sábado, 11 de setembro de 2010

Mundo Off Road... WRC - Rally do Japão

No primeiro dia de grandes Especiais, Paulo Nobre/Edu Paula obtiveram o melhor resultado neste seu primeiro ano disputando a categoria P-WRC


O Rally do Japão começou muito bem para os brasileiros Paulo Nobre e Edu Paula (Link Trade). A dupla, que compete na categoria P-WRC (carros de produção) encerrou a sexta-feira na 3ª colocação, o seu melhor resultado neste ano de estréia na competição.

Em um dia complicado, Nobre comemorou o bom resultado e ainda exaltou o duelo que está travando com o mexicano Michel Jourdain, ex-piloto da Fórmula Indy e do Mundial de Turismo. “Tivemos hoje nosso melhor dia em uma etapa do P-WRC, terminando em 3º! Começamos bem e ficamos atrás dos feras, que andam em um ritmo completamente diferente (Toshi Arai, Patrik Flodin e Hayden Padon) de nós. Mas com o acidente do Arai, assumimos a 3ª colocação e a mantivemos até o fim do dia! A Especial 4 e 7, que é a mesma, poderiam nos ter dado uma maior folga na 3ª colocação. Na primeira passada estávamos pondo uns 15 segundos no Michel Jordain, mas com o acidente do Arai a 150 metros do fim, ficamos todos com o mesmo tempo! Na segunda passada deixei o carro morrer em um gancho, aí na pressa ele não pegava mais! Foram intermináveis 10 a 15 segundos ! E acabamos perdendo do Jordain por 3 segundos. Chegamos ao super prime no Sapporo Dome, 7,5 segundos a frente dele, mas como ex-piloto da Formula Indy ele nos socou 7,3 segundos. Assim, estamos na 3ª colocação, dois décimos a frente dele! Amanhã, se os carros não tiverem problemas, vamos continuar essa disputa emocionante!”, contou Palmeirinha

As Especiais desta sexta-feira foram muito duras e estavam mais apropriadas para provas de Raid do que rali de velocidade, e castigaram muito os carros. “O dia hoje foi punk! As Especiais aqui, originalmente já são um lixo, mas após a primeira passadas dos carros ficaram absolutamente horríveis! Os facões em sua grande parte eram tão fundos que os carros chegavam a ficar, muitas vezes, com as rodas de um dos lados no ar, fazendo uma ‘gangorra’ no chapão! E andando rápido, o chapão levava tanta porrada que entortou um monte de coisas na estrutura dos carros. Só quero ver amanhã como vai ser. Quem conseguir não ter grandes problemas vai ter, naturalmente, um bom resultado, pois a grande maioria vai se complicar!”, explicou Nobre.

Já Edu Paula, apesar de satisfeito com o desempenho obtido hoje, ainda mostra cautela para o restante do rali. “O rali só teve seu primeiro dia, ainda faltam 60% da prova e não temos que ficar pensando em resultado final agora!” pontificou Edu.

Atento as características de cada competição que participa, Nobre fez sua análise sobre o público que acompanha o Rally do Japão em Sapporo e também contou sobre o japonês palmeirense e seus amigos que estão acompanhando cada passo dos brasileiros. “Não vimos muitas crianças assistindo a prova, como em outros lugares, mas o público aqui é vibrante, engraçado, e muito atencioso. Encontramos um grupo que está nos seguindo, onde tem um torcedor do Palmeiras! Eles mal falam inglês, mas torcem muito! Hoje apareceram com uma foto impressa que tiraram do nosso site, comigo e com o Edu com a carteira de habilitação japonesa. Todos queriam que nós autografássemos as fotos. Foi bem interessante. E, de quebra, nos deram um adesivo que as pessoas que tiram carta pela primeira vez tem que usar no carro para indicar ‘motorista inexperiente’. Obviamente já ta colado no carro de rally!”, contou o piloto.

Neste sábado, pilotos e navegadores terão mais oito Especiais pela frente, repetindo as características das enfrentadas hoje. Ou seja, estreitas, escorregadias e com piso em péssimo estado.

Classificação da categoria P-WRC no Rally do Japão nexta sexta-feira:

1º Patrik Flodin/Goran Bergsten (Suécia – Subaru Impreza), 1h21min49s3
2º Hayden Paddon/John Kennard (Nova Zelândia – Mitsubishi Lancer Evo IX), a 2min00s8
3º Paulo Nobre/Edu Paula (Brasil – Mitsubishi Lancer Evo X), a 6min03s4
4º Michel Jourdain/Oscar Sanchez (México – Mitsubishi Lancer Evo IX), a 6min03s6
5º Gianluca Linari/Massimo Salvucci (Itália – Subaru Impreza), a 6min30s6
6º Kyosuke Kamata/Takumi Takahashi (Japão – Mitsubishi Lancer Evo IX), a 7min48s1
7º Rui Wang/Yiping Chen (China – Subaru - Impreza), a 15min36s4
8º Reijo Muhonen/Miika Teiskonen (Mitsibishi Lancer Evo X), a 35min49s1
9º Shuhei Muta/Naoya Tanaka (Japão – Subaru Impreza), a 37min53s1

Texto:RTF

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br