quarta-feira, 22 de julho de 2009

Novidades no Mercado 4x4... Mitsubishi Pajero Dakar

MITSUBISHI PAJERO DAKAR


Foi lançada ontem oficialmente pela Mitsubishi Brasil a Pajero Dakar, que a partir de agosto estará disponível nas suas lojas autorizadas ao preço sugerido de R$ 160.000,00.

Aproveitando o marketing gerado com a participação da montadora no Rally Dakar, a Mitsubishi está importando da Tailândia a sua SUV de sete lugares e motorização já conhecida da Triton, pick-up vendido atualmente no mercado brasileiro, com 3.2 L, 165cv a 3.800 rpm, 38,1kgfm a partir dos 2.000rpm. Com 26 anos de rally e 12 anos de vitórias a Mitsubishi se faz valer no seu marketing agressivo para introduzir no mercado esta SUV de família, mas com aptidões off roads de um veículo 4x4.

O carro tem quatro opções de tração: 4x2 (uso urbano); 4x4 AWD (para uso na estrada com piso escorregadio); 4x4 com diferencial central bloqueado, para andar na lama, areia e em outras condições off-road; e 4x4 reduzida, para obstáculos mais radicais. Embora possua o mesmo sistema de tração da Pajero Full INVECS-II, mas extremamente superior ao utilizado pela Pajero Sport e Triton, não possui o sistema SS4 II (pelos menos não foi informado pela fabrica ou em pesquisas na net não existe relato sobre o sistema na Dakar). O sistema SS4 II atua em sintonia com os sistemas ASTC (que garante ótima aderência em todas as condições) e EBAC (Engine Brake Assist Control), que é acionado automaticamente sempre que o veículo encontra-se com a 4LLc selecionada em condições extremas de aclives. A incorporação deste sistema é de grande auxilio no uso off road.

A suspensão com barras estabilizadoras e braço triangular na dianteira, molas helicoidais e amortecedores telescópicos, permitem isolar a vibração do terreno da cabine de passageiros. Na traseira suspensão 3-link com molas helicoidais e amortecedores telescópicos também, permitem absorção dos impactos, conforto e desempenho superior do sistema de suspensão.

No mais é um veículo com linhas modernas, aproveitando o design da L200 Triton e com dimensões para o conforto dos passageiros e condutores. Resta andar e avaliar se realmente é uma SUV com capacidades off Road de primeira, para concorrer com a Toyota SW4 e Land Rover Discovery 3 no mercado brasileiro. Afinal “não basta ser bonita, tem que ter pedigree”, já dizia um amigo, e a Mitsubishi, que desenvolveu nos 26 anos de Dakar grandes inovações tecnológicas para seus veículos, tem de provar diante dos seus concorrentes que não é apenas marketing que vende seus veículos.


Sérgio Holanda

Um comentário:

Arretado 4x4 disse...

Essas Mitsubishis não aguentam fazer uma brincadeira pesada em dunas, será que essa vai ser diferente? Depois que perdi o motor de uma Pajero Sport 2.5 e fui pra uma Full 3.2 e aconteceu a mesma coisa fiquei sem credibilidade na marca. Antes das duas Pajeros andava de Toyota, mesmo a SW4 antiga tinha melhor condução que as Pajeros nas dunas. Depois comprei a Nova Hilux CD, uma alegria, mas não me adaptei muito a camionete, ai me ofereceram a Pajero Sport 2.5 AT, no primeiro passeio voltei de reboque, foram 4 km pra tirar o carro das dunas até uma estrada. Problemas que nunca passei com minhas Toyotas e um Troller que tive e como não ando em jipe clube, apenas só com minha família ou algum amigo em outro carro, foi minha sorte neste dia. Devolvi com 3 meses de uso e troquei na Full (por insistência do vendedor, que pegou minha Sport pelo preço que comprei), brinquei algumas vezes, a tração é ótima, mas na primeira forçada de motor ela esquentou. Disseram que era um problema isolado! Após 2 meses de espera me entregaram o carro, vendi e comprei uma Discovery 3, por ser mais potente que a SW4 Nova e ter mais eletrônica, só me arrependo da manutenção, por isso vou passar para patroa e comprar uma SW4. Andar nas dunas no conforto e na segurança não tem preço, mas pagar caro por um produto que só tem buniteza não dá.

Marcio R. Pompeu
(Arretado 4x4)

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br