
Esta semana foi vista a Nova Toyota Land Cruiser Prado 2010, com algumas modificações externas, em um veículo que mudou muito pouco desde final de 2002, a versão Prado da famosa série Land Cruiser da Toyota, que é ícone de resistência, durabilidade, conforto e segurança no uso 4x4.
Com modificações que parecem um tunnig, segundo informações lembra um pouco o Q5 da Audi. A Prado estará disponível em um lançamento simultâneo internacional, com isso a Toyota deve trazer já em 2010 para o Brasil este novo modelo. Os faróis lembram o do Novo Corolla, as lanternas traseiras são bastante protuberantes e a ausência do pneu na tampa do porta malas não quer dizer necessariamente que será assim o modelo trazido para o Brasil. Quem conhece os modelos Prados da Toyota sabe que existem dois modelos, um com pneu sobressalente na tampa do porta malas e outro modelo com pneu na parte de baixo do veículo com nas SW4. O novo visual é uma mistura do modelo Prado 2009 e a Van Toyota Innova dando um resultado bem harmonioso entre os dois modelos. Se bem que gosto é algo particular, onde para uns fica bonito, para outros e a destruição de algo belo.
Como a Toyota ainda não confirmou oficialmente o novo modelo, inclusive as fotos que estão na internet não são confirmadas pela fabrica com autenticas. Não existe relação de modificações internas e motorização, restando aos que conhecem o modelo supor algumas modificações. Acredito que para o mercado brasileiro a Nova Land Cruiser Prado deverá vir com poucas modificações internas, provavelmente na mesma linha da Prado vendida atualmente com itens como: cortina de airbag, teto solar, ABS, EBD, BAS, LSD e diversos outros itens já inclusos na versão VX.
O Brasil a partir de 1 de outubro de 2009 entra na norma Euro V, com isso o motor atual da Prado o 1KZT-E com sistema de bomba de injeção eletrônica que produz 131CV e 35Kgf estará fora dos padrões de emissão e deverá vir com o motor D4D Common Rail 1KD-FTV, que produz 173CV e 42kgf , que já equipa a Prado na Europa desde 2002 modelo 2003 e equipa a família Hilux no Brasil desde 2005. Na verdade já era para a Prado vir com o motor D4D, uma vez que o 1KZT-E, não atende a Norma Euro IV, que está em vigor desde 2007. A Toyota do Brasil deve ter conseguido alguma brecha na lei para manter a motorização antiga, porém esta já fica muito longe da Norma Euro V. Portando é quase certeza que o motor D4D 1KD-FTV venha equipando a Prado 2010 e que também venha com o câmbio AT de 5 velocidades eletrônico de última geração.
O mais importante desse novo visual da Land Cruiser Prado, é que independente de como irá ficar, a Toyota mantenha o padrão de qualidade e resistência deste veículo. Que fez fama entre muitos de seus proprietários pela capacidade off Road x durabilidade x conforto, fazendo da Prado mais um grande veículo da família Land Cruiser que detém o apelido de “King of Desert” não por acaso. Como podemos observar nos links a seguir.




Vídeo 1 http://www.youtube.com/watch?v=vn3rx0heeTY&feature=channel_page
Vídeo 2 http://www.youtube.com/watch?v=lyl7ytk1YIw&feature=related
Video 3 http://www.youtube.com/watch?v=4xlpqCQL224
Sérgio Holanda
Sem dúvida, esse carro que já era meu sonho de consumo, ficou muito mais bonito com o modelo 2010. Um dia ainda ganho na loteria e aí.....
ResponderExcluir