Brasileiro conclui reconhecimento do percurso para o 30º Rally Argentina
Oliveira percorreu os 240,4 km do trajeto ao lado do navegador espanhol Carlos del Barrio e prevê uma corrida difícil. Largada acontece nesta sexta (19), em Villa Carlos Paz.O piloto baiano Daniel Oliveira, da equipe GDK/Stohl Racing, concluiu nesta quinta-feira (18) o reconhecimento de percurso do 30º Rally Argentina, que acontece no próximo final de semana (19 a 21 de março), na região de Córdoba (a 770 km de Buenos Aires). Este ano, além dos campeonatos argentino e sulamericano de rali de velocidade, a prova sedia também a terceira etapa do Intercontinental Rally Challenge 2010 (IRC) e será disputada por um total de 49 carros.
Fazendo dupla, novamente, com o navegador espanhol Carlos Del Barrio - com quem havia dividido o cockpit na primeira etapa do IRC, em Mônaco -, Oliveira percorreu nos dois últimos dias os 240,40 km do trajeto, que será dividido em 13 especiais e duas superespeciais.
"O traçado tem uns 70% de trechos muito rápidos, mas o restante é bem travado", revelou o piloto de 24 anos, que no ano passado disputou toda a temporada do campeonato argentino de rali. "O piso é bem arenoso em boa parte do tempo, mas tem alguns trechos tem pedras também. Então eu e o Barrios vamos ter que nos manter muito concentrados, para sermos rápidos nos trechos de alta e também precisos na parte travada da pista", finalizou o soteropolitano, que disputa o IRC ao volante de um Peugeot 207, da categoria Super 2000, com cerca de 300 cavalos de potência e tração nas quatro rodas.
Terminado o reconhecimento, que é feito com veículos de passeio e sem cronometragem, os pilotos e navegadores voltam à pista nesta sexta-feira (19), já com o carro de corrida, para o treino chamado de shakedown, que serve para a verificação de todos os componentes mecânicos.
A partir das 17 horas, o show de velocidade terá início efetivamente, com a Super Especial disputada em um circuito com cerca de 1.600 metros, montado pelas ruas do vilarejo de Carlos Paz, com dois carros de cada vez. No sábado, a etapa do Valle de Calamuchita será novamente uma das maiores atrações da prova, após ter sido excluída do percurso em 2009. A região sul de Córdoba será o centro das atividades do primeiro dia, que terá início com a especial entre Las Bajadas e Villa del Dique, seguindo através de Amboy e Santa Mônica, a clássica Santa Rosa e San Agustín, finalizando com o trecho de San Agustín a Villa General Belgrano.
Depois de passarem pelo Parque de Serviços para manutenção dos carros, a jornada da tarde repetirá os trechos Las Bajadas/Villa del Dique, Amboy/Santa Mônica e Santa Rosa/San Agustín, completando 137,52 km de percurso.
No domingo, a definição do 30º Rally de Argentina tem início no Valle de Punilla. Os carros abrirão o último dia da prova com duas tradicionais especiais: La Cumbre/Agua de Oro e Ascochinga/La Cumbre. Em seguida, eles partem para as etapas cronometradas entre Valle Hermoso/Casa Grande e Cosquin/Villa Allende - trechos que serão repetidos à tarde.
O encerramento da prova ocorrerá em Villa Carlos Paz, com a segunda Super Especial, novamente com dois carros ao mesmo tempo. A partir das 17 hs, acontecerá a cerimônia de premiação, com o pódio montado às margens do Lago San Roque.
Classificação do Campeonato após duas etapas:
1º) Juho Hanninen 14
2º) Guy Wilks (GB) 11
3º) Mikko Hirvonen (FIN) e Kris Meeke (GB) 10
5º) Jan Kopecky (RCH) 09
6º) Bruno Magalhaes (POR) e Nicolas Vouilloz (FRA) 06
8º) Stéphane Sarrazin (FRA) 05
9º) Eduardo Scheer (BRA) 03
10º) Daniel Oliveira (BRA) 02
Nenhum comentário:
Postar um comentário