sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010 - Trton X10

Para aguentar o tranco do Sertões


Triton X10 nasce com a missão de vencer os desafios do segundo maior rali do mundo


Prestes a iniciar sua 12ª participação consecutiva no Rally Internacional dos Sertões, a equipe X Rally Team apresentou o protótipo construído "em casa", com o qual disputará a prova na categoria T1: a picape Mitsubishi Triton X10.Projetada pelo engenheiro e navegador de rali Youssef Haddad, que trabalhou durante sete anos no departamento de competições da Mitsubishi, a Triton X10 foi pensada em cada detalhe para vencer um dos desafios mais difíceis do esporte a motor: superar os 4.486 quilômetros de trilhas e aventuras do Rally dos Sertões 2010. Em sua 18ª edição, que acontece entre os dias 10 e 21 de agosto, a competição ligará Goiânia (GO) a Fortaleza (CE), percorrendo ainda os estados de Minas Gerais, Tocantins, Maranhão e Piauí.


O X Rally Team competirá com dois carros, comandados pelos pilotos - e irmãos - Cristian, o Xis, e Marcos Baumgart, que formarão duplas com os navegadores Beco Andreotti, e Kleber Cincea, respectivamente.


"Este é um carro totalmente novo, e que já estamos desenvolvendo há um ano. Sabemos que este projeto é totalmente inovador e não podiamos escolher uma pista de testes melhor que o Rally dos Sertões", declarou o chefe da equipe Gabriel Foltram.


Cavalaria extra


Se a condição básica para sobreviver às áridas adversidades do cerrado brasileiro é a força, a Triton X10 não deixa por menos. Os dois carros são equipados com o motor do Mitsubishi Lancer Evolution X, que originalmente, movido a gasolina e dotado de turbocompressor e intercooler, rende 295 cavalos de potência. Entretanto, para se adequar ao projeto da Triton X10, o propulsor foi convertido para o etanol, o que exigiu também a reprogramação do gerenciamento eletrônico do conjunto. Como resultado, a potência saltou para os 330 cv (a 7000 rpm), enquanto o torque máximo subiu de 37,3 kgfm para 40 kgfm (a 3500 rpm).


Para formar um trem de força à altura do poderoso motor, a equipe optou por um câmbio sequencial de seis velocidades. A transmissão com tração nas quatro rodas (4x4) é completada pelos dois diferenciais autoblocantes (um para cada eixo do veículo), os quais distribuem a força do motor e evitam que as rodas patinem em pisos com pouca aderência.


Robustez a toda prova


Além de força, o desafio de enfrentar o Sertões também exige muita resistência. Medindo 4,90 metros de comprimento, 2 de altura e 1,85 de largura, a imponente carroceria da Triton X10 é formada por uma estrutura tubular de aço cromo-molibdênio, sobre a qual é instalada a carenagem moldada em fibra de carbono, mesmo material utilizado nos carros da Fórmula 1 e de F-Indy, entre outros. Além de resistente, este material é muito leve, fazendo com que a Triton X10 tenha o peso total de "apenas" 1.780 kg. Como resultado, a picape apresenta uma relação de peso/potência de 5,3 kg/cv (ou seja, cada cavalo de potência do motor tem de deslocar pouco mais 5 kg), o que permite com que sua velocidade máxima (estimada) seja de 190 km/h. Com 2,98 m de distância entreeixos e 42 cm de distância livre do solo, a Triton X10 passa facilmente por lombadas, valetas e até pequenos riachos com até meio metro de profundidade.


O tanque de combustível, especial para competição e com capacidade para 350 litros, é formado por uma estrutura externa (caixa) de kevlar e uma bolsa interna de borracha (reservatório), onde o líquido fica protegido de colisões, solavancos e incêndios.


Para suportar o as condições críticas dos quase 4.500 quilômetros de trajeto - intransponível para veículos simples e "mortais" -, o conjunto de suspensões da Triton X10 é independente nas quatro rodas, com duplo triângulo tubular (também de aço cromo-molibdênio) e dois amortecedores Öhlins em cada roda.


O sistema de freios, produzido pela Brembo, na Itália (que também fornece estes componentes para todos os modelos Ferrari, sejam de pista ou de série), emprega discos de aço nas quatro rodas e pinças com quatro pistões, garantindo a perfeita eficiência das frenagens em quaisquer condições de piso ou climáticas. Completando o conjunto mecânico, a Triton X10 usa rodas de liga leve OZ Racing, aro 16", desenvolvida especialmente para a X Rally Team, e pneus BFGoodrich G1 235/85 R16.


Para agilizar uma eventual troca de pneus durante a competição ou mesmo facilitar as manutenções nos acampamentos, no intervalo entre as etapas do Sertões, a Triton X10 é equipada com um macaco elétrico, cujos quatro apoios alojados sob o chassi descem até o chão a um simples toque de botão no painel.


Tecnologia na direção certa


No interior da cabine, as tripulações das Triton X10 terão à disposição o que há de mais avançado em recursos de segurança, comunicação e navegabilidade. Para a proteção dos ocupantes, os veículos contam com bancos especiais para competição, cintos de segurança de seis pontos, barras anticapotamento (santantonio) e extintores de incêndio. O sistema de rádio emprega um dispositivo de ondas VHF e intercomunicadores. O piloto ainda conta com caixa de direção rápida Rallyart, que otimiza as respostas das rodas aos movimentos no volante, enquanto o navegador dispõe de dois aparelhos de navegação por GPS e dois Totem Evo, que o auxilia em cálculos como os de distâncias e de velocidade média, entre outros.


Sobre a expectativa para a prova, o navegador Beco Andreotti mantém os pés no chão, apesar do otimismo. "Um carro novo exige muitos testes e este projeto é totalmente novo. Já rodamos mais de mil quilômetros com a Triton X10, que e se mostrou muito competitiva, mas ainda não temos tanta confiança. O verdadeiro teste será mesmo o Sertões, e não há melhor teste para um carro de rali do que este", confidenciou o navegador. "Entretanto, sabemos que temos equipamento para brigar pela ponta e vamos brigar por isso."


FICHA TÉCNICA: Mitsubishi L200 Triton X10 - by X Rally Team


Motor

Longitudinal, etanol, quatro cilindros, quatro válvulas por cilindro, injeção eletrônica multipoint, turbo e intercooler

Cilindrada: 2000 cm³

Potência: 330 cv a 7000 rpm

Torque: 40 kgfm a 3500 rpm

Transmissão: sequencial, seis velocidades, 4x4


Carroceria

Estrutura tubular de aço, carenagem de fibra de carbono, picape, dois lugares

Suspensões: independentes, duplo triângulo, dois amortecedores por roda

Freios: a disco nas quatro rodas

Rodas: X Rally Team & OZ Racing 16"

Pneus: BFGoodrich G1 235/85 R16

Tanque: 350 litros

Peso: 1.780 kgPeso/potência: 5,3 kg/cvVelocidade máxima: 190 km/h (estimada)


X Rally Team disputa o Rally Internacional dos Sertões há 12 anos e é patrocinado por Vedacit e Mitsubishi, e apoiado por Usiminas Automotiva e BFGoodrich.

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