sábado, 23 de janeiro de 2010

Rally de Monte Carlo

Mesmo com furo de pneu, Daniel evolui no 2º dia
Piloto da Stohl Racing fechou especiais de hoje na 24ª colocação na somatória geral; amanhã é o último dia do Rally de Monte Carlo


O segundo dia do Rally de Monte Carlo rendeu mais cinco posições na classificação geral para Daniel Oliveira, o primeiro brasileiro a disputar a temporada do IRC (Intercontinental Rally Challenge). Com seis especiais realizadas hoje, totalizando 145,78 quilômetros, o líder é o atual vice-campeão do WRC, Mikko Hirvonen, guiando um Ford Fiesta. Até agora o tempo do finlandês, somados os dois dias, é de 3h12min44s0. Guiando um Peugeot 207, Oliveira terminou a quinta-feira na 24ª posição, a 27min04s1 (3h39min48s1).

"Foi um dia bom, em que cumprimos novamente a expectativa de continuar no rali. No entanto, não foi nada fácil", afirmou Daniel, que na quarta especial do dia, entre Labatie d’Andaure e St. Pierre sur Doux, teve um furo em um dos pneus dianteiros, o que comprometeu sua estratégia e lhe rendeu uma punição de um minuto pela organização da prova. "O problema aconteceu em um trecho em que muita gente abandonou a corrida", disse. De fato, até o atual campeão do IRC, o britânico Kris Meeke, bateu anteriormente, na parte da manhã, e deu adeus à competição.

Oliveira completou a primeira especial do dia, de 25,3 quilômetros, em 19min40s7, a 2min02s2 do melhor tempo, de Nicolas Vouilloz, a bordo do Skoda Fabia. No segundo trecho, de ida e volta entre St. Bonnet e St. Julien Molhesabate, Daniel fez a 21ª marca, com 19min39s4 - a 02s19s7 de Sebastien Ogier, o melhor do percurso. A terceira especial passou por Lamastre, Gilhoc e Alboussière. Hirvonen foi o mais rápido - completou os 21,92 quilômetros em 14min43s; Daniel completou 2min39s6 após o líder da competição.

"Na primeira especial o piso estava úmido, com algumas partes de gelo, o que exigia bastante cuidado do piloto para que não houvesse surpresas desagradáveis pelo caminho. Já na segunda, usávamos quatro pneus especiais para a neve, e na terceira voltamos aos pneus para pista molhada", descreveu o piloto baiano, que corre com o navegador espanhol Carlos Del Barrio. "Cada vez que entro no carro, nos entrosamos mais", contou.

Foi na quarta especial, no entanto, que Daniel teve o furo de pneu, entre Labatie d’Andaure e St. Pierre sur Doux, que lhe rendeu a punição de um minuto somado ao seu tempo total - 19min43s9. "Isso prejudicou a nossa estratégia de escolha de pneus", disse o piloto, que dali em diante teve de seguir com seu Peugeot 207 com os ‘calçados’ específicos para a neve, equipado com travas para melhorar a aderência. "Mas no asfalto o carro ficava muito escorregadio. Dava a impressão de que havia rodinhas de rolimã debaixo do carro rolando-o para os lados", comparou. "Foi muito difícil manter o carro na pista, mas felizmente conseguimos terminar as especiais".

Com 18min34s3, Oliveira fechou a quinta especial em 21º lugar, concluindo o dia, entre Lamastre, Gilhoc e Alboussière em 17min03s, guiando à noite no asfalto úmido com trechos de uma fina camada de gelo sobre o piso. "Cada dia é uma novidade. O entrosamento com a equipe está melhorando mais e mais, e amanhã é mais um dia difícil", disse o piloto.

A sexta-feira (22) é o último dia do mais tradicional rali do calendário, com mais quatro especiais, somando 75 quilômetros.

Confira a programação restante do Rally de Monte Carlo (horário de Brasília):
Sexta-feira (22):
3h30: início especial 3 (Valence - Monaco)
Sábado (23):
8h00:premiação
ReUnion Press

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br