segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Notícias 4x4... Toyota Hilux na Antártida

Toyota Hilux para fazer a caminhada de Durban a Antártida

A TSAM (África do Sul Toyota Motors), fechou um contrato com a especialisat em veículos para andar em extremos, a Islandesa Arctic Trucks, para preprar seis Hilux para 'caminhar' na Antártida.

Dos seis veículos, dois passarão pela chamada conversão completa da Arctic Trucks ou AT44, enquanto outros dois irão também ser convertidos para AT44, mas com a configuração 6x6 integral.

As quatro Hilux ST44 farão o fatigante Antártica Ski Challenge, que será realizado no fim do ano, como parte da série Extreme raças do mundo.

As outras duas Hilux com preparação AT38, serão entregues ao Centro de Pesquisas da Antártida e do Oceano, para realizarem trabalhos na região, visto que somente estes veículos foram aprovados para rodar em situações extremas e por longos períodos.

Na conversão AT38, a Hilux que vêm equipada com motor 3,0 Toyota D-4D diesel com uma potência de 163cv e 36kgf.m. O veículo pode vir com qualquer caixa de velocidade: automática ou manual, e é equipado com uma suspensão pesada, diferencial resistente, bloqueio em ambos os diferenciais, enquanto o tanque de combustível é expandido para 110 ou 160 litros.

Outros extras incluem um tanque de ar comprimido com compressor impermeável, um duplo sistema de filtragem de ar, gerador de 24V e mais tomadas. A distância ao solo é de 420 mm sob a barriga do veículo.

Projetado para condições ainda mais duras, o AT44 tem uma capacidade de carga de 1,5 t. O veículo pode ser adquirido com câmbio manual ou automático. Já o tanque pode ser de 135 ou 190 litros. Nesta configuração existe a possibilidade de um trailer com 350 litros de combustível. A distância ao solo é de 480 mm.

O AT44 é equipado com diferencial com bloqueo 100% em ambos os eixos e uma suspensão pesada. Tal como acontece com o AT38, AT44 oferece a um tanque de ar comprimido com um compressor impermeável, e sistema de filtração dupla do ar, bem como um gerador de 24 V.

O modelo 6x6 oferece os mesmos recursos que qualquer um dos modelos -AT38 ou AT44, mas com um compartimento de carga com muito mais espaço, especialmente quando é montado em uma cabine simples. A capacidade de carga é de três toneladas, e capacidade de combustível é de 400 l.

Uma Hilux AT foi o primeiro veículo a passar por cima da plataforma de gelo na Gronelândia sem quebrar e com isso passou a ser utiizada como veículos do serviço de apoio para as principais bases científicas, escalada, esqui, caminhadas e missões de resgate. Além de sua conhecida resistência os veículos consomem uma fração do combustível dos modelos que normalmente são usados nessas regiões.

Arctic Trucks iniciou suas operações em 1990 como uma divisão do distribuidor Toyota para a Islândia .

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