sábado, 18 de setembro de 2010

Mundo Off Road... Rally Piocerá

Tem um ditado que diz: o que é bom, sempre fica, ou volta. É como moda ou uma boa receita culinária que nunca se perde no tempo.

No caso do Rally Piocerá, a organização - sabendo da necessidade de oportunizar competidores que gostam de aventuras longas e radicais, mas que nunca participaram e necessitam do fator confiança como ponto de partida -, resolveu trazer de volta a categoria Dupla, válida para a modalidade Moto e incluindo pela primeira na Bike. O Rally Piocerá acontecerá de 24 a 29 de janeiro, entre Piauí, Maranhão e Ceará.

Muitos nem sabem, mas as quatro primeiras edições do Rally Piocerá/Cerapió eram realizadas com categorias de dupla para motos e foi assim que começaram a surgir no país centenas de competidores, alguns hoje ainda atuantes, obviamente nas categorias individuais, já que raríssimas vezes se houve falar em competições de duplas. Mas como tudo o que é novo, exige certa dose de confiança, parceria, troca de ideias e segurança, e percebendo a necessidade de atrair novos adeptos do off-road, a novidade da edição dos 24 anos é a inclusão dessas duas categorias.

O direitor-geral do Piocerá, Ehrlich Cordão, foi um dos poucos idealizadores de enduros do país a inserir a categoria de moto em dupla, nos anos de 1980. Para ele, retomar esse modelo de disputa, depois de quase 20 anos, é um incentivo a mais. “Percebemos que existe procura de pilotos querendo se inscrever, mas que por diversas razões deixam para depois. A categoria dupla somente para iniciantes volta com muitas vantagens, uma delas é que a dupla utilizará apenas uma equipe de apoio, reduzindo assim os custos, outra é que estamos dando um impulso para o crescimento do esporte, com a inserção de novos adeptos”.

Além da dupla se utilizar de uma equipe de apoio, também, no caso das motos, utilizará um equipamento de navegação. O roteiro será diferenciado e mais light, em relação à categoria dos experientes, como a Master e Sênior.

Algumas regras são específicas para essas categorias. Uma delas é que a dupla terá que estar sempre junta no percurso. A passagem pelo PC (posto de controle) será definida pelo primeiro piloto da dupla que passar nos postos. Também será desclassificada a dupla que não completar a prova junta, por qualquer motivo. Para efeito de pódio, a dupla receberá um troféu como premiação. O regulamento geral para todas as categorias encontra-se disponível no site da prova, no entanto, adendos específicos para a categoria Dupla serão disponibilizados pela direção de prova tanto de moto, quanto de bike. E as inscrições estão abertas. O Piocerá é considerado o maior enduro-rally de regularidade da América Latina.

Texto:Aldeia Comunicação



Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br