segunda-feira, 7 de setembro de 2009

RALLY...Berohokã


Berohokã - autoridades e organizadores fazem balanço positivo


Depois de percorrer parte do percurso para garantir segurança aos participantes do 1º Rally Ecológico de Regularidade Berohokã, o balanço das autoridades militares é bastante positivo. Além de uma atuação integrada, o planejamento e estratégias entre a Polícia militar e Corpo de Bombeiros de Goiás e Mato Grosso ocorreram na mais absoluta normalidade.

Segundo o Cel. Helbingen do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, apesar de tratar-se de um esporte de risco, o saldo de ocorrências resumiu-se a alguns pneus furados e um capotamento, no qual nenhum dos ocupantes sofreu ferimentos. “Temos observado que toda a prova foi dimensionada para que os competidores usufruíssem de muita adrenalina sem maiores riscos”, resumiu.

Passada a ansiedade da largada, o diretor geral do evento, Luiz Jacarandá também expressou sua satisfação em contribuir com uma causa tão nobre quanto à do Rio Araguaia. “Tenho certeza que estamos no caminho certo. Cada um de nós pode dar a nossa contribuição para um Rio Araguaia mais preservado. O projeto de educação ambiental que desenvolvemos em várias cidades localizadas às margens do Araguaia é um caminho para isto. Hoje nosso foco são as crianças, mas, a longo prazo, teremos pais, mães e educadores garantindo melhores resultados para o nosso grande rio”, explicou.

Sobre a prova e as belas paisagens a avaliação do diretor geral do evento também é positiva. “O dia foi perfeito e a julgar pelo feedback que tivemos dos competidores, Lourival Roldan e Haroldo Pires investiram num percurso que surpreendeu positivamente os participantes”, definiu.

Segundo dia de muita chuva, lama e adrenalina

O segundo dia de provas do 1º Rally Ecológico de Regularidade Berohokã – Ilha do Bananal iniciou bastante animado. Após avaliarem a trilha e o primeiro dia de provas, a expectativa dos participantes passou a ser ainda maior.

Os competidores Roberval Luiz Lopes da Silva e André Fernando Pedr´angelo participam de rali há sete anos. Eles estão competindo pela categoria graduado e tiraram a melhor pontuação no primeiro dia de prova. Roberval elogiou a trilha que foi elaborada com partes bem difíceis, com muito pedregulho, cascalho e areia. “Estamos preparados para percorrer hoje uma trilha bem difícil, em virtude da chuva. Vamos tentar manter o primeiro lugar”. Para eles, o segredo é conseguir manter o máximo de tempo zerado.

Gustavo Okde Carvalho e Erach Shirlo Gomes também elogiaram muito a montagem da prova. Eles obtiveram a melhor pontuação na categoria Turismo. “O primeiro dia foi uma grande surpresa. A prova foi bem projetada e com grande grau de dificuldade. Muita areia, curvas sinuosas e passagens estreitas. Tudo isso apenas nos motiva cada vez mais”, explica Gustavo.


Gustavo e Erach ressaltaram a importância do entrosamento entre piloto e navegador. “A concentração é uma outro fator importante dentro de um rali de regularidade. Além disso, para obter a melhor marca entre todos os competidores do Rally Berohokã (264) contamos com uma ajudinha decisiva: o zequinha Nilton Otávio”, destaca Erach.

O zequinha Nilton Otávio, empresário e consultor, disse que sua participação foi motivada pelo foco ambiental do projeto. “A exemplo do que o Rally Berohokã está fazendo junto a educadores, sociedade organizada e crianças, acredito que só um trabalho de educação ambiental é capaz de sensibilizar as pessoas para práticas mais adequadas de preservação do Araguaia. Em alguns trechos, é visível a intervenção do homem. Mas confesso que fiquei encantado com as belezas que vi. É de suma importância que a sociedade se mobilize. E o trabalho com crianças dará condições para porta-vozes estratégicos nessa missão tão importante que é a preservação do rio”, destacou.

No dia 6 de junho, os ralizeiros percorreram um trecho de 480 km, que sai de Cocalinho, passa por Novo Santo Antônio e finaliza em São Félix do Araguaia/MT. O dia amanheceu nublado prometendo muita chuva, lama e adrenalina!

Acompanhe o resultado geral no segundo dia de prova

O último briefing do Rally Berohokã começou depois de um dia agitado nas elaboradas trilhas, que percorreu 450 km nos estados de Goiás e Mato Grosso. Haroldo Pires, esclareceu sobre os principais pontos e avisou de uma pequena mudança no trecho do terceiro e último dia do rali, próximo à cidade de Novo Santo Antônio.

Ele alertou ainda, que em caso de chuva, os participantes devem ter atenção redobrada. “Teremos um trecho mais difícil em virtude dos aterros que existem em vários pontos da pista. Muita atenção para garantir uma prova segura e mais um dia de muita adrenalina”, explicou.

O diretor técnico Lourival Roldan finalizou a noite apresentando o resultado da prova do dia 5 de setembro.

Acompanhe o resultado geral:

Categoria Graduado

1º lugar – Roberval Luiz / André Fernando – Cuiabá

2º lugar – Lindomar Batista / Berg Barros – Goiânia

3º lugar – Antônio Cássio / Jean Soldatelli – Cuiabá

4º lugar – Rogério Antônio Toniazzo / Silomar Cabral Faria - Jataí

5º lugar – Celso Gomes da Silva Filho / Joel Meireles dos Santos - Cuiabá


Categoria Turismo

1º lugar – Gustavo Okde / Erach Shirlo - Cuiabá

2º lugar – Jun Sakamoto / Gionvani Wisniewski - Cuiabá

3º lugar – Edson Luiz Zanchet / Graciela Ap. Carloto – Campo Verde

4º lugar – Carlos Rodrigues dos Santos / Diamila de Lima - Curitiba

5º lugar – Ademir Perin / Nara Rubia Perin - Cuiabá


Categoria Expedition

1º lugar – Livanio Paulo Bortoloto / Ana Cristina Costa - Jataí

2º lugar – Fábio Lemos Martins / Victor Ribeiro Martins - Cuiabá

3º lugar – Rodrigo do Vale Mascarenhas / Pablo Henrique Rodrigues – Barra do Garça

4º lugar – Raoni Uibira Pain Biasi / Francielli Locatelli - Cuiabá

5º lugar – Juracy Brito / Claudio César Calciolari Jr. - Várzea Grande

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br