sábado, 20 de março de 2010

Mundo 4x4... IRC

"Vamos ter que andar com muita precaução", afirma piloto baiano



Por causa das más condições do percurso do 30º Rally Argentina, que começa nesta sexta-feira (19), Daniel Oliveira aposta em uma prova com muitas quebras



Único brasileiro a disputar toda a temporada do Intercontinental Rally Challenge (IRC), o piloto baiano Daniel Oliveira, da equipe GDK/Stohl Racing, disputa neste final de semana (19 a 21 de março) o 30º Rally Argentina, prova válida como a terceira etapa da competição. Disputada na região de Córdoba (a 770 km de Buenos Aires), a prova também conta como a segunda rodada dos campeonatos sulamericano e argentino de rali de velocidade e reúne 49 carros.

Na manhã desta sexta-feira, o jovem piloto nascido em Salvador marcou o nono tempo no treino conhecido como shakedown, que serve para verificação dos componentes do carro. Ao lado do navegador espanhol Carlos Del Barrio, Oliveira pilota um Peugeot 207, da categoria Super 2000, com cerca de 300 cavalos de potência e tração nas quatro rodas.
Depois de percorrer, nos últimos dois dias, os 240,4 km previstos para a prova, durante os treinos de reconhecimento do trajeto, Oliveira pretende fazer uma corrida com muita cautela, apostando que muitos concorrentes terão problemas mecânicos. "A pista está bastante dura e destruída. A corrida será longa e, por isso, vamos ter que andar com muita precaução, porque para o carro quebrar não custa muito. Só hoje no shakedown foram cinco carros quebrados", afirmou o piloto da GDK/Stohl Racing, que ocupa a 10ª posição no campeonato, com os dois pontos conquistados na segunda etapa, em Curitiba.
Com 15 especiais previstas, a programação do 30º Rally Argentina prossegue nesta sexta-feira (19) com a disputa da primeira Super Especial (prólogo), a partir das 17 hs, no circuito urbano de 1.600 m montado em Villa Carlos Paz, onde os carros competirão dois a dois.

Neste sábado (20), o segundo dia de prova terá início com a especial entre Las Bajadas e Villa del Dique, seguindo através de Amboy e Santa Mônica, a clássica Santa Rosa e San Agustín, finalizando com o trecho de San Agustín a Villa General Belgrano. Depois de passarem pelo Parque de Serviços para manutenção dos carros, a jornada da tarde repetirá os trechos Las Bajadas/Villa del Dique, Amboy/Santa Mônica e Santa Rosa/San Agustín, completando 137,52 km de percurso.
No domingo (21), os carros abrirão o último dia da prova com duas tradicionais especiais: La Cumbre/Agua de Oro e Ascochinga/La Cumbre. Em seguida, eles partem para as etapas cronometradas entre Valle Hermoso/Casa Grande e Cosquin/Villa Allende - trechos que serão repetidos à tarde.

O encerramento da prova ocorrerá em Villa Carlos Paz, com a segunda Super Especial, novamente com dois carros ao mesmo tempo, no mesmo circuito urbano de 1.600 m. A partir das 17 hs, acontecerá a cerimônia de premiação, com o pódio montado às margens do Lago San Roque.

Classificação do Campeonato após duas etapas:

1º) Juho Hanninen 14

2º) Guy Wilks (GB) 11

3º) Mikko Hirvonen (FIN) e Kris Meeke (GB) 10

5º) Jan Kopecky (RCH) 09

6º) Bruno Magalhaes (POR) e Nicolas Vouilloz (FRA) 06

8º) Stéphane Sarrazin (FRA) 05

9º) Eduardo Scheer (BRA) 03

10º) Daniel Oliveira (BRA) 02


Calendário IRC 2010

19-23 janeiro - Rallye Automobile Monte-Carlo (MON)

04-06 março - Rally Internacional de Curitiba (BRA)

19-21 março - Rally Argentina

28 abril - 1º maio - Rally Islas Canarias (ESP)

04-06 junho - Rally d´Italia Sardegna (ITA)

28-26 junho - Geki Ypres Rally (BEL)

15-17 julho - Sata Rally Açores (POR)

05-07 agosto - Rali Vinho Madeira (POR)

27-19 agosto - Barum Czeh Rally Zlin (RCH)

23-25 setembro - Rallye Sanremo (ITA)

15-17 outubro - RAC MSA Rally of Scotland (GBR)

04-06 novembro - FxPro Cyprus Rally (CPR)

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br