terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010 - Kolberg lider no geral

Kolberg reassume a liderança no geral

Dupla do Valtra Dakar Eco Team completou a fase inicial da etapa maratona na segunda posição

A primeira parte da etapa maratona do 18º Rally Internacional dos Sertões chegou ao fim, nesta segunda-feira (15). O saldo pode ser contabilizado como extremamente positivo para a dupla da equipe Valtra Dakar Eco Team, formada pelo piloto Klever Kolberg e pelo navegador Flavio de França.

O sexto dia de competição foi marcado por muitos obstáculos, além do complicador que, em caso de problemas mecânicos, os competidores não poderiam receber qualquer ajuda externa para o conserto. Klever destacou que o trabalho do navegador hoje foi ainda mais fundamental, diante das gigantescas dificuldades "Os obstáculos foram vários: areia, grandes erosões, trilhas estreitas, navegação muito difícil, rios, trechos de alta velocidade e outros sinuosos, e trial".

A caravana largou e, logo de início, enfrentou um longo trecho de deslocamento (106,08 km), seguido pela etapa cronometrada de mais 330 km, sob o forte calor do Jalapão - considerado a parte mais difícil do Sertões.

Ao final da especial desta segunda, as equipes de apoio dos pilotos não poderão fazer qualquer modificação nos veículos, já que prova faz parte da etapa maratona do Rally dos Sertões. Para tanto, os veículos ficarão em uma área fechada desde a hora em que chegarem à cidade de apoio, sendo retirados novamente apenas minutos antes da largada desta terça.

"Foi uma etapa muito difícil, com trechos de alta velocidade, estradas largas, vários trechos de trilha extremamente sinuosa e arenosa. Felizmente nosso carro terminou a etapa sem nenhum problema. A navegação foi bastante complicada, mas graças ao trabalho do Flavio abrimos uma boa vantagem da concorrência", contou Klever. "Agora temos que ser ainda mais perfeitos amanhã, já que os carros da categoria Etanol terão de usar um restritor (de ar da admissão) amanhã, e com isso vamos perder uns 20 cavalos de potência do motor", comentou.

Para o sétimo dia do rali serão mais 520,23 km de estradas, sendo 485 km contra o relógio. Esta será a especial cronometrada mais longa do Sertões 2010. Ao final dela, novamente todos os competidores terão de levar os veículos ao parque fechado e a manutenção só poderá ser feita ao chegarem ao município de Balsas, já no Estado do Maranhão.

Após reassumir a liderança geral da categoria carros, Klever comentou sobre a próxima especial "Esta é a segunda perna da etapa Maratona. A especial mais longa da prova, novamente com muita areia, grandes erosões, trilhas de jegue, navegação por GPS, um longo trecho de areia com partes mais travadas, erosões, lombadas e travessias de pontes. Quem sobreviver já pode começar a sonhar com o Beach Park em Fortaleza", finalizou o piloto do Valtra Dakar Eco Team.

7º dia (17/08, terça-feira) - São Felix do Tocantins (TO) - Balsas (MA)
DESLOCAMENTO INICIAL: 12,23 km
ESPECIAL CONTRA O RELÓGIO: 485 km
DESLOCAMENTO FINAL: 22 km
Total - 520,23 km

Confira o resultado extra-oficial da especial Palmas - São Felix do Tocantins:

1º) Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Mitsubishi) - 03h29min23s5

2º) Klever Kolberg/Flavio Marinho de França - (Mitsubishi) 03h29min50s8

3º) Riamburgo Ximenes /Stanger Welerson Eler - (Mitsubishi) 03h32min09s5

4º) Guilherme Spinelli /Youssef Haddad - (Mitsubishi) 03h32min41s9

5º)Marcos Baumgart/Kleber Cincea - (Mitsubishi) 03h33min22s8

6º) Paulo Nobre (Palmeirinha)/Luiz Carlos Palu (BMW) - 03h34min38s6

7º) Marlon Koerich/Deco Muniz (Sherpa) - 03h34min44s4

8º) Jean Azevedo/Emerson Cavassin - (Mitsubishi) 03h39min22s3

9º) Luiz Facco/Silvio Deusdara - (Mitsubishi) 03h46min48s3

10º) João Antonio Franciosi/ Rafael Capoani - (Sherpa) 03h48min26s1



Confira o acumulado geral dos carros - extra-oficial:

1º) Klever Kolberg/Flavio Marinho de França - (Mitsubishi) 16h10min54s4

2º) Guilherme Spinelli /Youssef Haddad - (Mitsubishi) 16h12min57s8

3º) Riamburgo Ximenes /Stanger Welerson Eler - (Mitsubishi) 16h29min15s4

4º)Marcos Baumgart/Kleber Cincea - (Mitsubishi) 16h36min38s7

5º) Luiz Facco/Silvio Deusdara - (Mitsubishi) 16h49min47s7

6º) Paulo Nobre (Palmeirinha)/Luiz Carlos Palu (BMW) - 17h10min17s9

7º) Cristian Baumgart/Beco Andreotti - (Mitsubishi) 17h23min13s9

8º) João Antonio Franciosi/ Rafael Capoani - (Sherpa) 17h33min16s6

9º) Jean Azevedo/ Emerson Cavassin - (Mitsubishi) 17h35min38s5

10º) Sven Fischer/ João Luiz Stal - (Mitsubishi) 17h46min42s1

Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, piloto e pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 22 vezes. Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o vice-campeonato na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro no Dakar na categoria Experimental para combustíveis limpos, em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do pais, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.


Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.

O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Cosan e Mobil Super Flex, e apoiado por Artfix, Sparco, Arycom, TRC Telecom / Motorola e Unica.

No Rally dos Sertões o carro da Valtra Dakar Eco Team será um Protótipo Etanol by ProMacchina motor V6 Flex. O carro foi preparado pela Promacchina, que também fará todo o apoio durante a competição.

Acesse o site da equipe: http://www.parisdakar.com.br/

Siga a equipe o Valtra Dakar Eco Team Twitter: www.twitter.com/RallyDakar

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br