sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Mundo Off Road... Rally Dakar 2011

Sainz mantém a liderança do Dakar na geral.

Nasser

Foi o primeiro dia dedicado a uma porção maior de dunas que requer mais dos tripulantes e de seus carros. Foi o dia anterior ao dia de descanso do Dakar, mas apenas a 5ª de 13 etapas, foi o dia de medir desempenhos e de verificar a quantas andam os equipamentos uns em relação aos outros. Foi ainda o dia da descida de Iquique que mesmo tendo mudado ligeiramente de lugar (como que para comprovar a variedade das opções chilenas) continua sendo uma marca registrada, uma referência mundial graças ao Dakar.

22 a 20

Com a vitória de hoje o francês Stephane Peterhansel chegou a 22 vitórias (na categoria carros) em especiais em provas do Dakar, ele que vem seguido de perto nesta contagem pelo espanhol Carlos Sainz que chegou à sua 20ª vitória na etapa de ontem dia 5 de janeiro. Hoje Sainz, o primeiro na estrada, se equivocou em uma referência (os que vieram atrás viram os seus rastros e puderam corrigir em tempo) e passou praticamente toda a especial entre Calama e Iquique a um minuto e meio atrás de Peterhansel. Da metade para o final da especial, já na parte das grandes dunas, Sainz recuperou ainda mais e quando estava a apenas 47s da liderança teve que frear (havia um motociclista parado no alto de uma duna se esforçando para não deixar a sua motocicleta cair) e atolou o seu Race Touareg 3 #300. “Tivemos que sair do carro o Lucas e eu para desatolar o carro e perdemos tempo, faltavam apenas sete quilômetros para a final da especial. Mas é assim mesmo, amanhã são eles que partem à frente e cabe a nós aproveitar a oportunidade”. Já Nasser Al-Attyiah classificava a prova de hoje como tudo perfeito culminando com a descida na duna de Iquique (2,3km de distância para descer 700 metros). “Cheguei a 200 km por hora na descida, sensacional. A traseira do meu Race Touareg 3 mexia como se quisesse passar a frente”

Race Touareg 3 da Volkswagen agora em 1º, 3º, 4º e já em 7º
A dupla Sainz/Cruz no Race Touareg 3 #300 tem agora 2m 26s de vantagem sobre o BMW X3 #301de Pettrehansel/Cottret e 2m 33s sobre os seus companheiros de equipe Al-Attyiah/Gotttchalk no Race Touareg #302 em 30. Os Race Touareg 3 de De Villeirs/Von Zitzewitz e Miller/Pitchford ficaram em 4º e 5º lugares respectivamente e vão em 4º e 7º na geral.

O Brasil nas dunas, também

Spinelli/Haddad (Mitsubishi) vão mantendo muito bem 8º na geral depois de fazer 8º também hoje. Koerich/Cavassin (Mitsubishi) subiram para 20º na geral depis do 21º de hoje. Entre as motos Zé Hélio (BMW) caiu para a 11ª posição na geral, Jean Azevedo (KTM) subiu para a 14ª posição e Vicente De Benedictis subiu seis posições e vai em 82º na geral. André Azevedo, entre os caminhões fez 7º e manteve a mesma colocação na geral.

A Amarok e os mares

Dia curto de apenas 337km de distancia saindo, porém, de 3300 metros de altura para chegar aos apenas 39 metros acima do nível do mar daqui de Iquique. Prato cheio para a Amarok que nos trouxe de Oceano a Oceano com apenas quatro tanques e meio de combustível. Fácil.

Texto:Carlos Lua direto de Iquique

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br