domingo, 21 de junho de 2009

Notícias do Mundo Off Road...Rally Mitsubishi MotorSport - Sudeste

Mitsubishi MotorSport – Sudeste

Foi realizado ontem o Rally de regularidade patrocinado pela Mitsubishi e teve como principal atração o trajeto que exigiu muito dos veículos em termos de resistência, além de uma navegação bastante técnica.

Com o resultado da terceira etapa a classificação do campeonato ficou a seguinte:

Graduados (Piloto / Navegador):

1º Luciano Azzi / Theo Guardiano – Pajero Full Florianópolis - SC
2º Welson Vieiria / Roberto Pozzani – Pajero Full Campinas - SP
3º Ernesto Kabashima / Luiz Paiva – Pajero TR4 - SP
4º Alfredo Turcatto / Camilo Turcatto – Pajeto TR4R - SP
5º Antônio Rezende/ Antônio Junior – Pajero TR4 – Goiânia - GO

Turismo:

1º Cássio Zschoerper /Rui Carlos – Pajero TR4 – São Bento do Sul - SC
2º Marcello Ladeira / Farley Miranda – Pajero Sport – Nova Lima - MG
3º Ricardo Ramos / Alexandre Lanz – L200 Sport - SP
4º Rodrigo Diener / Mauro Ribeiro – Pajero TR4 - São Bento do Sul - SC
5º Jeferson Plothow / Anderson Muehbauer – Pajero TR4 - São Bento do Sul – SC

A próxima etapa do MMS será em Curitiba dia 01 de Agosto.

Atualmente o MMS está passando por uma adaptação na forma de aferição do rally, o que deixou alguns participantes indignados a ponto de não participarem desta etapa. As medições do Rally eram feitas por fotocélulas nos pontos de aferição ou PC (posto de controle), mas a cerca de três anos um novo sistema vem sendo utilizado em rallys e é baseado em GPS (traduzindo: Sistema de Posição Global), denominado Rastro pela Totem (empresa fabricante de equipamentos de medição para rally), mas que oferece uma linha de abrangência maior, o que faz algumas leituras equivocadas, segundo alguns participantes. Com isso a perda de um PC significaria a impossibilidade de se ganhar um lugar no pódio, mas com o sistema Rastro, sem a fotocélula para marcar com precisão a passagem do veículo, alguns pilotos seriam beneficiados pelo erro.Segundo um dos participantes do MMS que não foi à prova de BSB, “deveria ser um sistema de apuração hibrido, até que o Rastro se mostrasse perfeito”.

Como este tipo de aferição é a tendência mundial e já faz parte da maioria dos campeonatos de rally, certamente os corredores terão que se adaptar ao sistema. Enquanto isso os pilotos e navegadores devem estar, o máximo possível, antenados as novidades tecnológicas que acompanham o mundo do rally, como sistemas de aferição e sistemas de apoio ao piloto e navegador. Destacamos o Sistema de Auxilio a Navegação em Rallys Nav4Palm, desenvolvido pela empresa SiteWare, sendo utilizado em Palms com sistema operacional PalmOS e aparelhos com Windows Móbile/Smartphones da Nokia.

Sérgio Holanda

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br