
Pergunta:
Bom Sergio, antes de tudo, quero dizer que é uma honra trocar mensagem com você, já vi vários vídeos da tua viatura na net, sou fã de trilhas e como vivo no interior do Pará, não é nada difícil encontrar alguma, rsrsrsrsrs, mas vamos lá.
Tenho uma hillux 2.8 2001 que recentemente turbinei com um kit da spa e coloquei uma turbina biagio (não verifiquei a referencia), foi feito o serviço na bomba (aumento do débito, etc) e apenas o coletor foi trocado, o resto do escapamento não, gostaria de saber o que você fez na tua sr5 para andar tanto, gostaria de saber se foi o intercooler ou abriu ainda mais a bomba, ou o escapamento?? E qual a cavalagem aproximada da tua, quanto tu pega nela de final, etc., abraços....Thiago
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Grande Thiago,
Valeuzzz!!! Você mora perto da bagaceira!!! Se bem que está chovendo tanto aqui no NE que se entrar em algum canavial só sai na época da seca!!! Rssss
Vejamos:
Na minha Toyota Hilux SR5 instalei um kit turbo da IHI e intercooler (projeto meu), com isso ficou desenvolvendo cerca de 120cv, sem intercooler 104cv. Coisas importantes que tive que fazer: radiador de óleo para o óleo que sai da turbina. Redução da concentração de aditivo no radiador e segurar o pé pesado.Quando você intercoola o motor, pode aumentar a pressão da turbina e injetar mais diesel. Agora, é importante trocar o escapamento, coloque 2,5",melhorando o fluxo de saída e deixa o motor trabalhando mais aliviado.Esse motor turbinado não é para enfiar o pé constantemente, a relação de redução do diferencial é muito alta, de modo que se pisar fundo por muito tempo o motor esquenta, além de reduzir sua vida útil. Agora pisando fundo ela chega fácil aos 150km.
Sérgio Holanda
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Bom Sergio, antes de tudo, quero dizer que é uma honra trocar mensagem com você, já vi vários vídeos da tua viatura na net, sou fã de trilhas e como vivo no interior do Pará, não é nada difícil encontrar alguma, rsrsrsrsrs, mas vamos lá.
Tenho uma hillux 2.8 2001 que recentemente turbinei com um kit da spa e coloquei uma turbina biagio (não verifiquei a referencia), foi feito o serviço na bomba (aumento do débito, etc) e apenas o coletor foi trocado, o resto do escapamento não, gostaria de saber o que você fez na tua sr5 para andar tanto, gostaria de saber se foi o intercooler ou abriu ainda mais a bomba, ou o escapamento?? E qual a cavalagem aproximada da tua, quanto tu pega nela de final, etc., abraços....Thiago
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Grande Thiago,
Valeuzzz!!! Você mora perto da bagaceira!!! Se bem que está chovendo tanto aqui no NE que se entrar em algum canavial só sai na época da seca!!! Rssss
Vejamos:
Sérgio Holanda
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Pergunta 2:
Sergio Fiquei interessado em duas técnicas que você falou "radiador de óleo para o óleo que sai da turbina. Redução da concentração de aditivo no radiador", gostaria que você me falasse como posso instalar esse radiador de óleo, acho que ele é muito importante mesmo, pois vejo que o óleo que vem da turbina vem muito quente e quanto a retirar concentração de aditivo do radiador, não entendi muito bem, mas quanto a isso posso ficar tranqüilo, não to usando aditivo nenhum mesmo, rsrsrsrs, agora quanto a trocar o escapamento, já tava pensando nisso mesmo, agora me diz, tu ta trabalhando com qual pressão?
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Thiago,
Instalei um radiador de óleo embaixo da bateria, pegando ventilação frontal do veículo. O radiador pode ser qualquer um, desde que tenha tamanho razoável pra reduzir a temperatura, o meu 22cmx18cm. Utilizei um de maquina industrial em alumínio e com desenho em parafuso da parte interna dos tubos, aumento fluxo e velocidade do óleo. Peguei a saída de óleo da turbina e levei pro radiador e dele retornando para o cárter do motor. Lembre que é por gravidade, então a altura do radiador tem que ficar abaixo da turbina e ligeiramente acima do cárter.
Quanto ao aditivo, quanto mais aditivo menor é a capacidade da água de trocar calor, e assim a tendência fica maior do motor esquentar. Eu uso 10% pra evitar oxidação. Em veículos normais, sem preparação é recomendável utilizar 40% de aditivo e 60% de água destilada, ou bi-destilada.
A minha turbina deixei com 1,2kg, mas como tenho controle sobre o pé não abuso, além de ter o relógio de pressão da turbina bem à vista. O ideal é manter a pressão em 0,7kg. Podendo usufruir da turbina o tempo todo, no meu caso ando em cima de 110km/h em deslocamentos longos. Mas na hora que preciso acelerar em uma ultrapassagem a potência está a minha disposição. Agora, com essa pressão use intercooler, se não o motor vai pro espaço rápido.
Sérgio Holanda
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Pergunta 3:
Oh Sergio, obrigado pelas dicas, mas ainda tenho uma duvida, meu mecânico recomendou que eu descarborizasse o motor, claro que isso depois de intercoolar, segundo ele, apos abrir o motor para tirar as crostas que se formam com o passar do tempo (e dos kilometros), isso ajudaria a melhorar o rendimento do motor, que você acha???? O escapamento novo e o intercooler ja estão agendados. Thiago
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Thiago,
Vou pela máxima de que não devemos abrir um motor, sem que seja preciso, mas com certeza ele ficará com outro desempenho. Caso o faça coloque junta original e troque os parafusos do cabeçote por novos. Mas acredito que seu mecânico tenha falado sobre descarbonização feita com querosene, e outros produtos químicos disponíveis no mercado, além de retirar o cárter e a tampa de válvula e limpar tudo, inclusive o pescador e a tela no cárter. Essa é uma descarbonização mais simples e barata, que ajuda. Mas lembro de um amigo que desmontava todo o motor e limpava peça por peça, essa sim é a ideal.
Sérgio Holanda

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Thiago,

A minha turbina deixei com 1,2kg, mas como tenho controle sobre o pé não abuso, além de ter o relógio de pressão da turbina bem à vista. O ideal é manter a pressão em 0,7kg. Podendo usufruir da turbina o tempo todo, no meu caso ando em cima de 110km/h em deslocamentos longos. Mas na hora que preciso acelerar em uma ultrapassagem a potência está a minha disposição. Agora, com essa pressão use intercooler, se não o motor vai pro espaço rápido.
Sérgio Holanda
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Pergunta 3:

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Thiago,

Sérgio Holanda
2 comentários:
Meu nome é Mário
tenho uma hillux 2.8 que turbinei e agora quero colocar intercoller, achei suas informações no blog muito bacanas e gostaria de saber se vc pode me passar mais alguma dica sobre intercoller´s,
na foto me pareceu que vc mudou o filtro de ar para poder adaptar melhor, foi isso mesmo? o que posso usar?
Bom, tenho algumas dúvidas...
Olá Mario!
Vamos lá...
Isso, utilizei outro filtro de ar para poder adaptar aquele intercooler no capô, muito complicado é verdade, mas no meu caso como utilizo o veículo em trilhas pesadas não é bom coloca-lo na frente, mas se no seu caso não faz trilhas então te aconselho a utilizar um intercooler na frente do veículo...como alguns kits vendidos no mercado...o meu eu mesmo instalei, mas me tomou muito tempo!!!
Estou as ordens...pode perguntar.
Abrs,
Sérjão
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