. O dia foi longo e díficil como explica o piloto brasileiro. "Só para se ter uma ideia largamos do parque de apoio, deslocamos 160 km, fizemos a Especial 1 que tinha 23km, com piso até que bom mas muito sinuosa, aí deslocamos mais 80km e fizemos o maior estágio do Rally com 39km. Os primeiros dez foram os mais prazeirosos do dia, os segundos dez foram ok, os terceiros ruins e os últimos um pesadelo! Muito, mas muito sinuoso, com pedras e etc. Um tal de sobe e desce morro que não é brincadeira! Aí tivemos um apoio remoto, a 200 km do parque de apoio, de longos 15 minutos e voltamos à loucura! A Especial 3 foi cancelada após um acidente que machucou um navegador do WRC, aí só deslocamos. Essa era uma Especial super tradicional do Rally de Acropolis, que era um verdadeiro trial! Ainda fizemos a Especial 4 que era a loucura de ziguezague sem nenhuma reta, que mata qualquer um de cansado, mas era curta com pouco mais de 10km! Repetimos a Especial 1 e fomos para a Especial 6 sobe e desce morro de novo, com pedras e muitos ganchos, 25 km mais ou menos só que com o sol na cara! Terrível! Tô morto!" contou o piloto que está correndo com um Mitsubishi Lancer Evo X R4, preparado pela equipe italiana Rallyart Italy

O navegador Edu Paula também ficou satisfeito com o desempenho em solo grego. "O resultado final foi muito comemorado por nós e também pela equipe! Fizemos um dia inteiro sem furar pneus e sem maiores problemas, o que nos deixou em 21º na Geral! Mas estamos fazendo o nosso Rally independente dos outros competidores! Passamos o dia todo disputando com um grego que conhece esse Rally como a palma da mão e também com um russo que tem larga experiência no Mundial! Foi muito bom mas ainda tem muito Rally pela frente" contou Edu Paula.

Este final de semana marca o primeiro contato de Nobre e Paula com o novo carro, assim como a nova equipe. "O carro até que se comportou bem. Senti muita falta de potência na segunda marcha e um pouco na terceira. Parecia que estava sem “antileg”, mesmo estando com! Tive que usar muito a primeira, o que não é normal em curvas que não são ganchos! Passei tudo para a equipe e vamos ver se amanhã o carro esta melhor! Mas de uma forma geral deu para sentir que o R4 é bem mais forte, leve e ágil que o N4! Gostei da experiência!" comentou. "Tivemos sorte também, além de termos seguido a risca o plano de fazer um Rally conservador sem tomar riscos desnecessários! Mas acertamos uma pedra com o bico direito do carro em um gancho que, além de não furar o pneu também não quebrou o amortecedor e nem chegou no radiador de óleo. Só entortou o chapão! Podia ter acabado o dia para nós. Amanhã a tocada vai ser a mesma, num dia super longo que tem até Especial noturna! Vamos que vamos!!!" concluiu Nobre.

Além da dupla Nobre/Paula, o Brasil conta também com a participação do piloto Daniel Oliveira, que corre com o navegador português Carlos Magalhães, e que ficou na 24ª posição na classificação geral. Neste sábado, o Rally de Acropolis terá a realização de mais sete Especiais.

Siga o piloto Paulo Nobre, o Palmeirinha, no Twitter e fique por dentro das informações que ele traz direto da Grécia. @palmeirinhaRally

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br