
SW 4 Apimentada!!!
Caro Sérgio Holanda.
Estava lendo o correio técnico sobre a SRV do Marlucio, você havia indicado algumas mudanças para um melhor desempenho por isso acho que você pode me ajudar. Possuo uma Toyota Hilux SW4 1998, ela está com 150mil km rodados, utilizo relativamente pouco, mas mudei recentemente para próximo a praia do Cassino, não sei se conheces. Com isso estou fazendo alguns passeios nas praias da região e sinto falta de potência na areia, principalmente quando ando no carro de um amigo, uma Ranger 3.0. Como esta SW4 é meu segundo veículo gostaria de aumentar um pouco sua potência para poder desenvolver melhor na areia. O que você sugere? Quais as implicações negativas? Que outras modificações poderia fazer para melhorar o desempenho na areia? Qual a melhor forma de se andar na areia e dunas? Desculpe tantas perguntas, mas estou iniciando neste mundo 4x4, até então minha SW4 nunca tinha visto terra, somente asfalto de São Paulo e mesmo assim nos finais de semana.
Abraço,
Felix C. Ribeiro
------------------------------------------------------
Caro Felix,
Primeiramente vamos tratar do assunto SW4, uma vez que posteriormente teremos material sobre como conduzir em diversos tipos de solos, entre eles Areia e Dunas. Sua SW4 está nova, se foram feitas todas as revisões, deve estar ainda amaciando. Sobre a praia do Cassino, conheço sim, em 2004 fui do Chuí até Tramandaí pela praia, simplesmente um visual fantástico.
A potencialização do motor da SW4 98 é relativamente simples, isso para uma "
mexida" mais suave, pois existem diversas formas de repotencializar seu motor 1kzt, por isso, irei relacionar algumas possibilidades.

Fase 1 – Bomba injetora: O aumento do débito de diesel no motor irá dar maior fôlego e um aumento significativo de potência, melhora na aceleração, retomada e final. Este procedimento deve ser feito por um bombista profissional e podemos obter varias regulagens e com isso resultados diferentes. À medida que vai regulando se testa o veículo e vê a melhor resposta. Inconvenientes: maior consumo de combustível, maior poluição, se não regulado corretamente pode prejudicar o motor ao longo do tempo. Dependendo da regulagem obtemos em torno de 8CV.

Fase 2 – Bomba Injetora (fase 1) + Filtro de ar esportivo. Com o filtro de ar esportivo o motor irá respirar melhor, maior fluxo de ar. O simples fato de se instalar o filtro de ar já melhora o rendimento do motor, com a mexida na bomba injetora mais ainda. Resultado na ordem de 12CV.

Fase 3 – Fase 1 + Fase 2 + Intercooler. Intercooler é um radiador de ar, que esfria o ar que sai da turbina e é injetado na câmara de combustão. Quando esfriamos este ar melhoramos a queima, uma vez que o ar quente expande e evita uma melhor mistura de combustível + ar. Com o ar frio teremos uma grande melhora na combustão, admitindo mais combustível. Quando se coloca o intercooler é possível aumentar a pressão da turbina sem prejudicar o motor. Esta preparação pode dar em torno de 25CV ou mais.

Poderia enumerar outras preparações, mas estas são as básicas que não irão prejudicar a vida útil de seu motor. Contudo é possível conseguir deixar este motor tranquilamente com mais de 200CV, original possui 115CV, trocando a turbina, bicos e outras preparações. Resta saber se realmente se faz necessário. Por experiência própria nestes motores uma configuração com a Fase 3, dará um grande desempenho, até melhor que a Ranger, uma vez que a SUV tem melhor distribuição de peso, o que acarreta melhor desempenho off Road que uma pick-up. Além disso, o motor Toyota é extremamente elástico. Outras preparações irão reduzir a vida útil de seu motor e terão custos elevados.

Felix, posteriormente falarei sobre condução na areia e dunas, mas posso responder de imediato sua outra pergunta sobre melhora no desempenho em condução em areia e duna. A escolha do pneu mais adequado e uma suspensão de melhor desempenho farão uma grande diferença na condução off Road. Como exemplo após colocar um kit completo de suspensão da Australiana IRONMAN, passei a andar na areia de 4x2 onde antes só andava em 4x4, isso acontece pelo fato de que a nova suspensão mantém as rodas o tempo inteiro em contato com o solo, evitando assim perda de tração, além de maior estabilidade e conseqüentemente segurança. Os pneus devem ter um desenho da banda de rodagem adequada para areia, quando muito agressivos, como os MUDs, além de forçarem bastante o motor tendem a cavar, prejudicando o deslocamento. Pneus de asfalto impedem uma tração mais adequada para as necessidades, de modo que pneus modelos ATs seriam os mais indicados em termos gerais.
Abraço,
Sérjão
Um comentário:
Grande Sergio! Vejo muito seus post no 4x4off road. Recentemente vim morar em BH, cerca de 2300km de minha cidade natal (Teresina/PI) e vim com minha hilux 3.0 2003 td SRV. Trabalho viajando aqui em Minas (não frequentemente) e a muito tempo semeio a possibilidade de instalar um kit intercooler. Dizem que o da ranger é bom, e tem um preço legal. Mas como seria a instalação desse mesmo intercooler? (mangueiras, abraçadeiras...) Quero dar mais folego na minha pickup. Se puder me ajudar brother, ficaria grato! Abraço.
Postar um comentário