
Sil Tweeter: Queria que comentasse sobre "TRINCAS " em rodas. Visualmente nem sempre conseguimos detectar a profundidade. Estou vendo pra comprar um 4rodas seminovas pra a TR4. Bj
Resposta:
Tweeter,
As rodas mais indicadas para uso off Road, corridas e esportes que produzam grandes impactos são as rodas de ferro, que não apresentam o perigo de quebra como as rodas de magnésio ou alumínio. No seu caso como é rally de regularidade, não existem muitos obstáculos e em velocidade, que venham a provocar um forte choque nas rodas, podendo, assim, utilizar rodas esportivas. Quanto às trincas, quando não são visíveis, somente com um estudo em maquinário especializado, como ultra-som ou raio-x é possível identificar micro-trincas e a as profundidades das mesmas.
As atuais rodas esportivas são fabricadas com alto grau de resistência em sua liga, bem como a maleabilidade da mesma, criando um equilíbrio entre dureza e tenacidade. Quando a trinca é relativamente profunda, mas não visível diretamente, devemos encher o pneu sem câmara e afundar o conjunto, como se faz para se detectar o furo no pneu e observar se existem bolhas saindo em algum lugar da roda, o que configuraria uma trinca.
Abraços,
Sérjão
As rodas mais indicadas para uso off Road, corridas e esportes que produzam grandes impactos são as rodas de ferro, que não apresentam o perigo de quebra como as rodas de magnésio ou alumínio. No seu caso como é rally de regularidade, não existem muitos obstáculos e em velocidade, que venham a provocar um forte choque nas rodas, podendo, assim, utilizar rodas esportivas. Quanto às trincas, quando não são visíveis, somente com um estudo em maquinário especializado, como ultra-som ou raio-x é possível identificar micro-trincas e a as profundidades das mesmas.
Abraços,
Sérjão
Pergunta:
Sil Tweeter: Gostaria que explanasse sobre VIDA ÚTIL" dos pneus e tirasse uma dúvida. O Mud da BF, posso ir rodando no asfalto qdo tiver competição ou só devo usar na competição propriamente? Bj
Resposta:
a vida útil de um pneu é baseada em diversos fatores, desde o modelo até os fatores externos e humanos. Poderíamos destacar alguns fatores que envolvem a VIDA ÚTIL dos pneus:
Fatores de construção – Existem diversos tipos de modelos de borracha, vulcanização e montagem. Neles podemos destacar a qualidade da borracha, quantidade de proteções na construção da lateral, quantidade de fios de aço utilizados, etc. Resumindo: os tipos de processo de construção de um pneu afetam sua durabilidade.
Fatores externos – Buracos, erosões, asfalto desgastado, pedras, temperatura do solo, entre outros fatores que influenciam na durabilidade do pneu.
Fator Humano – A manutenção correta dos pneus salvaguardando sua durabilidade. Alinhamento, cambagem, balanceamento, rodízio, calibração, troca de amortecedores, buchas e molas no período correto, utilização do tipo de rodagem correta para o tipo de solo e todos os fatores ligados diretamente a condição humana, incluindo até a forma de se conduzir o veículo.
Fator Pneu X Solo – Se nós possuímos um veículo que ande a maior parte do tempo no asfalto devemos utilizar o perfil correto para asfalto, se na verdade nosso maior trajeto for em estradas de terra devemos utilizar pneus com perfil para este tipo de solo, não só pela aderência maior, mas também pelo desgaste projetado para o tipo de solo. Se utilizarmos pneus de asfalto em estradas de chão na maior parte do tempo este terá um desgaste acentuado, reduzindo assim sua vida útil e vice e versa.
Em relação aos pneus MUDs da BF, sim você pode utilizá-los no asfalto, embora projetados para uso acima de 70% off Road, estes pneus são resistentes e não desgastam tão rápido. Tanto que muitos utilizam no dia-a-dia, evitando assim um segundo jogo de pneus, claro que os tendo como segundo jogo sua durabilidade será bem maior, não excedendo os 5 anos de validade da data de fabricação de cada pneu. O inconveniente de rodar com estes pneus será um maior consumo de combustível, maior desconforto sonoro, uma vez que produzem barulho ao rodar no asfalto, maior desgaste das peças de suspensão como pivôs e buchas (devido a sua área maior de contato com o solo e dureza, transferindo as irregularidades ao conjunto de suspensão) e dependendo do modo de condução desgaste prematuro do sistema de embreagem e até mesmo quebra do sistema de transmissão, uma vez que não fora projetado para este tipo de pneu e dimensão, visto que a maioria dos proprietários utiliza pneus maiores (mais largos) do que o recomendado pela fabrica. Para evitar estes problemas o usuário deverá se acostumar com uma nova tocada ao conduzir o veículo, evitando principalmente arrancadas bruscas.
Abrs,
Sérjão
Fatores de construção – Existem diversos tipos de modelos de borracha, vulcanização e montagem. Neles podemos destacar a qualidade da borracha, quantidade de proteções na construção da lateral, quantidade de fios de aço utilizados, etc. Resumindo: os tipos de processo de construção de um pneu afetam sua durabilidade.
Fatores externos – Buracos, erosões, asfalto desgastado, pedras, temperatura do solo, entre outros fatores que influenciam na durabilidade do pneu.
Fator Humano – A manutenção correta dos pneus salvaguardando sua durabilidade. Alinhamento, cambagem, balanceamento, rodízio, calibração, troca de amortecedores, buchas e molas no período correto, utilização do tipo de rodagem correta para o tipo de solo e todos os fatores ligados diretamente a condição humana, incluindo até a forma de se conduzir o veículo.
Em relação aos pneus MUDs da BF, sim você pode utilizá-los no asfalto, embora projetados para uso acima de 70% off Road, estes pneus são resistentes e não desgastam tão rápido. Tanto que muitos utilizam no dia-a-dia, evitando assim um segundo jogo de pneus, claro que os tendo como segundo jogo sua durabilidade será bem maior, não excedendo os 5 anos de validade da data de fabricação de cada pneu. O inconveniente de rodar com estes pneus será um maior consumo de combustível, maior desconforto sonoro, uma vez que produzem barulho ao rodar no asfalto, maior desgaste das peças de suspensão como pivôs e buchas (devido a sua área maior de contato com o solo e dureza, transferindo as irregularidades ao conjunto de suspensão) e dependendo do modo de condução desgaste prematuro do sistema de embreagem e até mesmo quebra do sistema de transmissão, uma vez que não fora projetado para este tipo de pneu e dimensão, visto que a maioria dos proprietários utiliza pneus maiores (mais largos) do que o recomendado pela fabrica. Para evitar estes problemas o usuário deverá se acostumar com uma nova tocada ao conduzir o veículo, evitando principalmente arrancadas bruscas.
Abrs,
Sérjão
2 comentários:
Изумительная статья, как скоро ожидается поступление нового материала и вообще стоит ожидать ?
Thanks for comments!!!
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