domingo, 24 de maio de 2009

Novidade no mercado 4x4...


Uma matéria sobre o Novo RAV 4 da TOYOTA.


A TOYOTA lançou para o mercado 2009 o modelo SUV (compacto) RAV4 Automático com motor diesel, modelo D-4D D-CAT 150, com 150 cv em um motor 2.2 litros de 34kgmf. Dotado de sistema 4x4 inteligente de ação imediata e controlado eletronicamente. Com essa nova motorização a RAV 4 poderá enfrentar novos desafios off Road light, já que não é dotada de reduzida, mas com o novo torque disponível a 900rpms consegue força suficiente para enfrentar dunas e areões, bem como pequenos atoleiros e erosões com ajuda do seu sistema de tração, que identifica a necessidade individual de cada roda de tracionar ou travar. Este novo propulsor, além da ótima potência gerada, ainda está acima dos padrões internacionais de normas não poluentes, passando o propulsor do VW Tiguan em emissões inferiores e ainda sendo 10% mais econômico.

A RAV 4 também traz duas novidades, a primeira é o crescente comercio de veículos SUVs (compactos) 2WD, a Toyota lançou a RAV 4 2WD com o novo motor a gasolina Valvematic, que aposenta o VVT-i, mais potente e menos poluente que o anterior. Esta versão virá com câmbio de seis marchas manual. Falando em Câmbio o modelo AWD com motor a gasolina virá com o novo câmbio Multidrive –S, com numero infinito de relações, tendo um botão para condução Sport e ainda um sistema seqüencial de sete velocidades, permitindo assim ao motorista escolher que marcha utilizar. O modelo com propulsor a diesel pode vir com câmbio mecânico de seis marchas ou automático de seis velocidades.

Não estando disponível no modelo a diesel o câmbio Multidrive – S, a Toyota disponibiliza ao modelo diesel de câmbio automático o sistema Sports Direct Shift, que através do controle de volume de diesel injetado no motor, controla também o sistema de transmissão downshift, deixando-o extremamente rápido e melhorando o desempenho do veículo.

As mudanças no novo modelo não foram apenas no sistema propulsor e mecânico em geral, mais no visual externo e interno. Rodas R18, cromados, sistemas de controles, HDD, câmera na traseira e visor no retrovisor e diversas outras mudanças. Colocar um veículo desses para fazer um pequeno passeio off Road não é para qualquer um, mas certamente será um grande passeio.

Sérgio Holanda

3 comentários:

Anônimo disse...

Excelente materia Serjão!! Será que a toyota não emprestaria alguns destes para "testar" na Transamazônica 2010 ?? :))))

Unknown disse...

Com um Lift de pelo menos 3,5", snorkel e um guincho 9500lbs iria muito bem!!! e com conforto de sobra!!!

SIL TWEETER disse...

Tá bem incrementado e contagiante esse Blog, tá Perfeito!!!
Bjs

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br