Praia.
Dirigir na beira mar é extremamente prazeroso, seja pelo visual, pelo vento marítimo, pela liberdade ou por estar mais próximo a natureza. Mas conduzir pela praia exige certos cuidados, tanto para o veículo como para as pessoas.
Em muitos locais não é permitido conduzir pela praia, principalmente em locais onde existe concentração de pessoas. Em longos trechos do litoral brasileiro é possível rodar tranquilamente, respeitando os limites de segurança e principalmente tendo atenção redobrada em alguns trechos próximos a vilas e pequenas cidades, trechos estes aonde se conduz pela areia da praia, mas existem pessoas nas imediações, principalmente crianças. Atenção redobrada!!!
São raros os casos de acidentes, mas devemos lembrar que a praia não é território dos veículos e por isso nós temos que respeitar o espaço. Não correr, andar o mais lento possível quando estiver em local com pessoas. Lembrar que em algumas praias existem pequenas dunas e nunca se deve entrar nelas em velocidade, uma vez que pessoas podem estar banhando-se ao sol e estando deitadas a visualização fica ainda mais difícil o que pode provocar um acidente fatal.
- A principal dica é a segurança dos banhistas e freqüentadores da praia. Lembrando sempre que nós somos os intrusos e que muitos ficam irritados com a presença de veículos, a ponto de quererem provocar algum incidente, então toda calma e atenção ao rodar na praia.
- Ande sempre próximo a água, uma vez que o solo é mais duro, mas evite as partes molhadas e principalmente entrar na água salgada. Que além de provocar ferrugem na chapa danifica rolamentos e peças do veículo.
- Caso não conheça a região por onde irá trafegar e não possua experiência em condução na areia, use sempre o bom senso e ande em grupo, ou com pelo menos mais um veículo para poder facilitar o resgate em caso de necessidade.
- A maior parte das praias são cortadas por pequenos riachos, nunca atravesse sem antes fazê-lo a pé, avaliando o piso e a profundidade. Um vez atolado e com a maré subindo existe um grande risco de que a maré leve seu veículo, lembrando que o seguro não cobre este tipo de incidente.
- Alguns pisos de praia são formados por grandes concentrações de conchas, o que deixa o piso muito propicio a afundar, então manter uma velocidade média alta e andar de marcha de força se faz necessário para evitar que fique atolado.
- Trechos de praias próximos a rios e mangues é uma armadilha, uma vez que os pisos muitas vezes estão saturados de água, se liquefazendo com o peso do veículo, resultando em um atolamento. O ideal é sempre verificar o piso antes de colocar o veículo.
- Sempre que retornar de um passeio pela praia devesse lavar o carro com jato de água forte, retirando assim o salitre, que está nos respingos e na areia presente no passeio.
Dicas para sair de um atolador na praia.
Antes das dicas é preciso lembrar que ter um pouco de experiência é fundamental para se trafegar fora da estrada, então procure adquirir experiência andando em grupo primeiramente e de preferência com alguém que vá passando dicas. Outra coisa importante é ter sempre em seu veículo material de resgate, como cinta de reboque (pelo menos 10m), pá (pode ser uma média), engate para a cinta e um número de telefone de emergência.
Se perceber que seu veículo não está conseguindo sair de frente ou para trás, não force, quando mais forçar mais ele irá se enterrar. Principalmente se estiver na linha de maré, uma vez que sair dessa área é caso de urgência. Na maioria das vezes é possível sair sem muita dificuldade, bastando que se baixe a pressão dos pneus e coloque os demais ocupantes do veículo para ajudar a empurrar.
Atolado...
Baixar a pressão dos pneus é a primeira dica para auxiliar no desatolamento, uma vez que aumentasse a área de contato do pneu com o solo, mas cuidado para não baixar muito a pressão o que pode causar a saída do pneu da roda (destalonar). O ideal é ter um medidor de pressão no carro, custa barato e é útil para se deixar uma pressão segura, que seria na casa das 15 libras. Após retornar ao asfalto colocar a pressão original.
Se o passeio for por mais de um veículo coloca-se outro para puxar, às vezes se faz necessário algum puxão, mas devesse evitar esta pratica, uma vez que pode acarretar quebra de diferencial, ponta de eixo, transmissão e outros. O ideal é sempre usar um veículo mais pesado para puxar o mais leve, na falta utilizar mais de um veículo, ligando um a outro com cintas e fazendo um trem.
- não force principalmente se estiver em área onde o mar cobre ao subir a maré. Avalia a gravidade;
- murche os pneus, deixe-os o mais baixo possível, mas sem risco de detalonarem;
- se não colou o chassis não chão você sairá, mantenha a calma. Lembre sempre de levar uma pá, mas caso não tenhas use as mãos e cave um corredor para os pneus para frente ou para trás, avalie a melhor possibilidade;
- acione a marcha reduzida e sai meia embreagem, queime embreagem, mas é melhor do que perder o carro. Com meia embreagem vá se deslocando aos poucos, se não sair, faça a mesma coisa de ré, quando sentir que o veículo está ficando livre libere a embreagem e acelere até um local seguro.
- para auxiliar na saída coloque a frente dos pneus os tapetes do veículo, servirão com base. Caso estejam em uma praia com coqueiros palhas são bons acessórios para ajudar na criação de uma estrada pro veículo;
- caso seu veículo cole no chão, tente arrumar ajuda o mais rápido possível, enquanto alguém fica cavando por baixo;
Como último conselho, evite passear pela praia sozinho, principalmente se não conhece a região e não tem experiência neste tipo de condução.
Uma lista de equipamentos que sempre devemos ter em nosso carro, quando utilizamo-lo no off Road: pá, cintas de reboque, compressor de ar e um Hi-Lift.
Sérgio Holanda
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