quarta-feira, 22 de julho de 2009

Novidades no Mercado 4x4... Mitsubishi Pajero Dakar

MITSUBISHI PAJERO DAKAR


Foi lançada ontem oficialmente pela Mitsubishi Brasil a Pajero Dakar, que a partir de agosto estará disponível nas suas lojas autorizadas ao preço sugerido de R$ 160.000,00.

Aproveitando o marketing gerado com a participação da montadora no Rally Dakar, a Mitsubishi está importando da Tailândia a sua SUV de sete lugares e motorização já conhecida da Triton, pick-up vendido atualmente no mercado brasileiro, com 3.2 L, 165cv a 3.800 rpm, 38,1kgfm a partir dos 2.000rpm. Com 26 anos de rally e 12 anos de vitórias a Mitsubishi se faz valer no seu marketing agressivo para introduzir no mercado esta SUV de família, mas com aptidões off roads de um veículo 4x4.

O carro tem quatro opções de tração: 4x2 (uso urbano); 4x4 AWD (para uso na estrada com piso escorregadio); 4x4 com diferencial central bloqueado, para andar na lama, areia e em outras condições off-road; e 4x4 reduzida, para obstáculos mais radicais. Embora possua o mesmo sistema de tração da Pajero Full INVECS-II, mas extremamente superior ao utilizado pela Pajero Sport e Triton, não possui o sistema SS4 II (pelos menos não foi informado pela fabrica ou em pesquisas na net não existe relato sobre o sistema na Dakar). O sistema SS4 II atua em sintonia com os sistemas ASTC (que garante ótima aderência em todas as condições) e EBAC (Engine Brake Assist Control), que é acionado automaticamente sempre que o veículo encontra-se com a 4LLc selecionada em condições extremas de aclives. A incorporação deste sistema é de grande auxilio no uso off road.

A suspensão com barras estabilizadoras e braço triangular na dianteira, molas helicoidais e amortecedores telescópicos, permitem isolar a vibração do terreno da cabine de passageiros. Na traseira suspensão 3-link com molas helicoidais e amortecedores telescópicos também, permitem absorção dos impactos, conforto e desempenho superior do sistema de suspensão.

No mais é um veículo com linhas modernas, aproveitando o design da L200 Triton e com dimensões para o conforto dos passageiros e condutores. Resta andar e avaliar se realmente é uma SUV com capacidades off Road de primeira, para concorrer com a Toyota SW4 e Land Rover Discovery 3 no mercado brasileiro. Afinal “não basta ser bonita, tem que ter pedigree”, já dizia um amigo, e a Mitsubishi, que desenvolveu nos 26 anos de Dakar grandes inovações tecnológicas para seus veículos, tem de provar diante dos seus concorrentes que não é apenas marketing que vende seus veículos.


Sérgio Holanda

Um comentário:

  1. Essas Mitsubishis não aguentam fazer uma brincadeira pesada em dunas, será que essa vai ser diferente? Depois que perdi o motor de uma Pajero Sport 2.5 e fui pra uma Full 3.2 e aconteceu a mesma coisa fiquei sem credibilidade na marca. Antes das duas Pajeros andava de Toyota, mesmo a SW4 antiga tinha melhor condução que as Pajeros nas dunas. Depois comprei a Nova Hilux CD, uma alegria, mas não me adaptei muito a camionete, ai me ofereceram a Pajero Sport 2.5 AT, no primeiro passeio voltei de reboque, foram 4 km pra tirar o carro das dunas até uma estrada. Problemas que nunca passei com minhas Toyotas e um Troller que tive e como não ando em jipe clube, apenas só com minha família ou algum amigo em outro carro, foi minha sorte neste dia. Devolvi com 3 meses de uso e troquei na Full (por insistência do vendedor, que pegou minha Sport pelo preço que comprei), brinquei algumas vezes, a tração é ótima, mas na primeira forçada de motor ela esquentou. Disseram que era um problema isolado! Após 2 meses de espera me entregaram o carro, vendi e comprei uma Discovery 3, por ser mais potente que a SW4 Nova e ter mais eletrônica, só me arrependo da manutenção, por isso vou passar para patroa e comprar uma SW4. Andar nas dunas no conforto e na segurança não tem preço, mas pagar caro por um produto que só tem buniteza não dá.

    Marcio R. Pompeu
    (Arretado 4x4)

    ResponderExcluir