sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mundo Off Road... Mulheres no Off Road

Mulheres no mundo off Road.

Desde o começo do blog, há quase 1 ano, que escrevo sobre a força das mulheres no off Road. Há cerca de 30 dias estava retornando de mais uma Aventura pela região Norte – Transamazônica Challenge 2010, e durante a grande aventura deste ano tive mais certeza ainda de que as mulheres são tão fortes quanto nós homens.

Nem sempre a figura de uma mulher forte tem de ser de uma Alemã com 1,80m, braços fortes e uma voz grossa, aliás, a Fabiana (Fabi para os amigos), participante da expedição Transamazônica Challenge 2010 como pilota de um Suzuki Jimny ao lado do seu marido e Zequinha André, é uma visão completamente inversa. Estatura mediana (pra não chamar de baixinha...rsrs), magrinha, embora tenha o apetite de duas Alemãs tamanho GG, possui força e coragem. Além de muita inteligência e perseverança.

Relembrando a aventura deste ano na Amazônia observei que não seria justo deixar de fazer uma homenagem a Fabiana e diretamente a todas as mulheres, que são vitoriosas e persistentes em seus sonhos. Por isso resolvi escrever sobre a Fabiana, ou Fabi.

Para montar o texto sobre a Fabiana resolvi pedir a alguns companheiros de expedição algumas palavras sobre ela. Tem até relato do André, se bem que ele é suspeito, mas não poderia deixar de postar.

Vamos aos relatos:

Este texto escrito pelo Coelho, participante da expedição, mostra bem como a Fabiana é batalhadora e assim sendo conseguiu superar muitos obstáculos:

“É difícil falar sobre a Fabi no contexto da Expedição sem haver conexão com o André, mas focarei só nela por enquanto, com licença
querido André. A Fabi foi de extrema garra e perseverança,
conseguiu superar seus medos, vencer os obstáculos que logo de cara se apresentaram na expedição ( problemas mecânicos ) Nada pior na expedição pois para mim o que me tiraria da empreitada seria possíveis quebras... Bem ela conseguiu manter o espírito de aventura, seguiu em frente e nos encontrou em Guarantã e eu fui o primeiro a ter com eles, casualmente é claro, logo na entrada do Hotel Sedna e foi demais.
Noutra ocasião eu mesmo disse para eles que talvez teria abortado se fosse comigo. Foi guerreira sim, logo de cara soube se impôr e ser respeitada quando depreciaram seu valente Jimny... Teve apoio da
maioria é claro ! Superou os medos aos passar pelos troncos sobre
rios... venceu diversos obstáculos... Manteve vivo o espírito quando da saída de Brasília e foi entrevistada... essa pode responder de
cabeça erguida: -fui, fiz e voltei ! Aqui estou com minha medalha
pessoal, nada de competição mas o pódio é pessoal e Fabi está no topo
! Posso dizer também que ela foi uma luz para mim nos momentos em
que fraquejei... nos momentos depressivos... nas dificuldades... e
isso me deu mais ânimo e coragem ! E agradeço por ela ter atendido
meu pedido de lavar meus pneus com balde para não continuarem escorregando nas toras sobre o rio... aquilo me deu confiança... dias depois ela me confessou: " Coelho, eu sabia que não adiantava nada... mas sua confiança foi tão grande que fui derramando a água só
para você ver ! " Essa foi a Fabi da Expedição Challenge, que ficou
onde marmanjos desistiram logo na primeira dificuldade... ou, pelo temor do que viria pela frente mesmo tendo carros "mais preparados "
que o dela como disseram... Essa foi a única mulher valente que ficou até o fim e que até merece o nome do meu Troller... Cabra Macho !
Aquela que encarou a mosquitada no acampamento... aquela que me ofereceu feijoada enquanto eu comia miojo...
Aquela que não deixou de ser feminina mesmo cheia de lama... que encantou nossos olhos com sua juventude e garra . Aquela que preferia ir atrás mais lenta só para não nos atrapalhar... Grande Fabi ! Bem, teria muito a dizer... mas acho que daqui a pouco escreverei um
livro... Ahhhhh que triste sina de escritor.... Fabí meus
parabéns ! André, pra você digo que atrás de uma grande mulher tem
um grande homem, e este é você ! Um forte abraço e carinho para
ambos do amigo,"

Coelho
Troller Cabra Macho

André:

"Conheci a Fabi em uma pista de jeep cross, em uma expedição pra Barro Alto -GO, cidade perto de Brasília.Ela em seu Jimny toda aventureira e destemida na trilha. Me chamou a atenção desde a primeira hora da manhãquando nos encontramos. O dia inteiro na trilha, alguns homens reclamando da demora, do calor, da trilha e lá vai a Fabi com um sorriso enfrentando as erosões, os rios e subidas. Não ouvi nenhuma reclamação dela. Começamos a namorar uma semana depois dessa expedição, quando a vi dentro do Jimny fazendo trilha, soube que ela era a mulher que sempre havia sonhado. Simpática, linda, honesta, trilheira, corajosa, aventureira, com jipe próprio e muitas outras qualidades que me fizeram chamá-la pra sair pra conhecê-la melhor. E o melhor de tudo que depois que saímos pela primeira vez, fomos comemorar em uma trilha. Bom de mais!!! Depois de alguns meses, ela me convidou pra ser seu zequinha navegador na TAC 2010. Quase cai pra trás, porque eu sempre imaginei que eu quem fosse convidá-la pra fazer uma expedição desse porte. Mas enfim, descobrimos que a Transamazônica era um sonho de ambos e assim começamos os preparativos. Na TAC 2010, podemos ver nossos limites psicológicos e percebi que além de corajosa por enfrentar tudo que passamos, a FAbi é uma mulher muito forte. Pilotou com destreza o Jimny nas piores situações. Resistiu bravamente todos os dias de calor e longas distâncias e detalhe, sem reclamar. Como única mulher do grupo (que foi do início ao fim da expedição) soube enfrentar com bom humor as brincadeiras da maioria masculina que viajaram com a gente. Falar da Fabi, sendo eu seu namorido, é meio suspeito... mas quem a conhece e quem a conheceu nessa expediçãopôde ver que uma mulher tendo fibra, coragem, lutar para que os sonhos se realizem, ser humilde pra saber do seu limite e pedir ajuda na hora que precisa, pode realizar qualquer coisa que ela acredita. Até mesmo dirigir 7 mil Km, com seu jipe pelo Brasil a fora, ou melhor, pelo Brasil a dentro!!!"

André Ventorim (namorido e navegador)

Nem todos são tão poéticos como o Coelho, nem tão apaixonados como o André, então vamos a mais um comentário:

“Fiquei surpreso com a habilidade da Fabiana, na condução do Jimny, e também pela coragem em adentrar a Amazônia, sendo a única mulher do grupo”. Engels

Como eu disse, a Fabiana é um exemplo de superação, começando como bem relatou o Coelho, por superar a quebra inicial de seu veículo e depois pela implicância de alguns em relação às limitações técnicas de sua maquina. O André definiu bem ao dizer que uma mulher de fibra e como disse o Engels, ela nos surpreendeu.

Saiba mais sobre a Fabiana nessa pequena entrevista feita em Julho do ano passado.

Nome: FABIANA COSTA MARTINS
Cidade onde mora: BRASÍLIA
Profissão: SERV. PUBLICA

Quando começou a se interessar pelo Off Road?
HÁ MAIS OU MENOS 5 ANOS COMPREI MEU PRIMEIRO JIPE, UM SUZUKI JIMNY, QUE SÓ ME TROUXE ALEGRIAS E ME TRANSFORMOU EM JIPEIRA! MAS NA VERDADE DESDE A ADOLESCÊNCIA ME INTERESSEI POR ESPORTES OFF-ROAD E AFINS!

Por que se interessou pelo esporte?
NA VERDADE QUANDO INGRESSEI NO JIPE CLUBE DE BRASÍLIA MEU INTERESSE MAIOR ERA O CONTATO COM A NATUREZA. NO ENTANTO, UMA COISA LEVA A OUTRA E ACABEI ME APAIXONANDO POR TRILHAS, COMPETIÇÕES OFF-ROAD (RALLYS, RAIDS ETC), E PARTICIPO ATIVAMENTE DOS EVENTOS AQUI EM BRASÍLIA.

Quais suas aspirações futuras no esporte?
TIVE A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DO RALLY INTERNACIONAL DOS SERTÕES COMO APOIO EM 2008. MINHA META AGORA É PARTICIPAR COMO PILOTA NA CATEGORIA CAMINHÕES!

O que mais te empolga neste esporte?
A AMIZADE, O COMPANHEIRISMO, A ADRENALINA EM TRANSPOR COM SUCESSO (OU NEM SEMPRE) OS OBSTÁCULOS! E CLARO, CONHECER NOVOS LUGARES E PESSOAS!

Como os homens a vêem neste esporte, ainda, tão masculino?
PARA MINHA SURPRESA, ASSIM QUE INGRESSEI NO JIPE CLUBE DE BRASÍLIA FUI RECEBIDA DE BRAÇOS ABERTOS POR TODOS OS HOMENS DE LÁ! LOGO COMECEI A FAZER TRILHA E ACHO SER MULHER ATÉ AJUDOU, POIS TODOS "ENSINAVAM A PESCAR E NÃO DAVAM O PEIXE" ! TODOS ME ENSINAVAM COM MUITO RESPEITO E DEDICAÇÃO.

Como as mulheres a vêem neste esporte, ainda, tão masculino?
ELAS NOS RESPEITAM E ADMIRAM, E A CADA DIA QUE PASSA VÊEM QUE O MUNDO OFF-ROAD NÃO É TÃO COMPLICADO ASSIM, E SE INTERESSAM CADA VEZ MAIS! MUITAS NOS PEDEM CARONA NAS TRILHAS AO INVÉS DE SEGUIREM COM SEUS MARIDOS, É MUITO DIVERTIDO VER A CARA DE TODAS QUANDO TRANSPOMOS ALGUM OBSTÁCULO DIFÍCIL!

Qual seu veículo 4x4?
TENHO ATUALMENTE 2 SUZUKIS JIMNYS, UM 2002 E O OUTRO 1998, QUE ADQUIRI RECENTEMENTE E QUE PRETENDO ADAPTAR PARA TRILHAS MAIS PESADAS.

O que gostas em seu 4x4? Se for mais de um dizer o que atrai em cada um deles?
O JIMNY É UM CARRINHO VALENTE, ESPERTO, LEVE E DE FÁCIL DIRIGIBILIDADE. O QUE EU MAIS GOSTO É VER A CARA DOS WILLYZEIROS QUANDO, EM ALGUM OBSTÁCULO DIFÍCIL, MUITOS FICAM POR ALI MESMO (MESMO PREPARADOS) E OS SUZUKIS PASSAM COM A MAIOR FACILIDADE! É DE MORRER DE RIR A CARA QUE ELES FAZEM!

O que seu companheiro, caso tenha, acha dessa sua paixão?
MEU NAMORADO ADORAAAA O MUNDO OFF-ROAD E ME APÓIA EM TUDO O QUE EU FAÇO! E VAI JUNTO PRA CONTAR HISTORIA. RSRSRSRS

Fala um pouco de você.
SOU SERVIDORA PUBLICA, TENHO 36 ANOS, MORO EM BRASÍLIA/DF. PARTICIPO DE PROVAS E COMPETIÇÕES OFF-ROAD DESDE 2004, QUANDO COMPREI MEU JIPE. TAMBÉM TENHO PAIXÃO POR EXPEDIÇÕES, ÀS QUAIS ME DEDICO NA ORGANIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO.

O que diria para atrair mais mulheres para o 4x4?
QUE O ESPORTE É MUITO PRAZEROSO, QUE QUANDO PRATICADO COM ORIENTAÇÃO CORRETA E PLANEJAMENTO NÃO É PERIGOSO. BASTA COMEÇAR PARA CONFERIR. COMPREM LOGO UM JIPE E JUNTEM-SE A NÓS!!!

O que uma mulher precisa para ser uma 4x4?
UM JIPE, MUITA DISPOSIÇÃO, HUMILDADE PARA APRENDER E PACIÊNCIA COM OS HOMENS! EHEHEHEHEHE
Sérgio Holanda

Um comentário:

Equipe Néfojê na trilha e no asfalto... disse...

Valeu demais a matéria Serjão, obrigada a todos pelo carinho!
Desejo que nos encontremos em breve em outras Tacs da vida!
E que seja logo!
Abraço,

;-)

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br