segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O grande vencedor do Dakar TOUAREG!


Touareg segundo o chefe: “...o mais confiável e rápido veículo de Rally Cross Country que existe"


É verdade, o Touareg é o que existe de mais moderno no mundo do rally cross country, um projeto bem resolvido e cuidado por 160 mãos de engenheiros, técnicos e ajudantes que fazem do team Race Touareg o mais completo do mundo.

Quando estreou em competições em 2004 o Race Touareg introduziu conceitos e tecnologias que, ao lado de um programa constante de desenvolvimento, garante os resultados de hoje. Foram 112 vitórias em um total de 214 especiais disputadas na África, na Argentina, no Brasil, no Chile, no Kazaquistão, enfim, por todos os lugares onde foram disputadas provas de Cross Country. Se contarmos apenas o Dakar são 35 vitórias em especiais.

Para suportar uma maratona como um rally cross country, ainda mais um Dakar, um veículo não tem de ser apenas potente precisa ser acima de tudo confiável e resistente e este é principal motivo dos Touaregs serem atualmente os Reis do mundo cross country. Nem sempre motor grande e potente é sinônimo de vitória, a própria VW sabe disso, uma vez que os primeiros Touareg possuíam um motor diesel V10 de quase 600cv e que na versão Touareg2 foi literalmente cortado ao meio, ficando um 5 cilindros com cerca de 300cv e muita resistência.

O Touareg não é um grande velocista final, no máximo pode chegar a 200km/h, mas é um veículo rápido e que consegue trabalhar pro longas horas e muitas centenas de quilômetros a uma velocidade média alta sem gerar nenhuma perda de potência ou conseqüências negativas para o potente e bem projetado propulsor TDI.

Ficha Técnica do Race Touareg 2

Motor

- Arquitetura Motor Diesel TDI de 5 cilindros em linha, turbo de dois estágios com intercooler, montado longitudinalmente atrás do eixo dianteiro.

- Cilindrada: 2,500 cc

- Potência aproximada: 220 kW (300 hp)

- Torque acima de 600 Nm (58,8 kgf.m)- Restritor de Ar: 38 mm (Regulamento FIA/ASO)

- Eletrônica do Motor Bosch

Tração

- Câmbio Sequencial de 5 velocidades montado longitudinalmente

- Transmissão Tração integral (4x4) permanente com três diferenciais mecânicos com travamento viscoso selecionável.

- Embreagem de Cerâmica com platô triplo e atuação hidráulica

Chassis

- Eixo Dianteiro e Traseiro Duplo triângulo com dois conjuntos mola/amortecedor por roda.
- Amplitide da Suspensão 250 mm, segundo o regulamento- Direção Pinhão e cremalheira assistida eletricamente power

- Assisted- Freios a disco ventilado nas 4 rodas (320mm)

- Pinças de Alumínio com seis pistões de acionamento na dianteira e quatro na traseira

-Rodas size: 7 x 16 inches

- Pneus BFGoodrich "All Terrain" 235-85/16

Carroceria

- Carroceria de fibra de vidro(30kg)

- Tubular em aço com carroceria de fibra de carbono.

- Duas portas

Dimensões e Pesos

- Comprimento/largura/altura 4,171/1,996/1,762 mm

- Bitola 1,750 mm dianteira/traseira

- Distância entre-eixos 2,820 mm- Peso Mínimo 1,787.5 kg

Performance
- Aceleração 0-100 km/h em 6.1 segundos (no asfalto)

- Velocidade Máxima: melhor marca 196km/h

Curiosidades

- 5000 peças - fora o motor - compõe o Race Touareg 2
- 132 sensores que fornecem aos engenheiros todas as informações sobre temperaturas, pressões velocidades e movimentos mecânicos
- O ar condicionado é capaz de abaixar a temperatura interna em até 10 graus centígrados. Deixando a cabine em confortáveis 30º
- A tecnologia do motor TDI começou a ser desenvolvida em 1978 e já venceu o Dakar, as 24 Horas de Le Mans e o Campeonato de Turismo da FIA

Sérgio Holanda


Touareg:
The best vehicle in the world for the most difficult places to reach... The Podium!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário