quinta-feira, 2 de julho de 2009

Correio Técnico...

Motor com mais de 100 mil km e uso de óleo 25W60.

Pergunta:

"Olá Serjão, gostaria de saber se o óleo lubrificante para motores a > gasolina (meu caso) acima de 100 mil km (meu caso) recentemente > coloquei o castrol sl 25w60 achei q ficou bom, porem mtr preso.....André"

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Caro André,

Enviei sua pergunta para o Daniel Shimomoto, conhecedor do assunto e responsável pelas matérias no correio técnico sobre lubirficantes.

Sérgio Holanda

Comentários:

André;

De uns tempos para cá começaram mesmo a aparecer esses produtos para motores com alta quilometragem. Acho que o mais conhecido mesmo é o Castrol Alta Quilometragem, dada a elevada viscosidade do produto (SAE 25W60). Esses produtos partem do pressuposto que, um lubrificante de viscosidade normal pode ser insuficiente para prover a devida lubrificação do motor quando este apresenta um determinado desgaste. os fabricantes adicionam aditivos que procuram minimizar (segundo eles) vazamentos internos e externos, uma maior carga de detergentes (para inibir a formação de borra - não se esqueça: óleo queimado deixa resíduos no cabeçote, válvulas, etc.), além da viscosidade maior, com o intuito de ser mais "grosso", o que acaba representando uma camada de película lubrificante maior (e numa fluidez menor, em contrapartida...) considerando que um motor cansado apresenta folgas como um todo maiores que a de um motor "novo". Antigamente para motor cansado era o velho "óleo 40" que fazia as vezes.

Veja, tudo que aqui mencionei são aspectos do ponto de vista puramente teórico. E faz todo o sentido, entretanto temos que considerar que cada motor, tipo de uso e (principalmente) cuidados despendidos, variam muito.

Na prática já ouvi que esses produtos fizeram verdadeiros milagres em motores já cansados, mas por outro lado, também já escutei que não fizeram a mínima diferença. Como experiência pessoal, tenho duas, com dois carros diferentes, de modelos iguais, mas motores diferentes e resultados distintos. Quando comprei o motor 1600 para o meu Fusca, como ele veio de uma Kombi desmanchada e vendida num leilão, o motor já estava bem cansado e bebendo um óleo danado, experimentei o mesmo Castrol Alta quilometragem, SAE 25W60. No começo ele até foi bem, reduziu o consumo, mas dado o elevado desgaste do motor, não deu para se ter um parâmetro.

O outro caso era o Fusca de uma senhora, parente minha (e morando na mesma cidade). 1983 a gasolina, motor 1300, sabe lá Deus quantos mil quilômetros, e que jogava óleo para todos os lados, além de fumar demais quando ligava, além de bater mancal (o famoso barulhinho de que está "moendo tudo" por dentro). Um dia ela me pediu se eu podia fazer um acompanhamento do carro, pois ela não entendia nada e eu fiquei um final de semana com o carro. E até ela vender acompanhei a manutenção como se fosse meu carro. Entre outras providências, coloquei o mesmo Castrol Alta Quilometragem. Percebi algo extremamente curioso: Logo após a troca, o motor simplesmente parava de queimar óleo na primeira partida do dia! E assim ficava por vários dias... Depois, voltava tudo de novo. Entretanto a bateção de mancal logo na primeira partida do dia, isso atenuava bastante. E quando ela começava a voltar, era o momento de trocar o óleo...

Você deve estar se perguntando: O que eu faria no seu lugar?

Primeiramente analisaria a situação: Não necessariamente 100 mil quilômetros representa muita coisa para um motor! Depende do uso: Carros que viajam muito atingem facilmente essa quilometragem e muitas vezes (se a manutenção for feita a contento) com um desgaste menor do que outro com 60 mil, por exemplo, que só ande na cidade e com manutenção meio de qualquer jeito!

Se o seu veículo tem o habito de "abaixar óleo" mais que o normal (fala-se , em alguns modelos, em até 1L a cada 1000 km, mas especificamente cada motor é um) e costuma fazer ruídos estranhos na primeira partida (lembre-se: não confundir ruído de bater mancal com barulho de tucho hidráulico descarregado - tucho faz um tec-tec-tec e depois pára), eu colocaria o produto acima citado.

Se não for este o caso, eu permaneceria no produto lubrificante com a especificação recomendada, que você vinha usando até então. Mesmo que o veículo tenha mais de 100 mil km. Para auxiliar seu motor com essa quilometragem utilize um aditivo tipo Bardhal.

Lembre-se: Óleo grosso em motor cansado é apenas paliativo antes de um serviço mais sério de retífica de motor. Não soluciona nada. Apenas pode, em alguns casos, jogar o problema para frente!

Um grande Abraço,
Daniel Shimomoto

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