quarta-feira, 15 de julho de 2009

RALLY... PIKES PEAK

PIKES PEAK - COLORADO SPRINGS USA

Está chegando a data da segunda mais antiga corrida automobilística da América e uma das mais famosas do mundo. Uma tradição em Colorado Springs, conhecida como Pikes Peak, que desde 1916 vem trazendo competidores com o desafio de chegar nas nuvens o mais rápido possível, se tornando o mais rápido e o melhor piloto do mundo. O Rei da Montanha!

Próximo domingo dia 19 será a corrida de numero 87, a Pikes Peak 2009. O evento começa dia 17 com uma grande festa, Fan Fest, em Colorado Springs, como exibições de motojumps, muita cerveja, comida, bandas, Djs e as Garotas do Denver Bronco Cheerleaders, que fazem o maior sucesso nos eventos americanos, esperando mais de 35 mil espectadores.

A corrida tem um percurso de 12,42 milhas, ou 19,31 km, com 156 curvas. A corrida começa a 2.862 metros de altitude e vai até 4.300 metros acima do mar, por isso é conhecida como “Corrida às Nuvens”. Devido à inclinação e oxigenação os veículos são extremamente preparados para estas condições e a potencia sempre elevada, com motores de 800 a 1000cv. Além dos motores perderem em média 30% de sua potência na subida os pilotos perdem reflexo e sofrem pressão extra em sua musculatura, exigindo assim um grande preparo físico.

A corrida é realizada em 11 categorias e aproximadamente 200 competidores, indo de motos, quadris, caminhões e automóveis. Porém são os veículos 4x4 e super preparados que dão a grande emoção nesta corrida, uma vez que o recorde mundial é de 10m01.408s, estabelecido em 2007 em um Suzuki SX4 Hillclimb Special (mais de 1000cv biturbo e 102kgfm), sendo 5s mais rápido que o famoso Toyota (1000cv) de Rod Millien que em 1994 marcou o recorde da estrada, que é parte asfaltada e parte piçarro e promove incríveis derrapagens e exige dos pilotos grande controle de drifing.

Não é uma corrida para qualquer competidor, além das exigências de histórico como competidor, ou seja, experiência comprovada em rallys internacionais e outros, o valor da taxa de inscrição é de U$S 2.950,00 (Caminhões), U$S 1700,00 (Carros) e U$S 850,00 (motos e quadri), + U$S 300,00 por pessoa extra no veículo, já que existe categoria onde se pode levar um navegador. O custo para poder usar a pista nos 4 dias anteriores para testar o veículo e condicionar o piloto é de U$S 22.500,00 pelos 4 dias e U$S 7.000,00 por dia, casa não queira os 4 dias. A prova pode ser cancelada por problemas meteorológicos e os competidores devem aguardar a liberação da estrada para fazer a corrida.

Participar da Pikes Peak é acima de tudo poder correr a mais famosa e como dizem os competidores a mais “raçuda” corrida do mundo. Onde os competidores estão dispostos a gastar centenas de milhares de dólares, meses de preparação e arriscar suas vidas em busca de se tornar o Rei da Montanha! Claro que para os grandes corredores não basta vencer em suas categorias mais acima de tudo bater o recorde de tempo, este sim é o maior desafio para os competidores extremos. Extremos em braço e em patrocínios para bancar esta grandiosa vitória.

A Pikes Peak é acima de tudo um grande palco de desenvolvimento para algumas empresas, como a Audi, que colocou em teste o seu famoso veículo Audi Quattro, vencedor em 1984 e 1985, quebrando recordes na época e mostrando a grande capacidade do seu sistema de tração torsen. Além da Audi, várias utilizaram e utilizam o rally para desenvolver seus veículos, como a Volkswagen, Ford, Subaru e outras grande empresas automobilísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário