sábado, 12 de setembro de 2009

Novidade 4x4... BMW X5 Diesel


O que é o BMW X5 xDrive35d?

Em um mundo dividido entre motores de ciclo Otto e dos motores Diesel, atualmente tão macios quanto os motores a gasolina. A BMW resolveu equipar o consagrado X5, com seus motores V6 e V8 de grande potência, com um motor diesel com sua grande característica de grande torque em baixas rotações.

Twin turbo variável, 24-válvula, 3,0 l em linha, seis cilindros stepless variável e Double VANOS que entregam 265 cavalos de potência e um torque de 59kgfm a apenas 1.750 rpm, que chega a 70kgfm quando requisitado! O motor é silencioso, para ser um diesel, aliás mal se percebe, segundo os que testaram o modelo, ao contrário, o som é agradável de se escutar, principalmente quando acelerado ao limite do pedal.



O sistema de reaproveitamento do fluxo de escape para motores diesel (DEF) é pulverizado no fluxo dos gases de escape antes de entrar no catalisador, a partir daí, a mistura limpa é convertido em azoto e vapor de água antes de sair do tubo de escape. O xDrive35d é aprovado para venda em qualquer país de norma rígida anti-poluição.

O moderno câmbio automático é de seis velocidades, o X5 não parece precisar dele, mesmo quando escalando subidas íngremes em rodovias o motor diesel raramente precisa do câmbio. Na verdade a impressão é de estar dirigindo um verdadeiro esportivo. Esta é a impressão dos que testaram a maquina em longas estradas.

Outra grande vantagem do diesel, além da força exuberante, é o fato de ser econômico e deixar o veículo com grande autonomia, assustando aos que olhavam o computador de bordo e eram informados que o tinham pela frente mais de 1000 km de estradas sem precisar parar para abastecer, levando-se em conta que a capacidade do tanque é a mesmo do modelo a gasolina, já conhecido pelos que realizaram o teste. Levando em conta de que o X5 pesa mais de 2,5t e tração 4x4 integral.



Esta vantagem de autonomia me lembra quando um grande corredor do Dakar, responsável atualmente por mais de 80 profissionais entre pilotos equipe de apoio, comprou seu primeiro veículo 4x4 para participar do Dakar na década de 80, um Land Rover V8 a gasolina e no seu segundo estava de posse de um motor diesel de 4 cilindros que produzia metade da potência, mas torque maior e o dobro da autonomia. Encontrou o motor ideal para realizar grandes rallys.


Rudolph Diesel deve estar contente com o desenvolvimento de sua invenção e que venham mais e mais motores diesel para um mundo off Road melhor!

Sérgio Holanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário