
O Toyota RAV4 recebeu para 2010, um facelift. Além das mudanças visuais e equipamentos melhorou, há o D-4D diesel que está agora disponível com uma transmissão automática. Que antes somente mecânica.
Após 15 anos do primeiro RAV4, e oito anos após o primeiro Diesel no SUV compacto, existe agora um pacote especial sob medida para clientes europeus.
O facelift do modelo 2009 com motor diesel, além da transmissão AT possui alguns itens revistos como: Queda mais discreta opticamente; Nova lente clara lanternas, piscas nos retrovisores exteriores, um par de acabamentos cromados, spoiler; Novas cores dentro e fora; Transmissão CVT stepless; Volante multifunções.

D-4D de 150cv, o modelo a gasolina desenvolve 177cv, ideal para os que gostam de viajar com mais velocidade, mas o modelo diesel além de possuir um torque superior tem como seu principal atrativo a economia em relação ao modelo a gasolina. Para os querem mais pegada o modelo mecânico é mais indicado, já que este AT não é dos mais modernos feitos pela Toyota, falta um bloqueio no conversor de torque e seis velocidades para deixar o veículo mais solto em grandes estradas como as Alemãs.
Aliás, esta pequena falha é vista também no modelo gasolina AT. O que mostra que a Toyota preferiu reduzir os custos para melhorar o preço junto aos concorrentes. Será que é valido? Resta saber se virá para o Brasil.
Sérgio Holanda
2 comentários:
Sergio, possuo uma RAV4 2010 e vejo com muito bons olhos a utilização por aqui de um câmbio mais moderno, como o CVT que já conheço. É sabido que a Toyota detém o controle de uma das maiores fábricas de câmbios automáticos do mundo, e nem por isso, pelo menos nos modelos que comercializa no Brasil, ela adota um câmbio mais amigável. Além da economia de escala, a que outros fatores você atribuiria esse comportamento da Toyota?
Qual a sua opinião sobre o resultado da utilização do CVT stepless no X-Trail, que a Nissan resolveu descontinuar no Brasil?
olá Henrique.
A Toyota utiliza bons câmbios ATs e alguns modelos vendidos lá fora vêm com a ultima palavra em câmbios. O CVT é um câmbio muito bom, na verdade é um grande câmbio, mas para uso mais intenso, principalmente em um 4x4 ele ainda não foi 100% aprovado, uma vez que existe a possibilidade de ‘patinar’ a correia do sistema e aquecer quando muito requisitado. Sua RAV, vendida aqui, ainda não utiliza a ultima geração de câmbio AT que algumas RAV4 utilizam lá fora... Ai é uma questão de mercado para a Toyota, viria com preço mais alto. Além disso, acredito que ela tenderá a desovar seus câmbios modelos antigos até poder entregar as novas unidades em todos os veículos produzidos. Na minha opinião acredito que a Toyota deixa a desejar em nosso mercado, nos entregas um punhado de modelos e mesmo estes com uma gama pequena de opções.
Primeiramente acho um absurdo a Nissan ter retirado do nosso mercado sua linha SUV. O Câmbio da Xtrail é totalmente eletrônico e por isso não permite derrapagem e com isso perda de torque. Pesquisando lá fora li alguns comentários negativos quando forçado o sistema, mas de maneira geral é muito bom o resultado. Como não tive a oportunidade de andar em uma Xtrail com sistema CVT e utilizar em off road não tenho como passar uma opinião formada.
Abrs,
Sérgio
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