quinta-feira, 21 de maio de 2009

Animais Selvagens...Saibam o que poderão encontrar.




Animais Selvagens.


Em uma expedição a região Amazônica, mesmo andando em estradas principais e em áreas já devastadas, existe perigos, entre eles os animais selvagens. Não se iludam de que os animais estão somente no meio da mata, até porque com a pecuária existe alimento mais próximo, rebanhos, das estradas. Além das onças existem outros animais selvagens que podem ser mortais, por isso este post é dedicado a apresentar quais os animais que oferecem perigo e como devemos evitar para entrar em contato com eles.


Os principais animais selvagens perigosos que podemos encontrar na região amazônica são:



- Onça. O mais temido de todos os carnívoros do Brasil. Na família dos Felinos temos também a onça preta (jaguar) e a Suçuarana (pouco menor que a onça pintada). Estes animais caçam de dia e a noite, oferecem risco real a um aventureiro desavisado. Em uma expedição este ano, foram fotografadas pegadas ao redor de um acampamento na BR 319, além de marcas de patas em um dos veículos. Em nossa expedição (2009), na BR 319, pernoitando no sítio do Chicão, escutamos de madrugada um rosnado forte de onça e latido dos cães do sítio. Ano passado (2008) em algumas ocasiões no trecho entre Itaituba e Jacareacanga cruzamos com onças pretas na estrada. Este trecho é conhecido por ter muitas onças e este ano, próximo a um parque Nacional fotografamos pegadas, por isso é um trecho perigoso de se acampar. Sempre estar em grupo, ficar atento ao escurecer e estando sozinho e em um grupo pequeno dormir dentro dos veículos e na 319 nas torres da Embratel.






- Jacaré. Tem em média 2 metros de comprimento, mas pode chegar até 5 metros, quando se sente ameaçado ataca, então é observar nas lagoas onde se queira tomar banho. Em 2008 vimos jacarés na beira de alguns riachos na BR 319. Observar bastante, caso precise entrar em algum igarapé, lagoa, ou riacho. Normalmente não são agressivos, mas quando se sentem ameaçados atacam.




- Sucuri. Por não ser venenosa não estão no post de animais peçonhentos. Podendo chegar a mais de 8 metros as Sucuris podem engolir um homem, matam por estrangulamento e quebram os ossos de suas vitimas, para podê-las engolir. Vejam uma Sucuri atacando um Jacaré neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=0h-F6NwrWK0&feature=related. Muito cuidado ao entrar nos alagados, mato alto nas proximidades dos alagados. Elas normalmente ficam em locais próximo aos rios, lagoas e alagados.




- Candiru. Dizem que é raro, mas de qualquer forma devemos seguir as regras para evitar problemas graves. O candiru é um micro-peixe da região amazônica que pode entrar em seu canal urinário, anus ou vagina. Não se deve tomar banho sem roupa, urinar dentro d’água somente se estiver de roupa, defecar jamais. O candiru irá alojar-se em seu corpo como um parasita, crescendo, já que se alimenta de sangue e tecido (conhecido como peixe vampiro), embora os casos médicos mostrem que ele não sobrevive no interior do corpo humano, mas o tempo em que se aloja e começa a se alimentar criará uma infecção que leva a morte. O seu formato e seus espinhos não permitem que saia. Por isso somente por intervenção cirúrgica, ou através de um chá feito com uma planta da região amazônica podem retirar, mas normalmente já existe uma infecção, levando na maioria das vezes à morte.



Sérjão

Fonte de pesquisa: Diversos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Na construção de Transamazônica foram mortas cobras de 20 a 30 mts e eram reportagens de capa de revistas da época!!!

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br