CABOS E ACESSÓRIOS
Cabo de Aço
Os guinchos vêm normalmente com cabos de aço, estes com a bitola de acordo com as características dos guinchos, uma vez que servem como fusível e se estão novos e rompem é porque a carga que foi exposta é superior e sua capacidade, bem como a do Guincho. Veja uma tabela de referência de medidas:
Cabo de AçoOs guinchos vêm normalmente com cabos de aço, estes com a bitola de acordo com as características dos guinchos, uma vez que servem como fusível e se estão novos e rompem é porque a carga que foi exposta é superior e sua capacidade, bem como a do Guincho. Veja uma tabela de referência de medidas:
Capacidade do Guincho Diâmetro do cabo
7500kg 7/16”
6800kg 7/16”
5440kg 3/8”
4080kg 5/16”
3630kg 5/16”
2720kg 5/16”
Manutenção do cabo de aço.
- Sempre que utilizar o cabo ao retornar para a garagem desenrole completamente, lave com jato forte e de preferência passe uma bucha com sabão no cabo e no carretel.
- Antes de enrolar aplique micro óleo, tipo WD40 em todo o cabo e no carretel.
- Ao utilizar evite dar voltas ou deixá-lo entortar, isso danifica o cabo.
- Caso o cabo esteja com alguns dos fios partidos está na hora de trocar.
- Após um passeio pela praia faça o procedimento de limpeza, mesmo sem ter utilizado, uma vez que o sal presente no ar na proximidade do mar irá enferrujar o cabo.
- Sempre utilize a bitola do cabo recomendado pelo fabricante, nem maior nem menor.
Identificando a hora da troca do cabo de aço.
Devemos observar os seguintes itens que indicam a hora de trocar o cabo de aço:
- Rompimento dos arames, ou fios;
- Desgaste do arame. Os arames se desgastam e quando esse desgaste for superior a 1/3 do seu diâmetro está na hora de trocar;
- Se houver dobra acentuada ou esmagamento está na hora de trocar;
- Corrosão do cabo.
Na troca do cabo de aço devemos utilizar o que é indicado pelo fabricante do guincho. Existem tipos diferentes de cabo de aço, a saber:
AF/AFA (Alma de Fibra)........Maior flexibilidade e menor resistência à traçãoAA e AACI (Alma de Aço).....Menor flexibilidade e maior resistência à traçãoAcabamento dos cabos.........Polidos, galvanizados e inoxidáveis
Utilize sempre o que for indicado pelo fabricante do guincho.

Cabo Sintético
O avanço da indústria química possibilitou o aparecimento de diversas fibras sintéticas, como polipropileno e a poliamida (nylon), utilizadas há anos na fabricação de cabos de reboques na indústria naval. Na ultima década, os cabos de poliéster têm substituído os cabos de aço com grandes vantagens.
A principal vantagem é a maleabilidade e o peso, além da elasticidade. Como exemplo um cabo sintético de 200m tem a mesma capacidade de catenária de 11m que um cabo de aço de 500m.
Vantagens do cabo sintético:
- Sua utilização, não oferece perigo em caso de ruptura, uma vez que não tem a tendência de ricochetear, apenas recolhe e cai no chão. Com isso se evita o grande perigo dos cabos de aço, que é a possibilidade de cortes profundos ou até mesmo a decapitação de alguém próximo;
- Um cabo sintético de 5/16” tem mais resistência que um cabo de aço, com aproximadamente 6.500kg de resistência, contra 4.080kg de margem de segurança de um cabo de aço.
- Uma peça de 30m pesa em torno de 2kg, contra mais de 6kg do cabo de aço de 5/16”. Menos esforço pro guincho.
- Maior flexibilidade;
- A elasticidade auxilia o equipamento na hora do reboque;
- Flutua;
- Resistente ao desgaste e fadiga;
Desvantagens:
- Precisa ter cuidado para não deixar o cabo atritar contra superfícies cortantes, como pedras, pára-choques, peças metálicas, ou qualquer coisa abrasiva que danifica o cabo;
- O cabo, mesmo os revestidos com poliuretano e com proteção contra raios ultravioletas, quando fica muito tempo expostos ao sol perdem sua resistência. Isso pode ser evitado com uma proteção contra os raios do sol.
- Preço elevado em relação ao cabo de aço.
Acessórios
Para auxiliar no uso dos guinchos existem diversos acessórios que devemos ter a mão. Estes são, às vezes, tão importantes quanto o guincho, pois sem eles muitas vezes ficam sem poder utilizar o equipamento de forma correta e eficaz.
Relação de Acessórios no mercado 4x4:
- Âncora: utilizada em locais onde não existem pontos de ancoragem para prender o cabo e ter apoio para laçar o cabo de aço. Na falta o estepe pode servir com âncora.
- Patesca: utilizada para aumentar a força do seu guincho e com isso não forçá-lo e ajuda a formar ângulos retos quando não há grandes opções de ancoragem, além de extremamente útil na ancoragem.
- Clips ou manilhas: Utilizados para amarração no veículo com as cintas; amarração entre as cintas e cabos de aço; amarração com patesca; etc.
- Ganchos: utilizados para prender cintas, cabos de aço, cabo do guincho, etc.
- Cintas: Além de serem utilizadas para rebocar veículos com mais eficiência que cabos de aço, são extremamente úteis para os guinchos. Na hora de se fazer uma laçada em uma arvore e não danificá-la usamos cintas e não o cabo de aço para envolver a arvore.
- Pontos de Apoio: normalmente os veículos 4x4 possuem pontos de apoio, onde se prende as cintas de reboque, cabo do guincho, etc. Caso não possua em seu veículo é indispensável a colocação.
- Correntes de aço: quando se precisa fazer um resgate mais pesado ligando o veículo a um trator ou auxiliando o guincho e eHi-lift.
- Luvas: luvas de couro para evitar cortes e machucados ao lidar com os equipamentos de resgate e principalmente ao manusear o cabo do guincho.
- Prancha de desatolagem: extremamente útil para criar uma parte solida e frente dos pneus e auxiliar o guincho no deslocamento do veículo.
- Cabo de aço extra: para aumentar a distância de ação do guincho e auxiliar no reboque.
- Sistema de Controle para duas baterias: sistema eletrônico que controla duas baterias ao mesmo tempo, levando carga para a que está precisando e colocando as duas em ação quando o guincho requisita. Este equipamento é extremamente útil para trilhas pesadas em que se utiliza muito o guincho elétrico.
- Cabo de conexão para duas baterias: para ligar duas baterias e melhorar o desempenho do guincho elétrico.
- Controle remoto sem fio: evita ficar próximo ao equipamento e bem longe da área de ricochete do cabo de aço.
- Capa protetora: utilizada para proteger o guincho das intempéries enquanto estiver sem utilização, ou seja, a maior parte do tempo.
- Hi-Lift: as vezes o guincho precisa de uma “mãozinha” para soltar o veículo de um lamaçal e tento o apoio no solo para calçar o Hi-Lift e com isso desgrudar o veículo o guincho irá puxá-lo com mais facilidade.
Conclusão
Nem um veículo dito off Road e que realize aventuras será um veículo completo de uso fora de estrada sem que possua um guincho. Este equipamento pode salvar seu veículo em determinadas ocasiões e por isso é o equipamento de resgate essencial a um 4x4.
Espero através dessa série de posts ter tirado a maioria das dúvidas dos leitores, mas acima de tudo mostrado com é importante a presença deste equipamento em um veículo de aventuras, principalmente para os que se aventuram solitariamente pelas trilhas da emoção.
Qualquer dúvida, esclarecimento ou complemento a matéria é só entrar em contato pelo duvidas@transamazonicachallenge.com.br
Sérgio Holanda
7500kg 7/16”
6800kg 7/16”
5440kg 3/8”
4080kg 5/16”
3630kg 5/16”
2720kg 5/16”
Manutenção do cabo de aço.
- Sempre que utilizar o cabo ao retornar para a garagem desenrole completamente, lave com jato forte e de preferência passe uma bucha com sabão no cabo e no carretel.
- Antes de enrolar aplique micro óleo, tipo WD40 em todo o cabo e no carretel.
- Ao utilizar evite dar voltas ou deixá-lo entortar, isso danifica o cabo.
- Caso o cabo esteja com alguns dos fios partidos está na hora de trocar.
- Após um passeio pela praia faça o procedimento de limpeza, mesmo sem ter utilizado, uma vez que o sal presente no ar na proximidade do mar irá enferrujar o cabo.
- Sempre utilize a bitola do cabo recomendado pelo fabricante, nem maior nem menor.
Identificando a hora da troca do cabo de aço.Devemos observar os seguintes itens que indicam a hora de trocar o cabo de aço:
- Rompimento dos arames, ou fios;
- Desgaste do arame. Os arames se desgastam e quando esse desgaste for superior a 1/3 do seu diâmetro está na hora de trocar;
- Se houver dobra acentuada ou esmagamento está na hora de trocar;
- Corrosão do cabo.
Na troca do cabo de aço devemos utilizar o que é indicado pelo fabricante do guincho. Existem tipos diferentes de cabo de aço, a saber:
AF/AFA (Alma de Fibra)........Maior flexibilidade e menor resistência à traçãoAA e AACI (Alma de Aço).....Menor flexibilidade e maior resistência à traçãoAcabamento dos cabos.........Polidos, galvanizados e inoxidáveis
Utilize sempre o que for indicado pelo fabricante do guincho.

Cabo Sintético
O avanço da indústria química possibilitou o aparecimento de diversas fibras sintéticas, como polipropileno e a poliamida (nylon), utilizadas há anos na fabricação de cabos de reboques na indústria naval. Na ultima década, os cabos de poliéster têm substituído os cabos de aço com grandes vantagens.
A principal vantagem é a maleabilidade e o peso, além da elasticidade. Como exemplo um cabo sintético de 200m tem a mesma capacidade de catenária de 11m que um cabo de aço de 500m.
Vantagens do cabo sintético:
- Sua utilização, não oferece perigo em caso de ruptura, uma vez que não tem a tendência de ricochetear, apenas recolhe e cai no chão. Com isso se evita o grande perigo dos cabos de aço, que é a possibilidade de cortes profundos ou até mesmo a decapitação de alguém próximo;
- Um cabo sintético de 5/16” tem mais resistência que um cabo de aço, com aproximadamente 6.500kg de resistência, contra 4.080kg de margem de segurança de um cabo de aço.
- Uma peça de 30m pesa em torno de 2kg, contra mais de 6kg do cabo de aço de 5/16”. Menos esforço pro guincho.
- Maior flexibilidade;
- A elasticidade auxilia o equipamento na hora do reboque;
- Flutua;
- Resistente ao desgaste e fadiga;
Desvantagens:
- Precisa ter cuidado para não deixar o cabo atritar contra superfícies cortantes, como pedras, pára-choques, peças metálicas, ou qualquer coisa abrasiva que danifica o cabo;
- O cabo, mesmo os revestidos com poliuretano e com proteção contra raios ultravioletas, quando fica muito tempo expostos ao sol perdem sua resistência. Isso pode ser evitado com uma proteção contra os raios do sol.
- Preço elevado em relação ao cabo de aço.
AcessóriosPara auxiliar no uso dos guinchos existem diversos acessórios que devemos ter a mão. Estes são, às vezes, tão importantes quanto o guincho, pois sem eles muitas vezes ficam sem poder utilizar o equipamento de forma correta e eficaz.
Relação de Acessórios no mercado 4x4:
- Âncora: utilizada em locais onde não existem pontos de ancoragem para prender o cabo e ter apoio para laçar o cabo de aço. Na falta o estepe pode servir com âncora.
- Patesca: utilizada para aumentar a força do seu guincho e com isso não forçá-lo e ajuda a formar ângulos retos quando não há grandes opções de ancoragem, além de extremamente útil na ancoragem.
- Clips ou manilhas: Utilizados para amarração no veículo com as cintas; amarração entre as cintas e cabos de aço; amarração com patesca; etc.- Ganchos: utilizados para prender cintas, cabos de aço, cabo do guincho, etc.
- Cintas: Além de serem utilizadas para rebocar veículos com mais eficiência que cabos de aço, são extremamente úteis para os guinchos. Na hora de se fazer uma laçada em uma arvore e não danificá-la usamos cintas e não o cabo de aço para envolver a arvore.
- Pontos de Apoio: normalmente os veículos 4x4 possuem pontos de apoio, onde se prende as cintas de reboque, cabo do guincho, etc. Caso não possua em seu veículo é indispensável a colocação.
- Correntes de aço: quando se precisa fazer um resgate mais pesado ligando o veículo a um trator ou auxiliando o guincho e eHi-lift.
- Luvas: luvas de couro para evitar cortes e machucados ao lidar com os equipamentos de resgate e principalmente ao manusear o cabo do guincho.
- Prancha de desatolagem: extremamente útil para criar uma parte solida e frente dos pneus e auxiliar o guincho no deslocamento do veículo.- Cabo de aço extra: para aumentar a distância de ação do guincho e auxiliar no reboque.
- Sistema de Controle para duas baterias: sistema eletrônico que controla duas baterias ao mesmo tempo, levando carga para a que está precisando e colocando as duas em ação quando o guincho requisita. Este equipamento é extremamente útil para trilhas pesadas em que se utiliza muito o guincho elétrico.- Cabo de conexão para duas baterias: para ligar duas baterias e melhorar o desempenho do guincho elétrico.
- Controle remoto sem fio: evita ficar próximo ao equipamento e bem longe da área de ricochete do cabo de aço.- Capa protetora: utilizada para proteger o guincho das intempéries enquanto estiver sem utilização, ou seja, a maior parte do tempo.
- Hi-Lift: as vezes o guincho precisa de uma “mãozinha” para soltar o veículo de um lamaçal e tento o apoio no solo para calçar o Hi-Lift e com isso desgrudar o veículo o guincho irá puxá-lo com mais facilidade.
Conclusão
Nem um veículo dito off Road e que realize aventuras será um veículo completo de uso fora de estrada sem que possua um guincho. Este equipamento pode salvar seu veículo em determinadas ocasiões e por isso é o equipamento de resgate essencial a um 4x4.
Espero através dessa série de posts ter tirado a maioria das dúvidas dos leitores, mas acima de tudo mostrado com é importante a presença deste equipamento em um veículo de aventuras, principalmente para os que se aventuram solitariamente pelas trilhas da emoção.
Qualquer dúvida, esclarecimento ou complemento a matéria é só entrar em contato pelo duvidas@transamazonicachallenge.com.br
Sérgio Holanda

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