domingo, 17 de janeiro de 2010

DAKAR 2010...

Dakar 2010

Apesar da crise mundial de 2008/2009, que chegou a tirar momentaneamente o maior team da competição, oficialmente a Mitsubishi havia declarado em fevereiro de 2009 que iria abandonar o Dakar por questões financeiras, mas que para a alegria de sua torcida e pelo bem maior do esporte voltou atrás e brigou no Top 10 de 2010.


Centenas de milhões de dólares em retorno para os países que abrigaram o Dakar, cerca de metade dos inscritos chegaram ao final, fotos espetaculares em locais que mais parecem outros planetas, alegrias, disputas acirradas até o último segundo, tristeza com a morte de uma expectadora, acidentes que tiraram grandes pilotos da competição, primeiro carro movido a etanol participando de uma competição como o Dakar, entre muitas outras imagens fantásticas do Dakar 2010.
.

Para o Brasil o Dakar 2010 foi muito bom, com grandes pilotos entre os Top 10 na geral de carros com Spinelli. A 29ª posição geral das motos com Rodolpho Mattheis, que foi vice-campeão em sua categoria, além da 27ª colocação do carro da dupla Jean Azevedo/Emerson “Bina” Cavassin. Mauricio Neves e seu navegador no Race Touareg, dupla brasileira na maior equipe atualmente do Dakar, não conseguiram terminar o rally devido a um acidente, mas que provavelmente estaria no top 5 da geral.


Para Despres, mesmo com a limitação de ar que deixou sua KTM 690 com 450cc foi campeão, agora tricampeão no Dakar, mostrando que acima de tudo técnica vence. O hexacampeão Chagin está mais do que contente, mostrou mais uma vez que é o Rei dos Trucks e com recordes que dificilmente serão batidos, até porque com apenas 47 anos ainda vai correr muitos Dakar. Nos Quadris a vitória ficou aqui, o Argentino Marcos Patronelli (Yamaha) subiu ao pódio como campeão e o vice-campeonato ficou com seu irmão Alejandro.
.

Nos carros o VW Race ficou com as três primeira colocações e a sétima, faltando um veículo do team, que provavelmente ficaria entre os tops 5. O Team Hummer de Robby Gordon mostrou para que veio e o Mitsubishi Lancer Team estava lá nos Tops.



O Dakar 2010 foi pura emoção, fotos que mostram isso, vídeos que sonorizam as mais belas imagens do maior rally do mundo. Agora é esperar 2011, mas antes saber onde será realizado e começar a se programar. A expectativa é grande para saber se o Dakar ainda continua da America do Sul, vamos aguardar a resolução da ASO.

Sérgio Holanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário