quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Correio Técnico...Equipamentos Hi-Lift


O Hi-lift é um acessório fundamental para quem pratica off Road e realiza expedições em locais mais esmos, é tão fundamental quanto um guincho, já que também possui a função de puxar o veículo como um guincho. É um equipamento perfeito para vários serviços como: levantar o veículo empurrá-lo de lado, puxá-lo para frente ou para trás e até para se trocar um pneu!

Existem alguns modelos de Hi-Lift e dependendo do modelo escolhido, é possível levantar a lateral ou traseira de um veículo até 1,5m de altura, muito útil na trilha ou em uma manutenção de emergência. Sua garra de levantamento fica apenas a poucos centímetros do solo, possibilitando mesmo com o veículo muito atolado, encontrar facilmente um ponto de apoio no solo, inclusive com uma base que faz parte dos seus acessórios, que serve como estabilizador em terrenos arenosos e evita afundamento do Hi-lift.

Alguns veículos precisam de locais de encaixe para o Hi-lift, na falta um acessório importante é o Lif-mate que levanta através das rodas o veículo. Na dianteira é ideal ter um ponto de encaixe. No meu veículo utilizo a base do guincho, uma vez que ela é forte o bastante e na traseira o bocal de encaixe do reboque.

Usos do Hi-Lift

Para um veículo atolado ou encalhado, o Hi-Lift levanta a uma boa altura facilitando a colocação de pedras e pedaços de madeira sob os pneus, criando, assim, uma superfície firme. Na foto ao lado, em uma trilha no meio das dunas para Galinhos, utilizamos um Hi-lift para erguer com um acessório, que se encaixa nas rodas do veículo, cada roda de uma Kia Sorento e enchemos os buracos com terra, deixando o veículo livre. Fizemos essa operação roda por roda, mas em poucos minutos o veículo estava livre.O Hi-Lift tem uma base de apoio com boa área de contato com o solo, mas pode-se reforçar sua base colocando uma placa de madeira que dê uma boa base ou uma base do Hi-lift, acessório do equipamento. Na falta de ambos os tapetes do veículo ajudam bastante.Outro uso é suspender o veículo, facilitando a sua retirada do atoleiro, quando a operação de puxar ou empurrar for muito difícil. Após a suspensão até o final do curso, coloque uma corda na ponta superior do macaco e puxe-o através desta, derrubando-o para o lado. Nesta operação é necessário se ter muito cuidado, uma vez que durante o levantamento o carro pode correr pros lados, além disso o trabalho de alavanca do Hi-lift é extremamente perigoso, uma vez que a falta de força em travar a alavanca pode levar a um acidente grave, então mantenha sempre o rosto distante da alavanca, bem como evite deixar o braço no percurso da alavanca, uma vez que esta pode quebrar um braço em um movimento involuntário do mecanismo.

É importante aprender a utilizar o equipamento através de alguém experiente e sempre ter atenção aos perigos do manuseio por pessoas sem experiência e que não tenham capacidade física para manusear o Hi-lift. A capacidade de carga é de 3.000kg, com exceção para o modelo de 1,50m, que tem capacidade de carga de 1.800kg para os últimos 50 cm de curso superior.


Utilizando o Hi-lift


Antes de levantar o veículo, trave os pneus para que não deslizem. Coloque a trava reversora na posição superior, levante o conjunto motriz até encostar-se ao ponto de apoio do veículo e movimente a alavanca em todo seu curso, de cima para baixo, prestando atenção nos “clics” que ela emitirá nos extremos do curso. Este barulho significa que os pinos estão trabalhando normalmente. Após escolher a altura ideal, mantenha a alavanca em sua posição de repouso, para cima e junto à barra guia. Se for entrar embaixo do veículo utilize alguma coisa pra segurar o veículo, nunca entre embaixo do veículo somente com o Hi-lift, coloque o estepe, madeira ou algo que caso o Hi-lift solte não esmague quem estiver embaixo.Para descer, mantenha a alavanca erguida e, só então, libere a trava reversora movendo-a para baixo. Após, inicie o movimento da alavanca, para baixo e para cima, segurando-a com muita firmeza. Soltar a trava reversora com a alavanca baixada, provoca o movimento violento de sobe e desce da alavanca, resultado do peso suportado pelo Hi-Lift. Nunca deixe o rosto próximo e caso o movimento se inicie não tente Pará-lo, pois pode fraturar sua, mão, braço, dedos ou punho. Já vi sérios acidente por causa desta situação.
O Hi-lift pode ser usado como guincho, bastando para isso usá-lo na horizontal, fixar um cabo na ancora, ou ponto de ancoragem na base do Hi-lift e na ponta superior outro cabo ou corrente no veículo. É possível deslocar de metro em metro uma maça de 3.000kg, utilize a primeira marcha reduzida para auxiliar o guincho.
Manutenção

Normalmente se vê carregar o Hi-lift no lado externo do veiculo expondo o equipamento a poeira, chuva e barro, o que danifica e enferruja o equipamento. Existe um kit com capa para levar o equipamento, mas é possível fazer uma capa para acondicioná-lo e com isso evitando a sujeira que pode danificar o equipamento. Após usar lavar bem e utilizar sabão pra retirada do sal ou lama e lubrificar todo o mecanismo. O revendedor Hi-lift vende molas e pinos novos, para serem trocados com determinado tempo de uso e manter o funcionamento perfeito do equipamento. Além de disponibilizar os acessórios como: B (Lift-mate), C (Base), D (Corrente e gancho de levantamento), E (kit de reparo) e demais acessórios da marca.


Sérgio Holanda

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br