sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mundo Off Road... Rally Berohokã 2010

RALLY BEROHOKÃ - Crianças aprendem preservar o Araguaia no Espaço do Saber
Everton Medeiros/Black & White Comunicação

Mais do que aventura, trilhas e uma competição nacional em quatro dias, o Rally Berohokã e a 1ª taça Brasil Berohokã\CBA de Rally de Regularidade levam preservação ambiental e conhecimento sobre as belezas do Grande Rio Araguaia. Com esse diferencial, quase 500 crianças participaram do espaço do saber, na escola municipal Maria Aparecida Paniago, em Mineiros (GO).

O Rally do conhecimento leva educação ambiental a crianças e adolescentes, desenvolvendo projetos socioeducativos sobre o tema. Para a diretora da escola, Luciene Candida Soares, a importância está na didática de ensino, que conscientiza os alunos por meio da leitura, confecção de maquetes, palestras socioambientais, filmes e teatro. "O Rally não é só feito de lama. Ele é uma prova que une esporte radical com conhecimento e principalmente a alegria”, reforçou.

O foco das atenções do projeto está nas crianças. Maiara Marcelus Rodrigues está no 3º ano do ensino fundamental e conta que com o teatro de fantoches, feito pela equipe do Programa Berohokã, aprendeu como resolver os problemas ambientais. “Fiz uma maquete que mostra o problema dos lixões e agora sei que devemos fazer a coleta seletiva, preservar a mata ciliar e todo o meio ambiente”, esclareceu.

Para a aluna Pamela Lopes Valério, a biblioteca itinerante fez com que conhecesse um pouco mais sobre a bacia hidrográfica do Araguaia. “Gostei muito do que vi e não vejo a hora de no ano que vem eles estarem aqui de novo”, disse.

A avó da garota, Maria Sales, disse que é uma incrível oportunidade de conhecer a região. “Muita coisa que estou vendo aqui eu nem sabia e agora ela pode aprender desde criança”, afirmou.

Além de todas as atividades, os alunos encerraram o espaço do saber com a gincana do conhecimento. Com provas sobre reciclagem, decomposição e quebra-cabeças socioambientais. “Tudo isso é para provocar a percepção das crianças no conhecimento ambiental”, esclareceu o coordenador da brincadeira, Roniclei Resende.

O espaço do saber ainda será realizado em Barra Do Garças (MT) nos dias 4 e 6 de setembro na chegada das equipes do Rally.

Para outras informações acesse www.rallyberohoka.com.br.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br