domingo, 23 de agosto de 2009

Correio Técnico...Glossário

E -

Eixo cardã - O eixo cardã transmite tração da transmissão para o diferencial. Um veículo 4x4 tem pelo menos dois eixos cardã - um em direção ao diferencial frontal e outro ao diferencial traseiro.

Eixo Rígido - Eixo que sustenta as rodas e os diferenciais.
Enfraquecimento do freio - Quando esquentam pelo uso intenso ou repetido, os freios geralmente têm sua eficácia diminuída.

EAS: Eletronic Air Suspension - Serve para ajustar a altura do veículo (levantar ou abaixar), automaticamente (em relação a velocidade, quanto mais rápido mais baixo) ou manualmente. Isso pode ser muito útil se o veículo estiver com seu fundo apoiado num obstáculo (ângulo de dorso máximo). Basta dar uma levantadinha e ir em frente.

Eixo Flutuante - Usado pela maioria dos 4x4 modernos. Se o eixo quebrar, ele passa a não receber potência do motor (se você tiver bloqueio de diferencial ou autoblocante) e o veículo pode continuar em frente.

Eixo Semi-Flutuante - Típico dos 4x4 mais antigos. Se o eixo quebrar ele simplesmente pula fora o você fica sem aquela roda

F -





Facão - É o nome popular para erosão ou valeta mais profunda. O facão pode se formar por ação natural ou ser provocado pelo trânsito de veículos, que cavam inicialmente a canaleta com os pneus, deixando o lugar propício para a formação de erosões pelo efeito da chuva.

Feixe de molas - É uma peça de aço (ou uma liga) longa, chata e flexível, curvada em um arco, que se flexiona quando forças agem sobre ela. Feixes de molas, geralmente usadas em pick-ups, são montados em eixos sólidos nos veículos.

Freio a tambor - Um freio a tambor usa um invólucro em forma de tambor, geralmente feito de aço fundido, que é conectado à roda e gira com ela. Dentro do tambor, há sapatas curvas que são friccionadas ao tambor interno para brecar. Freios a tambor são simples e muitas vezes eficazes, mas menos eficientes que os freios a disco em uso pesado ou solo molhado. No contato com a lama as lonas se desgastam rapidamente, exigindo verificação imediatamente após uma trilha.
Freio Motor - Esse termo descreve a técnica de direção em que se diminui a velocidade do veículo tirando o pé do acelerador, particularmente em uma marcha menor (como primeira/reduzida). O freio do motor usa a compressão do motor e uma marcha baixa da transmissão para desacelerar o veículo.

Freios a disco - Esse tipo de sistema de freio consiste em um disco que gira à mesma velocidade que a roda a qual está ligado.

H -

Homocinética - A homocinética é um eixo articulado e rotatório usado em suspensões independentes para transmitir tração de um diferencial para uma roda.

I -

Inclinação da roda (câmber) - Em uma visão frontal do veículo, a inclinação da roda é o ângulo do pneu/roda comparado a uma linha vertical ortogonal. Quando o topo das rodas da frente está inclinado para dentro, a inclinação do veículo é negativa; quando é para fora, a inclinação é negativa.

Inclinação Lateral Máxima - É a maior inclinação em que o 4x4 pode se deslocar para frente numa encosta. Quanto mais largo o veículo maior é a inclinação. Quanto mais alto e afastado do chão, menor. Um bom exemplo é a Toyota Bandeirante que com uns 30 graus já começa a tirar as rodas do chão enquanto outros, como o Sportage, suportam 48 graus. Se você pode subir 40 graus mas não pode andar de lado a 30 graus, quer dizer que vai ter que descer de ré. Se tentar fazer a curva vai descer rolando o morro, como muita gente já descobriu... Pior de tudo é que a maioria dos inclinômetros só mede até 30 graus.

M -

Mola helicoidal - Usada em sistemas de suspensão, uma mola helicoidal consiste numa barra de metal flexível (geralmente, liga de aço) moldada em forma de espiral. Ela pode ser comprimida e estendida repetidamente, sem deformação permanente. Sua função é suportar o peso do veículo.





Multilinks, wishbones - Esses termos referem-se aos diversos componentes da suspensão, que determinam a posição das rodas e eixos e restringem seus movimentos para melhor tração e dirigibilidade. A complexa relação entre os componentes da suspensão quando se movem é chamada de geometria da suspensão.

Próximo post final do glossário.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br