quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Correio Técnico...Equipamentos - Guincho Parte 4


DICAS DE USO E GERAL:



- Guinchos elétricos esquentam normalmente com o uso. Confira a temperatura colocando a mão, sem as luvas, na carcaça do motor. Se não conseguir segurá-lo, é porque o equipamento está perto do limite. Deixe esfriar.

- Use sempre luvas de couro para manusear o cabo de aço, porque fios soltos podem ferir seriamente suas mãos. Jamais acione o guincho segurando o cabo muito próximo da entrada do carretel, menos ainda durante o resgate. Mantenha as pessoas distantes do cabo e dos veículos envolvidos no resgate.

- Somente pessoas com conhecimento devem manusear o equipamento.

- Ao procurar um ponto de ancoragem como uma árvore, por exemplo, escolha uma o mais à frente e distante possível do guincho. Isso vai tirar bastante cabo do carretel, o que ajuda no desempenho do equipamento, que tem rendimento máximo na primeira camada de cabo.

- O ponto de ancoragem deve suportar o peso do conjunto mais empuxo.

- Nunca desenrole o guincho por completo, deixe, entretanto cinco ou seis voltas enroladas, para que o parafuso de fixação do cabo não rompa com o primeiro puxão. - Alguns guinchos possuem um colete que é colocado no cabo para evitar que ao partir sai voando, caso não possua este acessório coloque um tapete do carro, pedaço de lona, ou qualquer objeto que faça peso o cabo de aço. Ele será esticado sob grande esforço, e se arrebentar poderá chicotear para todo lado.- O cabo deve ser recolhido acionando-se o guincho de forma intermitente, ou seja, em períodos de aproximadamente 20 segundos, com um curto intervalo para recomeçar. Alivie o peso do veículo, tire passageiros e se preciso, retire parte da carga.- Não uma regra, mas é bom que a operação de resgate seja feita sempre em duas pessoas. Enquanto uma manipula o cabo, com as luvas, e monitora o recolhimento no carretel, a outra conduz o veículo em primeira marcha reduzida. - Se for utilizar um veículo como apoio para puxar outro acione os freios e coloque calços nos pneus. Se possível utilize outro veículo como ancora.

- Não tracione o veículo utilizando o guincho, isso danificará o equipamento.

- Nunca use o cabo como cinta para puxar outro veículo, isso danifica o freio do guincho.

- O cabo deve estar sempre bem enrolado e sem farpas. Estas são sinais de esforço excessivo e podem ocasionar rupturas. Enrolar o cabo do guincho é uma tarefa árdua, mas necessária.

- Mantenha o cabo de aço sempre limpo. Utilize água com pressão. Estique todo o cabo e recolha novamente, mantendo-o com tensão para que as espirais inferiores não fiquem com pressão menor que as superiores. E utilize óleo tipo WD40 para evitar oxidação.

- Certifique-se que o controle remoto (no caso dos guinchos elétricos e hidráulicos) esteja dentro do carro com os contatos limpos.

- Sempre Teste o guincho antes de pegar uma trilha.

- Quanto mais cabo no rolo, menor a força de tração disponível do guincho. Quanto mais desenrolado o cabo, mais força você terá do guincho, apesar de uma velocidade menor.

- Nunca troque o cabo do seu guincho por outro maior ou menor. Isso altera todas as características do guincho, diminuindo a sua vida útil.

- Nunca faça um laço com o cabo de aço ao redor de uma árvore, pois isto poderá danificá-la e até matá-la. Use uma cinta larga e depois prenda o gancho do guincho no gancho da cinta.

- Se for usar uma patesca, lembre-se que o ponto de ancoragem no veículo deverá ser coerente com o esforço. O ponto de ancoragem deve ser feito no chassis, evitando que rompa durante o esforço.

- Se o motor do seu guincho elétrico aquecer (coloque a mão em cima e conte até 10. Se você conseguir suportar o calor, a temperatura não está alta o suficiente para queimar o guincho) pare imediatamente e aguarde o resfriamento.

- Em guinchos hidráulicos, monitore a temperatura do óleo. Caso a temperatura suba, deixe o guincho “descansando” até a temperatura voltar ao normal. Ideal ter radiador de óleo.

- O cabo do guincho funciona como fusível, ou seja, se você ultrapassar a força especificada do guincho e este estiver bem ancorado, o resultado será a ruptura do cabo. Fique atento a oscilações e barulhos estranhos quando estiver usando o guincho de forma extrema.

- Faça testes com seu guincho. Lembre-se de sempre estar ouvindo o barulho do seu guincho enquanto ele estiver operando. Familiarize-se com o som dele ao puxar uma carga leve e uma carga pesada, e sons causados por trações em ângulos. Ao fazer isto, logo você estará mais confiante ao utilizar o seu guincho e ele se tornará uma ferramenta natural para você. Sabendo quando ele está trabalhando dentro dos limites.

- O gancho na ponta também precisa ser compatível com a capacidade do guincho e, de preferência, estar protegido por uma capa de aço.

- Assim que sair do atoleiro pare imediatamente o veículo, evitando atropelar o cabo do guincho.

- Para aumentar a força do seu guincho e com isso não forçá-lo basta utilizar uma patesca. Patesca é uma polia, cuja função é dobrar a força do seu guincho. Se, por um lado ela dobra a força, por outro ela diminui pela metade a velocidade do sistema. A patesca serve ainda para ancorar o gancho do guincho, facilitando a operação e alinhando o cabo com o local da âncora.

- A patesca é um instrumento fundamental para quem tem um guincho. Com ela você diminui o esforço do guincho e pode lhe ajudar a formar ângulos retos quando não há grandes opções de ancoragem. Tenha sempre um kit de resgate completo para guinchos.Sempre que possível utilize a patesca para reduzir o esforço do guincho, reduz a velocidade, é verdade, mas aumenta-se a força e reduz a possibilidade de quebra por esforço.

- Caso fique atolado em um local onde não existe ponto de ancoragem, cave um buraco, enterre seu estepe e prenda o cabo de aço nele. Com isso tens um ponto de ancoragem. Existem ancoras com essa função.

- Guinchos equipados com guias roletadas podem puxar de várias direções (recomenda-se 45 graus à esquerda ou à direita do eixo longitudinal do veículo). Puxe em ângulo apenas para alinhar o veículo, caso contrário você poderá danificar componentes estruturais do veículo e causar excesso de carga nas extremidades do guincho.

- O cabo precisa suportar todo o esforço transmitido a ele. Geralmente, esse cabo é vendido junto com o guincho, na dimensão ideal para o equipamento adquirido. Portanto, não se preocupe muito (exceto se o seu guincho estiver usando um cabo que não seja o original).


Sérgio Holanda
Parte 4

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