35 pick-ups tinha a Volkswagen no Dakar 2010, como veículo de serviço e de relações públicas - e todos os carros novos cruzaram a linha de chegada. Para a Volkswagen, um verdadeiro teste de resistência - porque a picape produzida na Argentina comemorou sua estréia, ao mesmo tempo com o Dakar. Os mecânicos tiveram o cuidado de manter os veículos, os reparos foram feitos durante a noite nos acampamentos. Depois de mais de 8.000 km, as 35 Amarok estavam inteiras. A conclusão da equipe da VW: A picape tem dominado as etapas sem problemas.
Além de Alt-Rocker, Rudolf Schenker (Scorpions), que foi com três veículos, também tem a lenda da Fórmula 1 e vencedor do Dakar 1983, Jacky Ickx, o apresentador RTL Nazan Eckes e alemão Sportscar Campeão do Mundo de Hans-Joachim Stuck, o Amarok testado sob condições mais adversas. "Mas, visualmente, o Amarok uma afirmação verdadeira. Parece muito legal", disse Stuck. "Este é o conceito de motor com a tecnologia TDI e conseqüente redução na direção certa." S muito clara: o Amarok está definitivamente na casa comprada Stuck ".
Comentário:Ok. A Volkswagen e principalmente o team de marketeiros da empresa estão de parabéns como todo o processo de lançamento do veículo no mercado. Nada mais importante do que lançar um veículo 4x4 em um evento como, nada mais nada menos, que o Maior Rally do Mundo!
Tudo bem que não é todo veículo que suportaria esses 8.000km de estradas ruins e areões, pedras, salares e altitudes sem apresentar problemas, mesmo tendo um time de mecânicos para cuidar dos reparos durante a noite, eu faria uma lista de veículos que não teria coragem de enfrentar essa região, pelo menos eu não teria coragem de pilotá-los solitariamente. Ai está à diferença do que é confiável ou apenas bonito! Com uma estrutura de suporte vamos a qualquer lugar, mas pegar um veículo e solitariamente enfrentar uma vastidão é preciso confiar muito na maquina!
Lógico que 8.000km não dirão se o veículo é bom e resistente, mas a VW já tem um mercado que a conhece por construir veículos duráveis e nesse seguimento de picapes média isso faz muita diferença.
O marketing dos 8.000km foi muito importante para o Amarok, mas para os que entendem de veículos não quer dizer muita coisa! Será o dia-a-dia que definirá qual posição do mercado o Amarok irá conquistar.
Como será que a Amarok irá se comportar no uso off Road em um terreno como o da nossa Transamazônica? Seria interessante uma Amarok na expedição pela região alagada e lamacenta do Norte do Brasil. Volkswagen que tal o desafio?
Postarei, brevemente, no blog um teste realizado no Amarok por uma grande revista de 4x4.
Sérgio Holanda
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