quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Mundo 4x4... Rally Dakar 2011

Dakar 2011... Nada definido, ainda!


Nada está decidido ainda - o Dakar em 2011 na América do Sul ou em África? A decisão é difícil. Uma coisa é clara: a rota antiga para Dakar não pode mais ser, em primeiro lugar, porque o Budapeste "Bamako" foi recentemente e teve problemas com segurança (leia aqui).
.
Para a ASO é importante retornar para a África, deixaria muitos competidores, sua maioria feliz pela proximidade de seus países e deixariam de achar que a ASO está favorecendo a VW, que tem grande interesse em que permaneça na America do Sul, seu mercado mais importante. Pessoalmente acho isso uma besteira, já que a VW corre o Mundial de Cross Country pelo mundo inteiro, então para ela é bom Dakar aqui, mas não iria ser o fim do mundo se voltasse para a África. Com seus novos produtos, como a Amarok e a segunda geração do Touareg, a própria Europa é o grande mercado do Touareg e a África outro grande mercado para o Amarok.

O porta-voz da VW Motorsport Stefan Moser diz que nem de longe os espectadores europeus e africanos possuem a mesma empolgação e paixão que se encontra nos espectadores na América do Sul. Além disso, o ambiente na América do Sul não é hostil como na África, que no último Dakar foram cinco pára-brisas trocados por ação de vândalo no caminho, sem falar nos problemas de segurança com o terrorismo. Por que buscar por em risco as vidas dos participantes e equipes de apoio se é possível obter o mesmo, até maior, desafio off Road na região do Atacama e além ter espectadores apaixonados acompanhando o rally.

O que faz a ASO pensar em retornar para a África?

Ela pensa que assim terá mais participantes, em números como os antigos Dakar, uma vez que os custos são menores de logística para os participantes, tempo de preparação e custos de viagem bem menores. Em relação aos problemas de segurança o rally seria realizado notadamente nos países do norte africano, onde os governos apóiam o projeto, leiam-se benefícios financeiros, mas aqui na America do Sul a Argentina e Chile investem gordas quantias em dinheiro no projeto, claro! Têm retorno.
.
Mas por onde começar o rali?

Provavelmente Lisboa, mas logisticamente inviável, então existe a possibilidade de Zagreb, capital da Croácia, mas como existem grandes balsas da França, Itália e Espanha para a Tunísia, então existem outras cidades nessa disputa.

Etienne Lavigne enfrenta um grande dilema: "É uma decisão difícil. Temos de pesar cuidadosamente os interesses dos participantes, os países e patrocinadores, mas também a opinião dos fãs. Ambos os locais são perfeitos para um Rally Dakar." Um elogio especial para a América do Sul, que ele tem, no entanto: "Pelo menos em termos de uma organização de acolhimento em África não pode competir com a América do Sul".

A revista Argentina “Corsa Online” afirma que 95% de chances que o Dakar seja novamente na América do Sul. Será verdade? Segundo a ASO são 50/50 as chances.

Está prevista uma reunião agora esta semana entre a ASO e os Argentinos e Chilenos, mas também reuniões estão agendadas com a Tunísia, Líbia e Egito, além de Monte Carlo (Mônaco), que ofereceu estrutura para a largada, mas não dinheiro para a organização.

Segundo informações não oficias a Argentina está oferecendo 4 milhões de Euros e o Chile em torno disso também, além de fontes informarem que a própria VW também entraria com dinheiro para a ASO. A revista argentina chegou a dizer que a VW se retiraria do Dakar se este voltasse para a África, pessoalmente duvido muito, é certo que faça um grande lobby contrario ao retorno, mas sair do Dakar, muito improvável, talvez o jornalista argentino esteja especulando muito! Certamente.

Segundo um jornal Francês, especializado em esportes, a ASO estaria recebendo uma boa quantia em dinheiro para permanecer na América do Sul, inclusive de um grupo interessado em sua permanência e com isso as inscrições para o rally de 2011 seriam gratuitas, bancadas por este grupo, melhorando o orçamento das possíveis equipes participantes. Seja verdade ou boato o governo Francês acreditou e está pressionando a ASO para o retorno do Dakar a África e essa pressão pode ser em alguns milhões de Euros!!!

Mais um ano de especulações e fofocas, mas no final será escolhido o local para a realização do maior rally do mundo: DAKAR e certamente os grandes nomes estarão lá, seja na América do Sul, seja na África, seja na Austrália, olha um idéia boa!!!

Uma coisa é certa, este mês está sendo de conversações entre a ASO e os possíveis países que poderão receber o Dakar 2011 e certamente em Março deveremos ter uma definição!

Leia uma matéria bem interessante que escrevi aqui no blog sobre o Dakar 2011 e tire suas conclusões, mesmo que elas não interfiram na decisão da ASO, mas quem sabe um abaixo assinado aparece por ai e você, apaixonado pelo Dakar já tem sua decisão! Veja a matéria aqui.



Sérgio Holanda

Um comentário:

  1. Em 2009 estava na largada do Dakar na Argentina, posso afirmar que é um grande show e como apaixonado pelo sport sempre estarei presente. Este ano não pude ir na largada, mas estava presente na chegada. Não acredito que em outro lugar exista um povo tão caloroso como o nosso da américa do sul. Que o dakar fique aqui por muito anos.

    D´Luca

    ResponderExcluir